TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

A LUZ QUE BRILHA

Jo 8:12

12 De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem Me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.

Nós temos que buscar esse entendimento e sermos humildes para compreender, que sem a luz de Cristo não somos nada.

Eu e você, não somos a verdadeira luz do mundo. Jesus é quem é a verdadeira luz. Nós somos luz, porque estamos ligados a Jesus, e porque O seguimos. Porém, nós não temos luz em nós mesmos.

Assim como a Lua não tem luz, sem o Sol. E nem a lâmpada, se não estiver ligada a uma fonte de energia elétrica, pois assim ela é só uma lâmpada, mas se estiver ligada a uma fonte de energia elétrica, brilhará. Assim somos nós, se estivermos no centro da vontade de Jesus, brilharemos!

Nós devemos nos alegrar, porque Deus nos deu o grande privilégio, de que como cristãos, podermos ser luz.

Mt 5:14-16.

14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; 15 nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, (Cesta para medir grãos) mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. 16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.

Precismos entender que na verdade, nós não somos a verdadeira luz, mas um reflexo ou uma extensão da verdadeira luz que é Jesus. É muito importante nós estarmos ligados à fonte do poder espiritual.

Existe até uma ilustração baseada na lamparina, que nos ajuda a entender melhor: uma lamparina consiste de um vaso cheio de óleo e um pavio que aponta para fora. E nós sabemos que o óleo é essencial para o funcionamento de uma lamparina, ou seja, sem o suprimento de óleo a lamparina será inútil, e não produzirá luz.

Assim acontece conosco. Precisamos ter Cristo em nós, através do Espírito Santo a cada dia!

Nós não podemos funcionar como luz sem ter Cristo em nosso interior diariamente, sem um relacionamento íntimo com o Senhor da luz, porque esse suprimento de luz não acontece logo em nossas vidas após a nossa conversão, e deve durar para sempre. Não! Precisamos buscar Jesus diariamente, por meio da oração, jejum e comunhão com a Palavra. E na medida que recebemos o óleo diário, temos sim, a luz para levar a outros.

Outra coisa que é muito importante em uma lamparina, é o pavio!

O pavio é um elemento essencial nas lamparinas. Quando o pavio se torna desgastado, e começa a fumegar, ele deixa de dar uma luz que brilha! Quando o pavio se torna desgastado, ele passa a dar uma luz inadequada por causa da fumaça que ele começa a soltar. O que fazer então? Pega-se o pavio para ser aparado, corta-se a parte que já se desgastou e que dá a fuligem, e retira-se essa parte para que sua luz possa brilhar novamente.

Assim, somos nós, em nossa vida espiritual! Precisamos dia a dia nos avaliar, e vermos que tipo de luz estamos emitindo.

Portanto, precisamos estar bem-preparados, e com o pavio aparado por Deus em nossa vida, a fim de mantermos o pavio queimando, de modo que iremos emitir somente a luz, e não fumaça.

Qual é a função da luz mesmo? Em Fp 2:15, a Palavra nos diz isso.

15 para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo,

Ou seja, resplandecer como luzeiros no mundo.

Como cristãos, compreendendo que somos luzeiros do mundo, nos faz compreender que precisamos ser deferentes. Mas diferentes de quem? Diferentes dos nossos vizinhos, diferentes de todos aqueles que não são cristãos. Por isso, uma luz é significativa, ela é diferente do meio em que se encontra.

Se uma lâmpada não estiver acesa, se essa luz não tiver claridade suficiente, ela não têm função e nem utilidade. Ou seja, como cristãos nascidos de novo, somos luz do mundo e sal da Terra, precisamos ser diferentes da cultura que nos rodeia, assim como Jesus foi diferente do mundo.

Como cristãos, nós devemos mostrar que somos verdadeiramente a luz do mundo! Nós precisamos ser a resposta, e mostrar com nossas ações, que as funções da luz estão em nós!

A primeira função da luz é expor as trevas e as coisas que pertencem às trevas. Porque uma coisa é certa, as pessoas que estão em trevas só serão conscientizadas a respeito das trevas, quando uma pessoa que é luz, acender uma luz para elas, explicando sobre essas trevas. E aí entra o ganhar vidas, consolidar vidas, disciplular vidas e enviar vidas, o modelo que Deus tem nos dado para estabelecer o seu Reino.                      

Nós como discípulos de Jesus precisamos nos imaginar como a luz de uma lanterna, de um candeeiro ou de um carro. Por exemplo: a luz de um carro, quando acesa em uma estrada escura, ou em um lugar escuro, imediatamente faz a escuridão desaparecer, e as coisas começam a ficar expostas, e a estrada fica visível. A luz muda todas as coisas, tanto para quem está usando a estrada, como para quem estiver andando por essa estrada escura.

Será que a minha vida tem ajudado outras pessoas a enxergarem o melhor caminho da vida, ajudando a enxergarem com mais nitidez? Ou eu tenho visto pessoas nas trevas, e faço que nem vejo?

Sl 119:105.

105 Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra, e luz para os meus caminhos.

Nós somos crentes, e Deus não está falando para outras pessoas. Então, como luz do mundo, a nossa vida como cristãos, precisa expor as trevas pelos princípios que seguimos, e pela nossa maneira de viver.

Esse ano, o nosso tema é: Jesus o Rei de toda a Terra! Onde eu tenho me encontrado nesse processo do Reino de Jesus?

Precisamos profetizar uma nova atmosfera e expor a escuridão, porque a função da luz é expor as trevas.

Em um certo sentido, no mundo real, a luz serve para mostrar a direção das coisas.

Quando pensamos na função da luz, no sentido de nos dar uma direção, de nos guiar, podemos lembrar das fileiras de luz dos dois lados nas entradas de um posto de combustivel, de uma pista de um aeroporto. Ou seja, são luzes que mostram um caminho.

Jesus, a luz que nos guia, Ele é quem nos ajuda a saber a direção que devemos seguir. Quando seguimos a orientação da luz, estamos seguros. Mas, quando seguimos o caminho das trevas, ou da escuridão, como por exemplo em uma floresta desconhecida e escura, sem a luz da lua, nem luz alguma, logo nos achamos em dificuldades com buracos, tombos etc...

Qual seria o primeiro sentimento em uma situação com essa? Com certeza, descobreríamos logo a nessecidade da luz para nos guiar. Jesus veio a este mundo para ser a luz, para nos guiar. E embora Ele tenha voltado para o Céu, Ele não nos deixou em trevas, Ele nos deu a Sua Palavra como uma lâmpada, para guiar os nossos pés, e vencer os problemas dessa vida.

Ef 5:8-10.

 8 Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz 9 (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade), 10 provando sempre o que é agradável ao Senhor.

Como cristãos, nós nos tornamos luz quando compartilhamos a Palavra de Deus e ensinamos as pessoas a frequenatarem a igreja, a serem batisadas, enfim, ensinamos a serem luz.

Portanto, os cristãos tornam-se luz, quando tem uma vida diária de oração, de leitura da Palavra e quando partilham os principios Biblicos.

A luz não tem apenas a função de guiar, ela tem também a função de advertir!

Comece a criar uma atmosfera de oração, em todas as áreas de sua vida agora, trazendo luz a onde você entende que existem trevas, porque Deus o chamou para brilhar.

Amem.




 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema