TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

A VOZ QUE EU ESCUTO

Como é bom saber que Deus está constantemente preocupado conosco! Como é bom saber que Ele se importa com  nossas vidas! Que Ele se importa com nossa condição espiritual! E que Ele ainda continua usando os meios dEle, para nos chamar para perto dEle, oferecendo sempre um novo tempo!

Portanto, veremos sobre Samuel, um jovem que começou ouvindo a voz de Deus. I Sm 3:1-10.

1 O jovem Samuel servia ao Senhor, perante Eli. Naqueles dias, a palavra do Senhor era mui rara; as visões não eram freqüentes. 2 Certo dia, estando deitado no lugar costumado o sacerdote Eli, cujos olhos já começavam a escurecer-se, a ponto de não poder ver, 3 e tendo-se deitado também Samuel, no templo do Senhor, em que estava a arca, “antes que a lâmpada de Deus se apagasse”, 4 o Senhor chamou o menino: Samuel, Samuel! Este respondeu: Eis-me aqui! 5 Correu a Eli e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei; torna a deitar-te. Ele se foi e se deitou. 6 Tornou o Senhor a chamar: Samuel! Este se levantou, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Mas ele disse: Não te chamei, meu filho, torna a deitar-te. 7 Porém Samuel ainda não conhecia o Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor. 8 O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel, terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Então, entendeu Eli que era o Senhor quem chamava o jovem. 9 Por isso, Eli disse a Samuel: Vai deitar-te; se alguém te chamar, dirás: “Fala, Senhor, porque o teu servo ouve”. E foi Samuel para o seu lugar e se deitou. 10 Então, veio o Senhor, e ali esteve, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel! Este respondeu: Fala, porque “o teu servo ouve”.

Nesse texto, vemos quando Deus se revelou a Samuel em seu quarto, no lugar do seu repouso, eu quero que você note: o momento e o movimento que Deus usou para falar com Samuel, o qual diz assim, “antes que a lâmpada de Deus se apagasse”. Veja o versículo 3 de novamente.

3 e tendo-se deitado também Samuel, no templo do Senhor, em que estava a arca, “antes que a lâmpada de Deus se apagasse”.                                                                  

E ai eu faço um pergunta: O que essa expressão quer nos dizer? “antes que a lâmpada de Deus se apagasse”. Porque é exatamente a respeito disso, que nós precisamos vigiar; porque isso, está acontecendo nos dias de hoje na vida de muitas pessoas.

Essa expressão usada, alerta-nos hoje nessa celula, e alerte também na célula que você ministrará, sobre a lâmpada de Deus estar se apagando na vida de muitas pessoas. E nós sabemos que esse fogo não poderia se apagar sobre o altar, ou seja, essas lâmpadas não poderiam apagar-se dentro da Casa de Deus. Porque, em um altar para Deus, duas coisas o sacerdote deveria ter o devido cuidado:

1º Manter o fogo acesso sobre o altar, ou seja, as lâmpadas do candelabro precisavam estar acessas.
2º Cuidar sempre do fogo na tenda, durante todo o dia para ministração.

Hoje, na nova aliança em Cristo Jesus, o altar representa nossas vidas em comunhão com Deus.
A lâmpada representa o Espírito Santo. E a Casa de Deus somos nós, como templo e morada do Espírito Santo, como Paulo diz em I Co 3:16-17.

16 Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 17 Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.

Portanto, somos nós que precisamos cudar da casa de Deus, precisamos manter a chama do Espírito Santo ardendo dentro de nós, para que a glória de Deus nunca se aparte das nossas vidas.                                       

Mas, Apóstolo, como eu posso destruir o templo de Espírito Santo em minha vida? Quando não damos o devido cuidado ao templo. Por exemplo: quando bebemos, fumamos, fofocamos, murmuramos, brigamos, entramos em prisões emocionais, tanto físicas como na alma. Veja o que Deus disse em I Co 3:17.

17 Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.

Porém, para entrarmos no tempo da multiplicação, Deus hoje quer falar conosco e nos ensinar 3 coisas a respeito das quais devemos vigiar, antes que a lâmpada de Deus se apague.

1º Precisamos aprender a ouvir a voz certa.

A lâmpada significa a presença de Deus!

Nós sabemos que o candelabro deveria permanecer constantemente aceso. E nós podemos ver isso em Lv 24:1-2, porque significava que Deus estava ali.

1 Disse o Senhor a Moisés: 2 Ordena aos filhos de Israel que te tragam azeite puro (unção de Deus) de oliveira, batido, para o candelabro, (7 Dias de Luz) para que haja lâmpada acesa continuamente.

Entenda, você é a tenda, você é o lugar sagrado, você é o templo do Deus vivo, você é a lâmpada acesa de Deus nesse tempo. Mas, infelizmente, a presença de Deus estava se apagando naquele tempo. E antes que a lâmpada de Deus se apagasse, Deus chamou Samuel.

Ao revelar-se a Samuel, Deus teve um “objetivo”, “um propósito”, “uma restauração”, “uma oportunidade”. Deus estava demonstrando a maneira, de como Ele queria que vivessemos.

Deus chamou Samuel, para que ele fizesse a Sua vontade. Deus o chamou para que ele proclamasse Sua Palavra ao povo. Deus o chamou para ele promover um exemplo de fidelidade. Deus o chamou para que ele chamasse o Seu povo ao arrependimento, a uma renovação de vida, ou seja, um novo estilo de vida. Assim como Deus tem nos chamado.
                                                                                                              
No principio Samuel não entendeu a voz de Deus, e por três vezes foi à procura da voz errada. Ele pensava sempre que era o sacerdote Eli que o chamava. E isso trás um grande ensinamento hoje. Isso mostra que Samuel ainda não tinha um relacionamento e nem um conhecimento mais profundo, para discernir a voz certa. Versículo 7.

7 Porém Samuel ainda não conhecia o Senhor, e ainda não lhe tinha sido manifestada a palavra do Senhor.

Precisamos vigiar muito, precisamos cuidar muito bem da nossa audição espiritual, porque a voz que ouço pode me dar uma direção errada. E Deus tem levantado pessoas na Igreja MMA, para serem a voz DEle, e para dar a direção correta às pessoas que nas ouvem.                                 

Vemos no texto que o sacerdote Eli ensinou Samuel a responder, e falar com Deus. Versículo 9.

9 Por isso, Eli disse a Samuel: Vai deitar-te; se alguém te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. E foi Samuel para o seu lugar e se deitou. 

Quantas vezes o Senhor já chamou você?  Quantas vezes o Senhor já admoestou e revelou a você? Quantas vezes a palavra que sai do altar ensinou a você o caminho certo, a falar com Deus, mas você ainda não ouviu?
                            
Deus ainda continua chamando, mas muitos ainda não sabem discernir essa voz.                                                      

Portanto, se Deus colocou você aqui, é porque Deus está ensinando-o a ouvir a voz certa.

Somente o seu Apóstolo, o anjo da Igreja, e seu como líder, podem orientar-lhe sobre a voz que você está ouvindo. Veja que Jesus já orientava assim em Jo 10:27.

27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.
                                                                                                                                                                        
Diga: Fala Senhor, porque o teu servo ouve!

2º Aprender ser fiel ao Senhor.

O povo de Israel, naquela época, foi levado a praticar os costumes e ensinamentos dos povos que estavam ao seu redor. O que passou acontecer? O povo de Israel, não tinha se separado totalmente da cultura maligna dos cananeus. Por isso, precisamos vigiar a cultura que nos rodeia! - Ah, mas lá pode! Ah, lá deixam! Veja, que eles preferiram os benefícios materialistas e os prazeres imorais, deixando assim de serem fiéis aos ensinamentos do Deus de Israel.

Você entenderá agora, como isso é perigoso, porque os filhos do sacerdote Eli eram homens que exerciam o sacerdócio. Eles eram homens consagrados para ensinar o povo a serem santos, mas de repente, a Palavra diz que se tornaram filhos de Belial. Eles começaram a se aproveitar de suas posições de sacerdotes, de escolhidos, para obterem todo o tipo de vantagens e praticarem a imoralidade sexual. E a Bíblia diz em I Sm 2:12, que eles não se importavam com o Senhor.                                                                                           

12 Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial e não se importavam com o Senhor;

Nenhum líder de conduta imoral, pode dirigir o povo de Deus!

Deus deseja que seu povo seja fiel em todas as áreas de suas vidas; não pode existir mistura. Deus mata quem assim procede, é uma questão de tempo.                                                                                         

Portanto, precisamos rever nossas atitudes, dia a dia, pois o nosso inimigo trabalha incansavelmente!

Eu não sei como você se encontra como líder hoje,  como discipulador ou como discípulo, ou como está o seu testemunho diante do povo, não estou com você 24 h. Mas, como sacerdote do Deus altíssimo digo a você: - Não deixe que a lâmpada de Deus se apague na sua vida!                     
                                                                                    
Hoje mesmo, você pode se arrepender! Deus, por Sua misericórdia, nos dá a oportunidade de sermos restaurados, de pedir a Ele um novo tempo, pedir um novo templo cheio do Espírito Santo.

Estamos debaixo de um tema: JESUS O REI SOBRE TODA A TERRA! Deseje nesse ano MULTIPLICAR!

3º - a terceira e última coisa que podemos fazer: vigiar sempre para que a lâmpada de Deus não apague! Pedir a Deus, para sermos levados ao arrependimento.                                   

Veja que o propósito de Deus para Samuel, foi chamar Samuel para levar o Seu povo ao arrependimento, a um novo tempo para multiplicar as bênçãos na vida aquele povo.

Não se preocupe, porque Deus sabe que a inclinação natural do homem é sempre para o mal. E isso sempre foi assim desde o Éden, e tem permanecido assim por toda a história da humanidade e do povo de Deus.
                                                                    

Deus, com o Seu amor sem fim, Deus está sempre chamando seu povo ao arrependimento, sempre chamando o homem “antes que a lâmpada se apague”.

Quando a lâmpada de Deus estava se apagando em Israel; Deus chamou Samuel. Deus chamou Davi. Deus chamou muitos homens que ouviram a voz certa. No final de tudo, Deus chamou Jesus Cristo, para que sua lâmpada e a minha lampada não se apagassem. E que pelo nosso entendimento, não se apagassem as lâmpadas de todos que estão ao nosso derredor.

Hoje é dia de arrependimento! Hoje é dia de acender uma nova lâmpada para o Senhor em sua vida!

Deus chama você hoje para uma nova história, livre das prisões emocionais e fisicas!

Aprenda a ouvir a voz certa!  Aprenda a ser fiel ao Senhor! Aprenda a pedir a Deus, para que Ele leve você ao arrependimento!   
                          
Entenda que Deus ao chamar Samuel, o fez para mostrar a maneira como Ele queria que vivessemos.

Deus chamou Samuel para que ele fizesse a Sua vontade. Deus o chamou, para que ele proclamasse Sua palavra ao povo. Deus o chamou para ele promover um exemplo de fidelidade. Deus o chamou para que ele chamasse o Seu povo ao arrependimento. Deus quer que você comece a multiplicar quem você é em Cristo!
 
Amem.
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema