TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

O FRUTO PERMANENTE - PARTE 2

A Palavra do Senhor diz em Jo 15:16.

16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

Em II Tm 4:1-5, Paulo diz para pregarmos a Palavra e insistirmos em anunciá-la em tempo e fora de tempo.

1 Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que julgará todos os seres humanos, tanto os que estiverem vivos como os que estiverem mortos, eu ordeno a você, com toda a firmeza, o seguinte: por causa da vinda de Cristo e do seu Reino, 2 pregue a mensagem e insista em anunciá-la, seja no tempo certo ou não. Procure convencer, repreenda, anime e ensine com toda a paciência. 3 Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão os seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir. 4 Essas pessoas deixarão de ouvir a verdade para dar atenção às lendas. 5 Mas você, seja moderado em todas as situações. Suporte o sofrimento, faça o trabalho de um pregador do evangelho e cumpra bem o seu dever de servo de Deus.

Portanto, insistir é preciso! E não adianta dizer: “Ah, esse não é o ambiente apropriado para pregar!”. Então, crie o ambiente.

Nosso Apóstolo estava correndo em uma esteira e uma senhora me perguntou para ele: “Qual a sua idade?”. Ele respondeu: “A espiritual ou a biológica?”. E ela questionou: “Existe idade espiritual?”. Sorrindo, disse: “ - Eu tenho uma idade biológica, que falarei depois, mas a minha idade espiritual é...”. E ele começou a contar sobre o novo nascimento, a experiência de quando conheceu Jesus, como Ele o construiu, e, no final, ele estava orando com ela, que aceitou Jesus e hoje está firme na Igreja. Mesmo na academia, foi criada a circunstância para pregar.
                                                                                                          
Eu estava internado essa semana passada, e um casal parou no mesmo quarto que eu. De repente, a mulher do enfermo entrou em desespero, e eu estava no banho, quando sai, vi aquele clima, e minha filha logo disse: - Pai ora com eles! E eu mesmo debilitado, mas muito debilitado, veio sobre mim uma força, e eu me virei e orei e profetizei sobre aquele casal enfermo, e o que tinha acontecido com eles a pouco tempo, Deus revelou. E eles ficaram felizes, confiantes, cheios de fé, e não queriam mais que eu saisse de perto deles. Assim é Deus: Devemos levar a Palavra em tempo e fora de tempo. No outro dia a profecia aconteceu na vida deles, conforme o Espirito Santo me orientou, eu deixei sobre a vida deles. Glória a Deus!

Nós somos quem somos em todos os lugares. É isso que gera em nós o fruto permanente.

Portanto, pregue a Palavra, em tempo e fora de tempo, corrija, repreenda, exorte, com toda a paciência, sem faltar doutrina. Nunca diga o que você acha, diga o que a Bíblia diz!

Muita gente fala: “A Palavra diz”, sem mencionar a referência, quando, na verdade, está citando ditados populares que não estão na Bíblia. Para que o fruto permaneça, eu tenho que corrigir, exortar, ter longanimidade.                                                     
Longanimidade é uma mente longa de paciência. A minha paciência é testada por mim e por você. Eu sou paciente, e o dia que tomo uma decisão em relação a alguém é porque já caminhei até 4 milhas com ela, mas não houve mudança.                                              

Existe uma hora em nossas vidas, que a paciência deixa de ser princípio e passa a ser tolice. Paulo disse: “com toda a paciência, sem faltar doutrina”.                                                                          
                                                                                                      
Nosso problema é querer que fruto permanente sem doutrinar o povo, e não existe outra forma de doutrina a não ser, exaltar Jesus. A igreja nasceu para falar do assunto mais cogitado na eternidade, Yeshua Ha Mashia, a obra da redenção, o que Ele fez por nós. Se tirarmos Jesus do discurso, não teremos mais nada.

Jesus tem que ser a essência. As pessoas têm que olhar e ver o quanto de Jesus há na nossa vida. Sem Jesus, estamos fora da doutrina.                                   

Precisamos olhar e ver o conteúdo da vida de Deus na fala e no comportamento, para que se confirme o que está escrito em Mt 7:28-29, que é ensinar mais com a vida do que com a Palavra ou com aquilo que escrevemos.

28 Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina; 29 porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.

Há pessoas, que no primeiro dia de academia, já fazem vídeos ensinando sobre vida saudável, não é mesmo? O certo seria depois de dois anos de consistência nos treinos, falar dos seus resultados, aprendizados e conquistas, decorrentes de uma vida aplicada à musculação. Em certos casos, há muito ensino teórico com pouca prática no caráter.

As pessoas precisam olhar para nós e ver quem realmente somos, e é necessário que Jesus seja o centro do propósito da nossa vida.

Sabe como começou a Igreja Maanaim em meu chamado? Com Jesus sendo o centro do propósito. Veja que em II Tm 4:1-5, Paulo orienta a termos paciência dentro de nossas ações no ministério.

1 Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: 2 prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. 3 Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; 4 e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. 5 Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.

Por que essa orientação? Porque é difícil, porque às vezes esgota. Também, porque chega uma hora que olhamos para determinadas pessoas e dizemos: “Não dá mais!”. Porém, Deus tem uma paciência infinita conosco, e olha que eu e você damos muito trabalho para o Céu. Veja que no versículo 4, Paulo diz que essa geração desviaria os ouvidos da verdade. 

4 e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.
                                                                                                
Irmãos, não precisamos ir longe. Recentemente, apareciam “pastores” indo de rosa para o cinema ver o filme da Barbie e postando nas redes sociais, mostrando que eram “atualizados”. Nas mídias, o filme foi muito comentado, promovendo o feminismo, ensinando mulheres a serem rebeldes e a terem um Ken, um homem idiotizado, desconstruído.

Amados: Abram os olhos... Igrejas meninas não atrairão o Messias!!! Se a Igreja não ficar adulta o Messias não virá para casar com ela.

As fábulas entraram nas igrejas, trazendo um espírito de encantamento e existe algo nocivo dentro dessa realidade que precisa ser diagnosticado e combatido.

Na geração atual, quando nos posicionamos contra essas fábulas, somos taxados de ideológicos e intolerantes. Às vezes, se você não se posicionar contra esses pensamentos, é porque já é partícipe ou tem medo de ser “cancelado”.

Mesmo sendo cancelados, devemos nos posicionar a favor do conteúdo do Reino, pois como arautos do Evangelho de Cristo não devemos nos omitir, mas pregar a Palavra. Infelizmente, as ovelhas têm ouvido muitas vozes, menos a Bíblia. No versículo 4, Paulo diz:

4 e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.

Porém, no versículo 5 ele já diz:

5 Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.

Por isso, esse “Tu”, que é a questão aqui. Esse “Tu” está falando diretamente a mim e a você.                  

Portanto:
“Fulano não quer, eu quero”.
“Fulano não vive, eu vivo”.
“Fulano não faz, eu faço”.

É preciso ter o entendimento de que estou crucificado com Cristo e já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim, ou seja, é Gl 2:20, se cumprindo em mim.    

20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

Deus tem direito sobre mim, porque me atraiu com cordas de amor. Temos que ser sóbrios em tudo e, para isso, pagaremos um alto preço, pois Jesus disse que teríamos aflições e é verdade, tanto que as pessoas nos perseguem, humilham, dizem mentiras, mesmo quando não damos margem...                                                                              

A Bíblia diz que os nossos pés se apressam para levar más notícias, mas Deus amaldiçoa os que tais coisas fazem.  Tire a má notícia da sua boca, pare de levar notícias que não constroem, deixe de ser menino!

Que você não seja o primeiro a levar uma má notícia, guarde seus lábios da mentira, do engano, e, ainda que seja verdade, não seja o promoter de uma desgraça!

Estas são as instruções de Paulo para um filho espiritual, dizendo: “Cuidado para não deixar de permanecer, não perder sua raiz e essência”. Um líder frutífero sabe que se não for pela Palavra os frutos não permanecem.                                                        
A única forma de segurar uma ovelha é pela Palavra. A Palavra é a melhor arma, assim, você não precisa aumentar a cerca ou os fios. Procure melhorar a Palavra, o pasto, a água, no nível da comida, para que elas produzam lã e leite, porque aí sim essas ovelhas permanecerão pelo entendimento da Palavra.

Deus não trouxe uma Palavra para brincadeira ou por relegiosidade.  A Palavra dEle cumprir-se-á em todos os niveis, por isso, o principio da sabedoria é o temor ao Senhor.

Hoje, por exemplo, a competição que tem surgido na internet não é porque os pastores estão roubando suas ovelhas, é porque as ovelhas que correm risco, estão elegendo quem querem ouvir. E você pode dizer: “Mas Apóstolo, lá na Igreja a comida é boa!”, então, fique quieto, deixe, depois elas voltarão constrangidas.

Faça o seu trabalho do Ide, fazei disciplulos, e se despreocupe!
                                                                              
Deus os abençoe! Beijo no coração de todos!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema