TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

A DECISÃO PELO CAMINHO

Pela fé, mais do que nunca, você precisa tomar decisões importantes, até para poder transitar e desfrutar das riquezas do Reino de Deus, usando a fé. Por isso, existem na vida, dois caminhos ou duas estradas, duas opções, e uma só delas é aquela na qual devemos andar. O texto de Mt 7:13-14 fala dessas duas estradas.

13 Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), 14 porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.

Deus quer nos falar hoje sobre:
- Duas portas.
- Dois caminhos.
- Dois grupos.
- Dois finais.

1º As Duas portas -  A Palavra diz que uma é larga e a outra estreita.

A porta estreita é a melhor opção, porque trata-se da personificação de Jesus Cristo como disse em Jo 10:1-7.

1 Em verdade, em verdade vos digo: o que não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, esse é ladrão e salteador. 2 Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas. 3 Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora. 4 Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz; 5 mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. 6 Jesus lhes propôs esta parábola, mas eles não compreenderam o sentido daquilo que lhes falava. 7 Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.                                  

Jesus é a porta das ovelhas e quem entrar por ela encontrará alimento, e estará livre para entrar e sair.

2º Os dois caminhos - A Palavra diz  que é um estreito e o outro espaçoso.

Precisamos lembrar que Jesus Cristo disse:  “Eu sou o caminho...”.                                                                               .

Portanto, está claro que a melhor opção é o caminho estreito, que também nos aponta para Jesus e seus mandamentos, suas orientações. Esse caminho leva a lugares nobres e abençoados.

3º Os dois grupos -  A Bíblia diz sobre muitos ou poucos.

A Palavra conta na parábola das bodas assim em Mt 22:14.

14 Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos.

Jesus tem chamado a muitos em todo o mundo, mas poucos estão disponíveis para ouvir esse chamado. A opção é estar atento ao convite de Jesus, como está escrito em Mt 11:28-29.

28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.

A qual grupo estamos pertencendo? Precisamos fazer parte do grupo dos poucos. Se você é dos poucos que foram escolhidos diga: Amém!

4º Os dois finais -  vida e morte.

Se você tem decidido pela porta estreita, pelo caminho estreito, pelo grupo dos poucos e prudentes, certamente viverá na dimensão do Reino de Deus!

A Bíblia diz que viveremos em abundância de vida! Você não nasceu para ser um “Zumbi”, uma espécie de “morto vivo” com obras mortas, que se alimenta de carne humana.
                                                                                                   
No livro do Ap 3:15-17, a Palavra mostra uma decisão muito interessante quando Deus fala à igreja.

15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! 16 Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; 17 pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma, e nem sabes que tu és infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu.

No princípio do versículo Deus diz que se não fores frio ou quente, você será vomitado da boca de Deus. 

Portanto, as decisões que tomamos, farão toda a diferença em tocarmos em Deus ou não. Veja, mais uma decisão importante: Jesus é o princípio da criação de Deus, portanto Ele é a fonte da vida, Ele disse em Jo 14:6.

6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
                                                                                                                    
Na palestina existem muitas fontes de água. Algumas delas são fontes de “água fria” e servem de estímulo para os que buscam se refrescar e são bastante úteis para os caminhantes, pois tem muito sais. E existem também, muitas fontes de águas medicinais, que servem de alívio para dores musculares, elas são bem “quentes”. No entanto, existem também fontes de águas “mornas”, essas geralmente causam “náuseas” naqueles que se banham, ou seja, elas não servem para nenhum fim, nem mesmo para beber. E Jesus usa essa analogia.

Portanto, o que a Palavra de Deus nos adverte, é que devemos decidir: somos “quentes” e servimos para curar, ou somos “frios”, e servimos para dar alívio.                                   

Escolha hoje o caminho certo, escolha o caminho de servir de remédio para o seu próximo ou para refrescar, e aliviar o espírito, a alma e o corpo das pessoas. 

Viva e respire o Reino de Deus!

Olhando para a sua vida hoje, Deus quer que você reflita sobre as duas portas. Qual porta você tem  escolhido? Se é realmente a porta das ovelhas? Porque em Mt 25:31-34, Jesus dá uma outra advertência.

31 Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; 32 e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; 33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; 34 então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.

Portanto, mais uma vez a Palavra mostra sobre os dois caminhos. Em qual caminho você tem andado mais?

Em Mt 7:13-14 Jesus dá uma direção.

13 Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são “muitos” os que entram por ela), 14 porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.

Sobre os dois grupos ou equipes. A Palavra diz que Moisés envia para ver a terra prometida, ali se apresentaram dois tipos de crentes ou dois grupos que frequentam a igreja.                                                                                                                              
Portanto, os crentes, que sê assemelham aos dez espias são aqueles que vêem dificuldades em tudo. Eles veem gigantes. Eles tornam-se incapazes de vencer as aflições e as lutas da vida, tudo porque tem uma visão distorcida e humana. Veja que eles acham que só eles sabem, e só eles fazem melhor.                         

Na realidade, nós hoje já sabemos que as dificuldades existem dentro deles mesmos, por quererem andar no seu caminho, e não nos de Deus.

Veja que a Palavra diz que Deus chama a muitos, mais escolhe poucos.                                                                                     
Portanto, sejam da equipe de Josué e Calebe, esses fizeram a diferença e conquistaram.

Hoje nessa célula, nós vimos sobre as duas portas, os dois caminhos e os dois grupos. Agora veremos sobre os dois finais. Lembre-se em Jo 14:6.

6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

Que Deus lhe abençoe e leve aos cominhos dEle, a cumprir a vontade dEle! Porque se a Palavra não lhe convence, ninguém convencerá!

O caminho é estreito, mas Jesus quer que você!

Ganhe as ovelhas perdidas da casa do nosso Pai!
Consolides essas ovelhas!
Discipule essas ovelhas!
Ensine o caminho em que elas devem andar.
Envie essas ovelhas, para que elas façam o mesmo que Jesus fez em Mt 4:17.

17 Daí em diante Jesus começou a anunciar a sua mensagem. Ele dizia: Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino do Céu está perto!                                  

Que neste enviar, elas mostrem em Mt 7:13-14 as duas estradas:                                                                                               
13 Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), 14 porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.

Volto a dizer: - Se a Palavra não te convence, ninguem  convencerá!

Fazer a obra, ganhar vidas, levar a mensagem de Deus, desviar-se do mal e fazer a vontde de Deus é o caminho estreito, são os poucos escolhoidos, são os que querem realmente andar nos caminhos do Senhor.

Que Deus os abençoe na caminhada!

Amem.
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema