O FRUTO PERMANENTE - PARTE 5
O que fazer para ser o fruto no Reino? Entender que se amarmos ao Senhor, seremos convictos do chamado, passando assim, a andar como discípulo disciplinado e com a essência do Espírito Santo, impregnada em nosso caráter.
Já entendemos o chamado, e devemos entender que é um privilegio o servir a Cristo. Jo 15:16.
16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso FRUTO permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.
A a mente e o conteúdo de Jesus no texto é que Ele nos escolheu, e nos mandou dar o fruto. Por isso, note que um fruto permanente não se alimenta dele mesmo. A lógica diz que o fruto não come a si mesmo, o fruto é comido. O fruto não se autoalimenta, ele é para alimentar a outros. Quando vemos o fruto, não dizemos: “coma a si mesmo”. Não!!! Dizemos: “Vamos comê-lo”, pois está bonito e desejavel!
Agora, para que o fruto seja desejável, e para que você queira o fruto, depende da seiva, da unção. Sim! Porque eu e você respondemos pela unção da qual bebemos. Por isso, assim como um fruto permanente não se alimenta dele mesmo, você não se alimenta de si mesmo.
Certa vez, vi um homem dando um testemunho e ele disse: - Eu era bebado, um viciado e um prostituto. Ou seja, o testemunho dizia que aquele homem tinha uma vida de prostituição, vivia no mundo das drogas e quando entregou a sua vida a Jesus, ele disse que saiu de tudo isso sozinho. Na hora, eu pensei: - É mentira! Ninguém tem força para sair de um vale sem Jesus. Para sair de um vale precisamos de ajuda. Sl 23:4.
4 Ainda que eu ande pelo vale da sobra da morte, não temerei mau algum, pois tu estais comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam.
A questão é que existem pessoas se autoproclamando, autodiscipulando, autolibertando, mas isso é mentira! Você não sai de um problema sozinho, pelo contrário, só se afunda, você precisa de ajuda, precisa de socorro! Por isso, um fruto permanente não se alimenta dele mesmo, em tudo depende da seiva.
Existem frutos saudáveis e frutos adoecidos que estão na mesma árvore! Infelizmente, o fruto saudável não tem defesa suficiente para curar o fruto adoecido, mas o fruto adoecido tem poder para contaminar todos os frutos saudáveis.
Se estamos na mesma árvore, poderíamos todos ter uma mesma defesa, pois temos nos alimentado da mesma seiva. Como em uma mesma árvore podemos ter frutos saudáveis e adoecidos? - Apóstolo, como assim? Frutos adoecidos?
Quem já cortou uma manga que estava linda por fora e podre por dentro? Isso com certeza até lhe deixou chateado né? Por fora uma coisa, por dentro outra. E lendo, eu descobri que quando parte do fruto está adoecido, tudo nele está adoecido. Por que? Porque a bactéria já correu por todas as veias; observação: Isso é dito pelos agrônomos.
Portanto, não adianta querer dar um jeitinho e comer só metade, por exemplo: a metade de uma banana. Por que? Porque o fato de a outra parte já estar tembém preta, é porque todo o fruto, já está contaminado. Se você olhar com um microscópio, verá! É só você entrar na internet e pesquisar sobre as bactérias que lá estão.
Muitos contraíram a Erwinia, (A Erwinia é uma bactéria gram (-) uma bactéria sutil que, aparentemente, não compromete o fruto e, apesar de por fora o fruto ter uma aparência saudável, a bactéria já o fez apodrecer por dentro ou já contaminou. Por isso, entenda, até podemos fazer uma comparação na casa de Deus, mas, quando a bactéria entra no fruto, ela contamina-o por inteiro. Pior, muita gente não só adoece, como também vai a óbito. Por que?Porque comeu de um fruto podre.
Estudando, podemos aprender que essa bactéria se instala no organismo, e vai migrando para a flora intestinal, e começa a paralisar as defesas do corpo, e depois de dias a pessoa adoece e nem percebe que foi por causa do fruto.
Veja que comapação tremenda Jesus nos deixou sobre sermos um fruto permanente.
Por vezes, em nossa caminhada, por causa de nossa pressa, temos o desejo de comer alguns frutos adoecidos,(ouvir ministrações de qualquer um, esquendo-nos que Deus nos disse para ouvir a voz do nosso pastor, e assim por diante).
Precisamos ter a consciência de que os frutos adoecidos, portam uma bactéria que não mata apenas coisas, mas pode também matar pessoas.
O que Jesus estava dizendo é isso: “Você tem que ser um fruto permanente em mim, com os princípios já deixados em vocês"! Por isso, para permanecer em Deus, não podemos nos contaminar com frutos adoecidos.
Nós não podemos nos alimentar dos frutos adoecidos, pois eles podem sim, nos levar ao óbito.
Eu tinha o costume de comer goiaba e, se ela estivesse meio podre, com bichinhos, eu jogava a parte podre fora e comia o resto. Hoje eu aprendi, lendo sobre isso! A poucos dias, eu contrai uma bactéria, e para curar deu trabalho, e graças a Deus, sete dias depois, mesmo com a bactéria ainda persistinho, utilizando os remédios necessários para combatê-la, fui curado, mas aprendi o quanto uma bactéria é forte e perigosa, e pode sim levar a óbito.
Em nosso discipulado, há muita gente comendo fruto estragado, e adoecendo, esse adoecimento pode levar à morte.
Não fique surpreso, pois a ordem de Jesus é de entendermos sobre ser um fruto permanente, com aliança firmada nEle e em seus principios.
Quando nós nos contaminamos com um fruto adoecido, não somente nós somos impactados pelas consequências dessa decisão, mas as pessoas ao nosso redor também são contaminadas. E essa contaminação, tem como resultado aquilo que a nossa alma pode destilar.
Os frutos saudáveis podem adoecer por causa dos frutos doentes, por isso, nós precisamos, de forma emergencial, buscar estratégias para proteger os frutos saudáveis.
Veja, note, aprenda e entenda: o fruto só adoece quando corta relacionamento com a seiva.
Quando a seiva não alcança mais o fruto, ele fica isolado, ele fica adoete e o propósito de um fruto adoecido, agora, é um só, tão somente, adoecer os outros.
Isso não é difici de entender, e isso só acontece poque o fruto não é mais nutrido pela seiva principal.
Entenda que a seiva é a unção!
Portanto, quando um discípulo está debaixo de uma unção e deixa de honrá-la para buscar outra unção, ele começou a andar no caminho da contaminação. E o pior, nesse processo, ele por sua contaminação, começa a levar outros para estarem debaixo da unção paralela, quer queira ou não, gera divisão no Corpo de Cristo.
O disciplulado deve ser de ensino, para que as ovelhas de aliança no discípulado, tenham atenção sobre a seiva que os discípulos bebem, pois, todos que os desprezam a seiva principal adoecem.
Jesus não veio brincar de evangelho, Ele veio para nos ensinar a cumpri-lo.
Quando um fruto está adoecido, seu caule seca por dentro e, para que se mantenha viçoso, ele passa a se alimentar de si mesmo, pois a seiva não chega mais até ele. Ele não percebe mais, de que o fruto depende da seiva, e agora fica isolado até o dia que cair ou for extraído da árvore.
Entenda o quanto é perigoso, e o quanto é preciso ter discernimento e aliança na cobertura espiritual.
Muitos, por fora, continuam lindod, viçosos, desejáveis, muitos até admiráveis, e todo mundo olha e diz: Que fruto lindo. Que fruto maravilhoso! Sendo que na realidade, esses frutos, muitos os quais já sabemos que não se alimentam da seiva, não tem mais compromisso com a casa de Deus, com o propósito do chamado, e que em suas emoções, já estão confrontadoa, sendo corroídos por dentro, e passam a alimentar-se deles mesmos.
Quando nós estamos atentos ao discipulado, nós sabemos qual seiva está alimentando a nós e nossos discípulos. Por isso, devemos ser fiéis, pois, quando somos um fruto saudável, honramos quem tem se doado para nos alimentar no chamado feito por Deus, e com a seiva verdadeira, para que o fruto permaneça.
Todo fruto precisa da seiva e depende dela! Veja que nas plantas vasculares, a seiva é constituída de um líquido que permite o transporte de água, nutrientes, hormônios, oxigênio e gás carbônico. E esses componentes são distribuídos pelo corpo da planta, para manter a vida saudável do caule aos frutos. Porém, quando o fruto é infectado, o caminho de abastecimento de seiva é bloqueado, e a vida não chega mais ao fruto.
Veja o quanto é importante a fidelidade, honra e aliança, para sermos um fruto permanente. Trazendo para a Igreja, em isolamento, aparentemente, o fruto é belo, assim como todo rebelde por fora tem o comportamento bonito, mas por dentro está detonado. Por isso, para permanecer em Deus, nós precisamos nos alimentar dEle, pois somos atacados por pragas, que tentam nos contaminar. Nós não podemos receber apenas uma parte dEle e depois nos autoalimentar, achando que o que temos já é o suficiente para a nossa sobrevivência. Não é!
A nossa vida é um desafio diário! A nossa vida é convocada para um grande mover divino e não terreno! Por isso, a nossa vida está em constante mudança, mas na mesma geografia.
O fruto sempre precisa da seiva para permanecer em Deus, caso contrário cairá, pois não aguentará se sustentar na aparência de fruto saudável. Por isso, não precisa profetizar, não precisa torcer, não precisa liberar palavra, porque o fruto ruim, sempre cairá cair antes do tempo.
Quem permanece na árvore até cumprir o propósito é o fruto saudável!
Portanto, entenda, e não saia do foco! Você tem um propósito, e para cumpri-lo tem que permanecer nEle. Ou seja, independentemente de qualquer circunstância, permaneça nEle.
Jesus é nossa seiva e nós nos alimentaremos dEle! Ele é o pão da vida! Ele é a seiva que precisa correr em nossos corpos! Ele disse: e que o fruto permaneça! É Ele quem nos usa para mudar a realidade de pessoas e territórios!
Que Deus abençoe sua vida, ative seu caminho no foco para o qual ele designou!
Diga: - Eu sou fruto saudável! Eu sou fruto permantente!
Deus os abençoe!