TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

7 ATITUDES QUE PODEM FRUSTRAR A VIDA ESPIRITUAL

Muitas atitudes em nossa vida, nos impedem de evoluir espiritualmente. Por isso, hoje veremos alguns sintomas que mostram que um servo de Deus não está evoluindo em sua vida espiritual.                                        

O sintoma de desânimo

Esse sintoma, que é a falta de ânimo para participar da obra de Deus, ele é um sintoma que nos paralisa.
                                                        
Quando o desânimo tem êxito, logo vem a tristeza em áreas da nossa vida. E essa tristeza quando nos atinge, acaba nos distanciando do Senhor. E em seguida, começamos a ter uma vida com frequentes derrotas, que em alguns casos, eté nos levam a uma vida de pecado.
                                                                         
Esses sintomas, quando atingem a vida do crente, faz com que eles comecem cada vez mais a regredir espiritualmente!
                   
Portanto, ao identificar alguns desses sintomas, é preciso tratar rapidamente, caso contrário, a dor e destruição em alguma área na vida do crente é certa.

Para termos a vitória sobre esses sintomas, nós devemos ter sete atitudes que barrarão esses sintomas, que não deixam a nossa vida espiritual evoluir.    
                                                                         
Se não vigiarmos, afundamos cada vez mais, e pior, esses sintomas levam cada vez mais para longe do Senhor.

Portanto, quando nós identificarmos essas atitudes negativas, cabe a nós lutarmos para que elas não façam parte da nossa vida.

1ª Atitude negativa -  A falta de objetivos espirituais. 

Provavelmente você tem seus planos para sua vida espiritual, vida sentimental, vida familiar e vida financeira.

Conforme prosperamos, o nosso objetivo é logo nos formarmos, comprar um carro, construir uma casa... E isso é muito bom!!! Mas quando temos apenas planos focados em nossa vida material ruiremos! 
                                                             
Portanto, abra o seu entendimento hoje nessa célula, que os planos para a vida espiritual são importantíssimos!
                                                                      
Você tem planos para sua vida com Deus? Planos como por exemplo:
Leitura da Bíblia.
Mais aprendizado.
No seu chamado, qual tem sido o seu serviço ao próximo, discipular, ser discipludado, liderar uma célula?
                                            
Se você não os têm, certamente sua vida espiritual se manterá a mesma durante anos, sem evoluir nadinha de nada, e, ainda correrá o risco de recuar. Por que Apóstolo? Porque a Obra é de Jesus!!!
                                        
Veja que Jesus contou sobre um homem que só tinha planos materiais, e que foi questionado por Deus devido a esse comportamento errado, em Lc 12:20-21.

20 Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? 21 Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.

Os objetivos espirituais são importantíssimos para prosperar mais e mais!                              

2ª Atitude negativa - A falta de planejamento da vida com Deus. 

Ter planos espirituais é bom, e já vimos. Mas eles só serão realidade se houver um planejamento.Veja que Jesus disse algo interessante em Lc 14:27-29.

27 E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo. 28 Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? 29 Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele.

Portanto, precisamos sonhar, mas também precisamos trabalhar para realizar!

Quem não se organiza, por exemplo, para ler a Bíblia, orar, jejuar, preparar a Palavra de célula, mesmo que ela já venha escrita, enfim ter um planejamento no seu dia a dia, nunca conseguirá fazê-lo, porque, qualquer outra atividade terá o poder de dominar o tempo que não foi planejado.

Organize-se! Porque o jugo de Jesus é suave e o fardo é leve!

3ª Atitude negativa -  Procrastinar as práticas espirituais.
          
Procrastinar é "empurrar com a barriga" as coisas de Deus. É o famoso “amanhã eu faço”!

Quantos janeiros, fevereiros, marços... já se passaram e você fez as mesmas promessas de ter uma vida mais fervorosa na presença de Deus? Ai, vem a pergunta: Por que não conseguimos tirar esse objetivo do papel?  Geralmente fracassamos nos planos espirituais porque os procrastinamos. E o que passa acontecer? Começamos a "empurrar com a barriga" as coisas de Deus, falhando no que é mais importante, e vamos deixando para depois...  Passamos a cuidar das “urgências” da vida, e a vida espiritual vai ficando para depois.                                                         
Infelizmente, o que vai acontecer? É que depois, vamos acabar por colher consequências ruins, de uma vida espiritual enfraquecida ou inexistente, que gera um crente extremamente fraco na Palavra, na oração e problemático, que aos poucos, sem sentir, acaba abandonando onde estava o seu êxito espiritual, e que desencadeariam com muitas vitórias as demais areas de sua vida.

Portanto, cuidado! Se você procrastinar as práticas espirituais, o inimigo de sua alma não brinca em trazer tristeza, desânimo, perturbações...                           

4 Atitude negativa - Colocar a culpa do seu fracasso em algo ou alguém. Se alguém é culpado por não crescer espiritualmente, esse alguém geralmente penso não ser eu!

Geralmente, gostamos de achar culpados e de não assumir a nossa culpa! Mas se a minha vida com Deus anda em pedaços o único culpado sou eu mesmo!!! Porque Palavra de vida, temos recebido diariamente!     
                                                    
Entenda que quem tira seu corpo fora, e não assume a sua própria responsabilidade, esses, nunca terão forças e ousadia suficientes para mudar uma situação. Nunca terão uma vida espiritual forte e vigorosa.

Veja que Judas preferiu o suicídio a assumir sua culpa e se arrepender e mudar. Diferente de Pedro, que assumiu que negou Jesus, se arrependeu e houve uma transformação poderosa.

Pela Palavra podemos ver e nos identificar quem temos sido? Creio que você quer ser Pedro e não Judas! Mas a pergunta fica: Quem você quer ser? Pedro ou Judas?

5ª Atitude negativa - apenas reclamar e nunca agir.                                         

Tudo é difícil para quem não quer se esforçar! Quem quer realmente de fato e de verdade ter uma vida com Deus, fica uma dica: corre atrás!

Quem fica apenas reclamando das dificuldades da vida cristã e nunca coloca a mão no arado, não conseguirá ter uma vida espiritual saudável. Porque, com certeza,  passará a reclamar e usar essa energia para o lado ruim, enquanto  essa energia deveria estar sendo aplicada naquilo que edifica. Jd 1:20-21.

20 Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo, 21 guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna.                                     

Procure agir no chamado que a igreja promove: células, encontros...

6ª Atitude negativa - Não ter disposição para abrir mão de coisas.

Entendemos, sabemos, porém é possível porque a vida cristã não é fácil. Ou seja, uma vida com Deus também não.

Veja que Jesus disse que o caminho seria apertado e estreito. Ele disse também,que teríamos que negar a nós mesmos, que teríamos que carregar a nossa cruz.Mc 8:34.

34 Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.

Isso tudo significa que o servo de Deus que deseja crescer espiritualmente, terá que renunciar a coisas que não edificam em prol da sua vida com Deus. Se não aprender a fazer isso, não vai evoluir e, pior, talvez descobrirá que nunca foi de verdade um servo de Deus.

7ª Atitude negativa - Muita ocupação e preocupação com as coisas do mundo.

O Diabo tem usado uma estratégia extremamente eficiente em nossos dias, e tido um exito enorme, que é manter as pessoas ocupadas e preocupadas com qualquer coisa que não seja o reino de Deus.
                               
Muitos crentes têm estado bitolados com as coisas do mundo, fascinados com a busca pela riqueza, de status e do poder, esquecendo de que quem concedeu viver nessas bençãos foi o próprio Deus. Por isso, é preciso uma vigilância muito grande. Por que? Porque enquanto estão extremante distraídos com outras coisas, a sua família e outras coisas importantes de sua vida, vão sendo destruídas. E é claro, suas vidas espirituais também.

O que passa a acontecer? Esquecemos do que Jesus disse que quem O serve em espirito e em verdade, Deus o honrará. Jo 12:26.

26 Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará.

Eu creio que eu estou diante de uma Igreja que serve a Jesus, e que Deus honrará mais e mais por suas atitudes positivas!

Deus os abençoe!!! Amo vocês!

 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema