TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

O CHAMADO DE DEUS

Como cristãos, devemos entender que quando Deus nos chama, devemos obedecê-lo prontamente! Porque Deus é um Deus absoluto, Senhor, Supremo, Soberano, e se nós O reconhecemos, temos que obedecer. Um não como resposta a Deus, é inaceitável.

Portanto, quando Deus fala, é melhor obedecer!

No livro de Jonas, nós veremos a importância de obedecer prontamente ao nosso Deus. Jn 1:1-3.

1 Veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: 2 Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim. 3 Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.

Então, diante desse texto eu quero fazer uma pergunta: Você crê que realmente esta história aconteceu, não é? Porque a ciência em suas pesquisas, mostra e prova que na época de Jonas, existia um tipo de BALEIA que tinham câmaras de ar, atrás de suas mandibulas, e que vários pescadores foram encontrados vivos, dentro dessas baleias, ou do ventre ou desse lugar onde havia oxigênio. Então, isso nos afirma que aquilo que está escrito, de fato aconteceu.                                                                                   

A história do livro de Jonas é real também, porque é citada por Jesus em Mt 12:39-40. 

39 Ele, porém, respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; mas nenhum sinal lhe será dado, senão o do profeta JONAS. 40 Porque assim como esteve JONAS três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra.

Jonas tinha um caráter muito interessante, a respeito do qual podemos tirar algumas lições para nossa vida e para o nosso chamado ao discipulado. Se com o coração entendermos, evitaremos muitos problemas.

Cada capítulo do livro de Jonas ensina uma grande lição, e aponta muitos benefícios em fazer o que Deus nos ordena.

1ª Lição: Podemos aprender que a obediência a Deus atrai a disciplina. Jn 1:1-2.

1 Veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo: 2 Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim.

Este mandamento parece bastante simples, que era para Jonas se dispor e ir até Ninive pregar a Palavra. Porém, nesse caso, Deus diz para Jonas ir até a grande cidade, NÍNIVE, que era capital da Assíria. Lá havia palácios, a cidade em volta tinha muralhas com 15 portões e uma população que variava em média de 175.000 pessoas. Deus manda Jonas pregar a Palavra nesta cidade.

Como era Ninive? Era uma cidade ímpia. A sua propensão para o mal era muito grande. E Deus disse a Jonas que fosse até Ninive e dissesse a eles só teriam duas escolhas: arrependerem-se dos seus pecados, ou receber a retribuição do que estão fazendo.
                                                                                                                                     
Porém, para esse chamado, Jonas não queria ir. 

Jonas foi um profeta que a vida inteira profetizou a derrota de Nínine e a vitória de Israel.

Podemos ver no versículo 3 que Jonas se dispôs então, para fugir da presença do Senhor. Ao invés de obedecer, e ir para Ninive, foi para Tarsis.

Por que Jonas desobedeceu? Porque em seu conceito, os Ninivitas tinham que morrer por sua maldade.

Nínive era um inimigo implacável de Israel. E Jonas pensou: se eu pregar, eles podem ser salvos, e eu não quero isso. E trazendo para os nossas dias, isso é horrível, queridos. Porque todo cristão que se recusa a testemunhar Cristo, que se recusa pregar a Palavra aos perdidos, é culpado do mesmo tipo de atitude que Jonas teve.

Todo cristão que silencia diante deste mundo perdido, está demonstrando a mesma atitude de Jonas. Seria como pensasse que se o mundo for salvo será terrível, porque tem muita gente ruim nele, assassinos, estupradores etc.

Deus nos chamou para proclamar aos perdidos a mensagem de Deus, para que se arrependam, e não serem destruídos.

Estaremos como Jonas, um homem ou mulher em fuga da presença do Senhor, achando que isso tudo é uma historinha, e que as outras hitórias da Biblia também não farão a diferenças em nós.

Nos dias de hoje tem se revelado a nós com estratégias tremendas, como a Visão Celular no Modelo dos 12, a Aliança de 3 ...

E para onde temos ido? A palavra diz que Jonas fugiu. Jonas disse no versículo 3 que fugiria da presença do Senhor.

3 Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor.

Veja que o texto cita somente as duas cidades no livro de Jonas: Nínive e Társis. E estas duas cidades representavam dois lugares: 1º Nínive: representava o lugar da vontade de Deus. E 2º Társis: que representava a vontade do homem. 

Coloque algo no seu coração hoje: Cada dia que você se levanta de sua cama, se depara com a necessidade de escolher entre essas duas atitudes, igualzinho a Jonas: você escolhe ir para Nínive ou para Társis. Você tem uma atitude de fazer a da vontade de Deus ou a sua própria vontade.     

As minhas atitudes apontam para fazer a vontade de Deus ou do homem.

Deus deixou bem claro para mim hoje, quando estava preparando algo dEle para o discipulado: a vontade dEle para o seu povo, para todas as vidas quem buscam o entendimento, é obedecer a vontade DEle para nós. Porém, Ele tem visto que as nossas próprias vontades tem prevalecido. 
                             
Oro para que vontade de Deus prevaleça em sua vida!

Note em sua vida, que onde você for, é você quem decide ir! Ou seja, as escolhas, as decisões, sempre serão suas.

Eu tenho a certeza de que se você quiser ir para Társis Ele permitirá que você vá, mas saiba de uma coisa: Muita perturbação, lutas, coisas que você nem imagina podem acontecer.

Eu quero que você note também no versículo 3 a expressão:   "pagou, a sua, passagem e embarcou." Pagar significa decidir um destino.

Cada vez que você viaja com Deus, Ele pagará sua passagem!!! Paz, alegira, descanso, provisões, etc... Porém, cada vez que você correr para longe de Deus você pagará a sua passagem: brigas, discórdias, vontades, falta de provisão, etc...

Portanto amados, lembrem-se disso, cada vez que você desobedecer a Deus: a jornada será mais longa para algumas coisas na vida, a jornada ficará difícil, trabalhosa, a jornada às vezes ficará dura, e muitas vezes você até lembrará daquilo que Deus lhe mandou fazer.

Como crentes, precisamos entender que desobedecer é pecado, e sempre o pecado nos levará para longe da presença de Deus, longe do lugar onde Deus queria que fôssemos.

Muitas vezes, o tempo que você gastaria para que acontecesse algo em sua vida, será prolongado. Custará muito mais caro, do que você gostaria pagar, em qualquer área. Tudo isso, fruto da desobediência ao chamado que Deus  fez. E por esta causa, a desobediência de Jonas fez com que todos experimentassem a disciplina de Deus. Versículos 4 a 17.

4 Mas o Senhor lançou sobre o mar um forte vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava a ponto de se despedaçar. 5 Então, os marinheiros, cheios de medo, clamavam cada um ao seu Deus e lançavam ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem do peso dela. Jonas, porém, havia descido ao porão e se deitado; e dormia profundamente. 6 Chegou-se a Ele o mestre do navio e lhe disse: Que se passa contigo? Agarrado no sono? Levanta-te, invoca o teu Deus; talvez, assim, esse Deus se lembre de nós, para que não pereçamos. 7 E diziam uns aos outros: Vinde, e lancemos sortes, para que saibamos por causa de quem nos sobreveio este mal. E lançaram sortes, e a sorte caiu sobre Jonas. 8 Então, lhe disseram: Declara-nos, agora, por causa de quem nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? Donde vens? Qual a tua terra? E de que povo és tu? 9 Ele lhes respondeu: Sou hebreu e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra. 10 Então, os homens ficaram possuídos de grande temor e lhe disseram: Que é isto que fizeste! Pois sabiam os homens que Ele fugia da presença do Senhor, porque lho havia declarado. 11 Disseram-lhe: Que te faremos, para que o mar se nos acalme? Porque o mar se ia tornando cada vez mais tempestuoso. 12 Respondeu-lhes: Tomai-me e lançai-me ao mar, e o mar se aquietará, porque eu sei que, por minha causa, vos sobreveio esta grande tempestade. 13 Entretanto, os homens remavam, esforçando-se por alcançar a terra, mas não podiam, porquanto o mar se ia tornando cada vez mais tempestuoso contra eles. 14 Então, clamaram ao Senhor e disseram: Ah! Senhor! Rogamos-te que não pereçamos por causa da vida deste homem, e não faças cair sobre nós este sangue, quanto a nós, inocente; porque tu, Senhor, fizeste como te aprouve. 15 E levantaram a Jonas e o lançaram ao mar; e cessou o mar da sua fúria. 16 Temeram, pois, estes homens em extremo ao Senhor; e ofereceram sacrifícios ao Senhor e fizeram votos. 17 Deparou o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites no ventre do peixe.

Podemos ver claramente no texto, que Jonas começou a experimentar a disciplina de Deus. E note, que foi bem mais caro, e que não foi apenas a disciplina da tempestade, mas a disciplina de trazer de volta ao propósito.

Portanto, quando Deus fala, é melhor obedecer. Porque os caminhos de Deus, são mais elevados do que os nossos. Por isso, entenda, falo isso com temor e tremor, que a desobediência atrai a disciplina de Deus.

Toda disciplina de Deus, traz libertação! Mas, como será esta disciplina de libertação de Deus? Veja que Jonas é levado da terra para o navio, e do navio para o mar, e do mar para o ventre de um peixe e do ventre do peixe para o propósito. Houve um percurso que poderia ser evitado.

Entenda que para Deus todas as coisas são possíveis. E eu sei que aquele peixe não era um peixe comum. Porque o versículo 17 diz:

17 Deparou o Senhor um grande peixe, para que tragasse a Jonas.

Entenda que aquele peixe era a parede na qual Deus encostou Jonas. Deus deve ter dito assim para Jonas: Eu vou te ensinar a fazer o que te mandei. E Deus mandou a tempestade. Foi Deus quem mandou peixe. E note que a disciplina de libertação de Deus fez com que Jonas fosse induzido a fazer duas coisas:
1º Jonas voltou a orar, veja em Jn 2:1.
1 Então, Jonas, do ventre do peixe, orou ao Senhor, seu Deus.

. Essa atitude de orar, era o que Ele deveria ter feito em primeiro lugar, antes de ter tomado a sua primeira atitude de fugir.

2º Depois de orar, Deus levou Jonas ao arrependimento, versículos 2 a 4.
2 e disse: Na minha angústia, clamei ao Senhor, e Ele me respondeu; do ventre do abismo, gritei, e tu me ouviste a voz. 3 Pois me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas passaram por cima de mim. 4 Então, eu disse: lançado estou de diante dos teus olhos; tornarei, porventura, a ver o teu santo templo?  

Versículos 9 e 10.

9 Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao Senhor pertence a salvação! 10 Falou, pois, o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra.
 
O que Jonas fez? Jonas fez o mesmo tipo de entrega que nós um dia fizemos a Deus. Um dia, nós encontrarmos Jesus, prometemos e fizemos uma aliança de que iríamos seguí-Lo e obedecer à Sua voz. Um dia assumimos um compromisso com o Senhor de que ganharíamos vidas para Ele, e que O obedeceríamos.

Veja bem, o que o que Jonas estava dizendo: “Senhor, eu vou fazer o que eu te prometi: vou te obedecer”.

A coisa boa é que Jonas aprendeu a lição. E a coisa ruim, é que ele aprendeu pelo caminho mais difícil.

A desobediência traz disciplina e a disciplina traz libertação. Mas, graças a Deus, Ele é um Deus que dá uma segunda oportunidade. Quando nós falharmos, e falhamos, Ele nos perdoará. Quando desobedecermos, e desobedecemos, Ele permanecerá fiel. Quando cairmos, e nós caímos, Ele nos levantará. Graças a Deus, Eles não nos lança fora!

Repita: Obrigado Deus, por perdoar os meus pecados, mesmo que eu não mereça ser perdoado!

Ministre sempre o que Deus manda. Porque, às vezes, as pessoas só querem ouvir a mensagem sobre o céu, mas Deus manda pregar sobre o inferno. Alguém pode pensar que precisa de uma mensagem de consolo, mas Deus envia uma mensagem de exortação.

Aprenda que a desobediência traz disciplina e a disciplina libertação.

Essa libertação, de Jonas, mostrada na Biblia, é o único relato em toda a história, e em toda a Bíblia, onde uma cidade inteira, em que cada pessoa foi salva por uma mensagem de Deus. Mas de 175.000 pessoas, homens, mulheres, jovens, e crianças todas foram salvas.

Deus é um Deus de misericórdia! Não resista o chamado de Deus! E não rejeite o chamado de Deus!

Como está sua célula? Você tem levado a mensagem de Deus?

Você é o melhor de Deus para esse tempo! Seja disciplinado em cumprir o que você tem recebido dEle!

Deus os abençoe! Beijo no coração de todos da célula!

Amém!


 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema