TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

O CAMINHO DA ORAÇÃO

Em II Pe 1:3, diz:
                           
3 Visto como, pelo seu “divino poder”, nos têm sido doadas “todas as coisas” que conduzem à vida e à piedade, pelo “conhecimento completo” daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude...

Precisamos como cristãos estarmos alertas sempre, porque toda e qualquer situação que o mundo possa estar vivendo, nós não podemos ter medo de crer em Deus e na Sua Palavra!                                                                    .

Nós não podemos ter medo de lançar as nossas vidas sobre as promessas dadas a nós.                                                                           
Sabemos que Deus usa aqueles que têm sonhos, que se dispõem. Então, comece a sonhar e a se dispor a ter uma visão do chamado dEle em sua vida. Ef 3:20.

20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós.

Será que temos pedido mesmo, o que realmente precisamos? Será que temos pensamentos que são corretos? Porque para Deus manifestar o Seu poder, nós precisamos ter atitudes, para que Ele aja através de nós.

Lemos que há um poder de Deus que opera em nossas vidas. Lemos também que Deus é capaz de fazer infinitamente mais do que jamais ousariamos pensar ou sonhar. Por isso, precisamos entender que é além das nossas orações, jejuns, leitura da palavra, que é além dos nossos desejos, pensamentos, esperanças, ou seja, tudo acontecerá pelo poder de Deus que opera em nós!

Para esse poder se manifestar, eu preciso ter atitudes divinas e desejar um novo tempo, para o Senhor agir.

Quais são os seus sonhos? Quais são as suas metas? Temos um Encontro com Deus! Como servos do Reino, não precisamos mais ser desafiados a agir. Não!!! Precisamo Agir!                                                          

É de livre e espontânea vontade que você age em seu chamado por Deus? Porque, se Deus fizer parte dos seus sonhos, das suas metas, dos seus objetivos, do seu chamado, eu quero dizer que você nunca fracassará, você estará fortalecido nEle! Fp 2:13.

13 porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.

Deus vai começar a colocar pensamentos novos na sua mente, desejos novos no seu coração... E lembre-se de uma coisa: o que Deus colocar na sua vida hoje, Ele vai realizar! (Em linha com os principios da Sua palavra ). Porque Deus quer usar quem estiver disponível com fé e coragem em crer no que está escrito na Palavra de Deus.

Há pessoas na Bíblia que chegaram a arriscar suas vidas por causa do Senhor. Veja que Paulo e Barnabé, se dispuseram a crer e está escrito em  At 15:26.

26 homens que têm exposto a vida pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.                                                  

Nós somos um povo escolhido, e precisamos andar e nos portarmos como escolhidos.

Somos luz do mundo e sal da terra! Nós não podemos mais nos esconder atrás de uma mesa de escritório, de um lugar de trabalho, seja onde for, sem mostrar quem está junto conosco. Porque Deus chamou você para colher e colher em abundância em todas as áreas!

Os fiéis a Deus não têm receio de crer nEle! A “diferença” entre um vencedor e um perdedor está numa única palavra: atitude! Então, permita que todas as situações, ainda que sejam difíceis, neste momento que estamos vivendo, motivem você a orar mais, a confiar mais em Deus e ousar mais, com a segurança e revelação dEle. Porque, pessoas bem sucedidas são aquelas que conseguem ultrapassar os céus críticos, as oposições, e conseguem atingir suas metas.

A coragem é necessária para prosseguir, apesar dos temores da nossa carne, apesar das dores, e das dificuldades. Veja o que diz Gl 6:9, porque há chaves aqui.

9 E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. 

A Palavra diz que: "não se canse de fazer o bem, leve a Palavra".

Você ceifará, se não desfalecer, sua força está em Cristo. Ou seja, se não perdermos o entusiasmo de fazer a célula, de ir ao culto, de orar, participar do inicio ao fim do Encontro com Deus, afinal o encontro é com Ele, de buscar... Não podemos perder o que já foi nos dado!

Se não esmorecermos, venceremos!

Não desfaleça dando ouvidos às vozes críticas que podem atingir as nossas emoções!
 
Hoje, veremos o exemplo na história de um homem comum, como todos nós, mas que queria ser algo mais em sua vida. Porém, veremos que ele teve uma atitude, ele tomou uma decisão e foi em frente.I Cr 4:9.

9 Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. 

A história deste homem é muito comovente, porque tudo começou mal na sua vida. Jabez era conhecido desta forma: O homem de dores, o homem de sofrimento. E tudo isso começou, quando sua mãe foi dar luz, e ela teve tantas dores, tantos problemas na hora do nascimento do filho, que quando pegou o garoto, disse: “Meu filho se chama Jabez, porque com dores, com sofrimento dei a luz”. 

Pense agora: o que acontece na mente de uma pessoa, que se chama “sofrimento, dores”? Jabez, foi um jovem que ficou estigmatizado desde o seu nascimento.

Toda vez que a mamãe pegava o filho dizia: Oh, Jabez! Ou seja, oh dores! Oh sofrimento!                                                                              
A própria mãe, ao dar um nome assim, colocou nele pensamentos negativos, pensamentos de derrota, pensamentos de incapacidade.
   
Na cultura judaica, o nome representava uma marca na vida da pessoa, que era para trazer um caráter. Agora, imagine, desde pequeno, sendo chamado de “dor” pela própria mãe, pelos irmãos, amigos e vizinhos.

Um menino que nasceu sobre o estigma da dor de um sofrimento. Um menino que nasceu fadado ao fracasso, destinado ao insucesso. Jabez era um jovem que não tinha esperança, um jovem discriminado, um jovem que não tinha mais saída e perspectiva de vida. E hoje, existem muitas pessoas que estão como Jabez; fracassados, derrotados, tristes e amaldiçoados. 

Veja que toda a estrutura emocional de Jabez, era uma estrutura de derrota. Mas ele não se conformou com aquela situação de dor pelo nome que carregava. E ele fez uma oração, ele teve uma atitude! E esta oração mudou a sua vida por completo. E tudo na vida dele, terminou em excelência.  Ou seja, tudo mudou por uma atitude!                                                                                       
Por mais que tudo tenha começado mal na vida de Jabez, por uma atitude, terminou com honra.
 
Aquele homem, ao invés de ficar lamentando o seu sofrimento, teve uma atitude, fez uma oração poderosa que mudou o seu destino! Veja o que diz a Palavra no versículo 10:

10 Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido. 

Invocar o nome de Deus, marcou o futuro daquele homem! Ele não vinha de um berço com coisas muito boas, mas ele acreditava e confiava no Deus de milagres, no Deus de novos começos, e ele preparou o caminho para Deus agir. Veja no texto algo importantíssimo, o Deus de Israel para quem Jabez orou “lhe concedeu o que lhe tinha pedido.” 

Portanto, podemos ver que Deus mudou tudo, por uma atitude, através de uma oração. E Jabez, ao invés de ser conhecido pela “dor”, Jabez foi reconhecido como alguém “ilustre”.

Segundo o dicionário, uma pessoa ilustre significa: uma pessoa esclarecida, uma pessoa distinta, uma pessoa notável, uma pessoa que brilha ou se distingue por qualidades louváveis, uma pessoa nobre.

O texto indica que a nobreza de Jabez tinha raízes no relacionamento dele com o Senhor. Por que? Porque era um homem de fé que invocou o Deus de Israel!

Note também, que Jabez começa sua oração de maneira confiante: “Oh! Tomara que me abençoes”.

Amados, Jabez vivia no meio do povo que tinha retornado do exílio na Babilônia, eles tinham muitas promessas de bênçãos de Deus, mas estavam em meio a muitas dificuldades. Você tem promessas de Deus? Então creia nos seus milagres e ore com fé!

Tudo estava acontecendo naquela época, dificuldades financeiras, oposição dos estrangeiros, conflitos domésticos, tudo estava marcando a vida deles. Mas no coração de Jabez, ele não deixou fixar as circunstâncias que estava vivendo.

Jabez aproximou-se do Senhor com expectativas, sem duvidar, porque conhecia o coração do Pai.

Note também, que Jabez desenvolveu sua oração de maneira aberta e bem ousada: “Me alargues as fronteiras”. Ao invés de algo específico, seu pedido foi muito amplo. Porque fronteiras alargadas, falam de barreiras quebradas, limites estendidos, áreas de influência ampliadas em várias dimensões e direções, e certamente essa oração ousada tocou o coração de Deus.                                                                                   

Deus nos abençoa para nós avançarmos em novos territórios.

Veja também que Jabez ao concluir a sua oração, concluiu de maneira humilde. Foi quando ele disse: Que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! Ou seja, Jabez ceconhecia suas fragilidades, as suas fraquezas e a sua vulnerabilidades. Jabez expressava o quanto ele dependia da ação de Deus.

Eu creio que a nossa vida pode ser marcada pelo milagre! Que você nunca seja o obstáculo para milagres acontecerem em sua vida. Veja o que o Senhor diz em Mt 7:7.

7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. 

Portanto, pedir foi o que Jabez fez ao Senhor: Abençoa-me! Senhor, dá o teu favor sobrenatural sobre a minha vida,
sobre meus filhos, sobre o meu lar, sobre os meus negócios, minha vida espiritual e chamado, etc...  Porém, é preciso estarmos atentos à orientação de  Tiago em Tg 4:3.

3 Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.                                                

Vimos uma história tremenda, onde Jabez vinha de uma situação impossível. E o Senhor diz assim hoje: talvez você não tenha as coisas hoje, é porque não pede ou porque não está sabendo pedir.

Então, peça! Peça com fé! Peça crendo no sobrenatural!

Que Deus os abençoe e guarde em nome Jesus!

Amém!!!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema