TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

ARREPENDIMENTO E PERDÃO

Graça e paz amados!

Nós sabemos que as facilidades, muitas vezes, tem nos levado a errar, e são  essas facilidades que a nossa alma quer. Por que? Porque é o único lugar onde o nosso inimigo pode dar sugestões.

Portanto, a nossa alma não quer nenhum esforço para ter o entendimento, para ter o melhor de Deus. Por isso, nós precisamos levar nossa alma a conhecer o poder de Jesus que opera em nós.Veja a oração de Paulo em favor do povo de Deus em Ef 3:20.

20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós.

Existe muita confusão na cabeça das pessoas, sobre porque o princípio do arrependimento e do perdão são tão importantes para os membros da Igreja de Jesus Cristo. Veja o que diz o versículo 21.

21 a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!

Para entender essa palavra sobre arrependimento e perdão, é preciso saber qual é o significado de remorso, e qual a diferença entre remoso e arrependimento.
                                            
1º Remorso significa sentir-se mal por um erro cometido. 

Quando alguém toma consciência de um erro que cometeu, e entende que foi ruim, isso gera o remorso. Porque o sentimento de remorso traz culpa, porém, o arrependimento leva ao perdão e à reconciliação.

Portanto, o “remorso” é uma reação normal, ao reconhecermos uma coisa errada que fizemos. É a nossa “consciência” nos dizendo que agimos “mal”. O “remorso” faz sentir culpa sempre que pensamos naquela “ação errada”, porque na realidade, essa “ação” nos pune com outros sentimentos e traz a infelicidade. E isso nos indica que o problema causador ainda não foi consertado.

Então, é importante identificar a diferença entre “remorso” e “arrependimento”!

Remorso significa sentir tristeza e culpa pelo pecado. Por isso, o “arrependimento” é o próximo passo. Quando nos “arrependemos” há mudança.  Ao invés de continuarmos a sentir “remorso” sem fazer nada, é inteligente escolher a mudança de vida, e a única forma é através do “arrependimento”. Por isso a Palavra diz assim em At 3:19.

19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados,

Entenda que o arrependimento é mais do que um simples sofrimento, é na sua essência uma vontade de reparar de forma eficaz e diligente o mal cometido (E é ai que podemos lembrar da oração do Pai nosso).

Guarde isso: O passado não se altera, mas o futuro pode sempre ser diferente! Como? Impedindo a repetição do erro e fazendo o possível para ser digno de perdão através do arrependimento. 

O arrependimento é um dos primeiros “princípios do Evangelho”, e é essencial para a nossa felicidade nesta vida, e por toda a eternidade.

Agora, os que já foram tomados pelos ensinos e pensamentos humanistas, não tem esse entendimento, e acham que basta dizer: - Eu perdoei! E até usam outros versículos bíblicos, e pensam que está pronto! Porém, eles esquecem que quem sonda os nossos corações é o Espirito Santo. 

Arrependimento é muito mais que apenas reconhecer os erros. É uma mudança na mente, no coração, que nos dá uma nova perspectiva sobre Deus, sobre nós mesmos, e sobre o mundo.                                                                       

Nunca se esqueça: arrependimento é afastar-se do pecado, é voltar-se para Deus para obter o perdão!

Muitos pecados tem atrasado o processo espiritual na vida da pessoas, podendo até parar o processo espiritual completamente, pela falta de entendimento sobre o arrependimento.

Somente pelo arrependimento é possível que as pessoas cresçam e se desenvolvam espiritualmente de novo!

Veja os 7 princípios do arrependimento.
         
1º É preciso reconhecer o pecado, para se arrepender.
2º E preciso sentir tristeza pelo ato do pecado. 
3º É preciso abandonar os pecados.
4º Ai sim, é preciso confessar o pecados.
5º Fazer uma restituição dos valores atingidos, pelo pecado, com arrependimento.
6º Guardar os mandamentos de Deus.
7º Passado o processo do arrependimento, é preciso perdoar de coração os outros.

E os 3 princípios para perdoar.

1º Enfrentar o problema.
2º Reconhecer os sentimentos que estão dentro de você.
3º Feito isso, declarar o perdão, que vem pós arrependimento.

O arrependimento é o ato de afastar-se completamente do pecado.

A palavra arrependimento vem de uma palavra grega que significa: conversão, mudança de direção e mudança de mente. Por isso, entenda que uma pessoa que comete erros ou peca, e escolhe arrepender-se, essa pessoa deseja ardentemente uma mudança de comportamento, de mentalidade e de atitude em relação ao erro cometido. Por isso,  o arrependimento envolve mudanças em nossas vidas, para estarmos mais alinhados com os ensinamentos de Deus e dos mandamentos de Deus. 

Glória a Deus que eu estou diante de pessoas que se arrependeram!!!

O arrependimento não é simplesmente uma sugestão da Bíblia, mas um requisito bíblico!

At 3:19.

19 Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados,

Entenda que não importa o que tenha acontecido, o arrependimento e o perdão acionam a misericórdia de Deus que é infinita.                                     

Para exemplificar sobre o remorso e o arrependimento, eu quero usar Judas, o que traiu Jesus, e cometeu um grave erro. Sabemos que Judas traiu o senhor Jesus por 30 moedas de prata e o entregou aos soldados com um beijo. Mt 27:3-5.

3 Então, Judas, o que o traiu, vendo que Jesus fora condenado, tocado de remorso, devolveu as trinta moedas de prata aos principais sacerdotes e aos anciãos, dizendo: 4 Pequei, traindo sangue inocente. Eles, porém, responderam: Que nos importa? Isso é contigo. 5 Então, Judas, atirando para o santuário as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se.

O texto é claro ao mostrar-nos que Judas parece ter sido surpreendido com o que ocorreu com Jesus. Talvez ele não esperasse que sua atitude levaria a situação tão longe. Porém, diante desse fato o “remorso” foi o que tomou conta dele, e NÃO o arrependimento. 

Se o arrependimento estivesse na vida de Judas, ele não teria se enforcado, antes, teria buscado ocasião de pedir perdão a Jesus de alguma forma.

Quanto mais cedo uma pessoa começa a se arrepender, mais cedo poderá receber o perdão e encontrar a paz. Atrasar o arrependimento pode resultar em “atrasos” ou até perda de bênçãos e de oportunidades.
                                                                                                     
Portanto, como cristãos, precisamos entender em nossas emoções, que o arrependimento leva ao perdão.

O pecado é um fardo pesado e muitas pessoas carregam a culpa dos pecados do passado desnecessariamente. Por isso, devemos entender que na expiação de Jesus Cristo, todos podem ser perdoados, se fizerem o esforço necessário para se arrependerem.

Veja que Pedro também "pisou na bola" com Jesus. E diante das pessoas que o questionavam sobre ele conhecer  Jesus, Pedro negou veementemente que o conhecia em Mt 26:73-74.

73 Logo depois, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente, és também um deles, porque o teu modo de falar o denuncia. 74 Então, começou ele a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem! E imediatamente cantou o galo.

Veja que após entender o pecado que cometera, Pedro chorou amargamente.  Mt 26:75.

75 Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. E, saindo dali, chorou amargamente.

Aqui, já vemos que Pedro se arrependeu, e não apenas sentiu remorso, porque podemos ver o fruto do arrependimento na vida dele. Ele chorou pelo pecado que cometeu. E logo depois Pedro estava junto aos discípulos novamente, buscando a Jesus. Jo 20:1-3.

1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra estava revolvida. 2 Então, correu e foi ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Tiraram do sepulcro o Senhor, e não sabemos onde o puseram. 3 Saiu, pois, Pedro e o outro discípulo e foram ao sepulcro.

Muitos outros detalhes mostram que Pedro se reergueu e avançou em sua vida, perdoado por Deus e servindo a ao Senhor. 

Portanto, houve um caminho: remorso que levou ao arrependimento, que por sua vez ao perdão e à restauração.

De qualquer forma, devemos abandonar os sentimentos duradouros de raiva, amargura ou vingança. Devemos entender que Deus é o juiz supremo e tratará de maneira justa e misericordiosa a cada um, conforme julgar conveniente.                                                                               

Deus é amor, mas também é justiça! Só herdará o Reino de Deus, os que praticam o amor e justiça!

Quem não vive uma vida de comunhão com Deus, não tem herança no seu Reino. Quem disse isso? O próprio Jesus, em Mt 7:21-23.

21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? 23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.

Muitos usam a Bíblia e falam em nome de Jesus, mas paralelamente praticam iniquidades. E a iniquidade é pecado; logo, não estão fazendo a vontade do Pai, e quem não faz a vontade do Pai, não entrará no seu Reino.

O fato de você ainda ser tentado a pecar, não significa que você não tenha se arrependido, mas sim que o pecado deseja que você volte a ele. Por isso, arrependimento e perdão, os dois juntos, são extremamente importantes e necessários para um vida de fé, obediência e santidade ao Senhor. Ambos nos colocam no centro da vontade de Deus.

Nos dias de hoje, as pessoas não querem mais ouvir essa palavra, ela soa antiquada, antiga, e dizem: Ah, esse Apóstolo não entende nada sobre a graça!

O pecado está seguindo os caminhos da modernidade!                                                                                          .             
O que é a graça? Significa um favor que se dispensa ou recebe. Graça consiste no dom sobrenatural, concedido por Deus como meio de salvação. Então, a salvação é pela graça!

A graça é gratuita, e é algo que não podemos alcançar pelos nossos próprios esforços.

O que Bíblia diz sobre o pecado? Diz ques somos pecadores Rm 3:23.

23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.

Em Lc 5:31-32, quando Jesus comia com os pecadores, a Palavra nos diz assim:

31 Respondeu-lhes Jesus: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. 32 Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento.

Lc 15:10.

10 Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.

Ap 3:19-20.

19 Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te. 20 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.

Hoje é o dia que Deus traz essa revelação, de que arrependimento e perdão, ambos colocarão você no centro da vontade de Deus, e Jesus está à porta do seu coração! Veja a importância de se autoanalisar, da sua liberação de perdão, porque Deus não veio chamar o justo, Ele veio chamar o pecador ao arrependimento.

Coloque em prática o que você já sabe! Ganhe vidas para Jesus!

Deus abençoe sua célula!

Nunca se esqueça de mandar um beijo meu a todos da célula!

Beijo no coração!

Amem!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema