TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

É MINHA RESPONSABILIDADE ADORAR A DEUS - PARTE 2

Vimos no último estudo sobre os dois atos de adoração a Deus. 1º ATO - Adorar de todo o coração. 2º ATO - A maneira física de adorar. E hoje veremos o 3ºe o 4º ato sobre adorar.

No 3º ato, veremos 6 elementos resumidos que nos levam à adoração.

1º Elemento no ato de adorar é a oração.

A oração leva-nos a reconhecer a Jesus, como tudo em nossas vidas.

Portanto, é na oração que nós mostramos a Deus quem nós somos e do que necessitamos DEle. E é na oração que podemos rasgar o nosso coração, e confessarmos o Senhorio de Cristo em nosso viver. E se você observar o poder de uma oração, ou de uma intercessão, a Palavra nos diz assim I Jo 5:14-15.

14 E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. 15 E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.

Veja que Jesus ensinou muitas coisas, inclusive ensinou os discípulos a orar em uma adoração bem individual. Jesus disse, em Mt 6:6.

6 Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

2º elemento no ato de adorar é a confessar os nossos pecados.

A confissão nos leva a conhecer o poder de Deus, e de conhecer também a nossa pequenez diante dEle.

Nós passamos a reconhecer que somos pecadores, e por isso carecemos de sua glória em nós. E é na confissão, que pedimos perdão dos nossos pecados. Veja que em Lc 18:9-14, vejamos a parábola do fariseu e o publicano.

9 Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros: 10 Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano. 11 O fariseu, posto em pé, “orava de si para si mesmo”, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; 12 jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. 13 O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: “Ó Deus, sê propício a mim, pecador”! 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado.
                                                                                    
Portanto, veja que na confissão sincera dos nossos pecados, nós devemos nos humilhar perante Deus e sua potente mão, e podemos ser justificados por Jesus.

3º Elemento no ato de adorar é a confissão de fé.

Precisamos reconhecer que existe um criador que está acima de nós, e a fé é a prova da soberania de Deus.

Portanto, confessar a nossa fé, é confessar Jesus como Senhor e Salvador, como o dono da nossa vida, e que Ele é o filho de Deus. Veja que I Jo 4:15, a Palavra nos diz assim.

15 Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus

É voce professar sempre Jesus e reconhecer que Ele é o filho de Deus.....

4º Elemento no ato de adorar, é a leitura da Palavra. 

Portanto, é através da leitura da Palavra, que fortalecemos a nossa fé em Jesus.

É lendo a Palavra de Deus, que podemos conhecer quem Ele é, os seus feitos, o seu amor por nós, é sermos fortalecidos pelo Espírito Santo. Por isso o Sl 119:105, nos fala.

105 Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.

5º Elemento no ato de adorar é a Ceia do Senhor.

A ceia gerará em nós, uma comunhão maior com o Senhor e com os irmãos.

A ceia é o reconhecimento da sua morte e ressurreição. E é na ceia que somos curados. Ou seja, a adoração autêntica, só é possível com base no sangue de Cristo.

A adoração na Santa Ceia é a recordação do sacrifício de Cristo. Por isso, que ao participarmos dessa adoração, lembramo-nos do indescritível amor de Deus por nós, ao entregar seu Filho como sacrifício em nosso lugar.

6º Elemento no ato de adorar é o ofertório.

O ato de ofertar é voluntário, e você mostra a disposição do seu coração em dar com alegria, e não com tristeza, dando o melhor que tem.

Eu me lembro, que no inicio da minha conversão, quando era para eu dar, eu não dava, porque vinha um pensamento em mim assim: “Ah! Deus sabe que quando eu tiver mais eu dou!”.  E esse pensamento, atrasou muito a minha vida, porque no início eu ficava constrangido, depois nem isso mais eu ficava, ou seja, ficava totalmente barrado nesse nível de adoração, mas, graças a Deus eu fui curado, porque nunca devemos aparecer diante de Deus de mãos vazias. Mt 18:20 nos alerta.

20 Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.
                                                                         
Portanto, o dar nos leva a duas coisas que devem ser bem resolvidas em nosso entendimento;

1º Precisamos devolver a Deus o que é dEle. Por que? Porque essa adoração nos levará a reconhecer pela fé, que a Sua fidelidade para conosco dura para sempre.
                   
2º A nossa oferta é uma adoração tremenda e muito importante, porque elas gerarão as promessas. Pv 3:8-9.

8 Pois isso será como um bom remédio para curar as suas feridas e aliviar os seus sofrimentos. 9 Adore a Deus, oferecendo-lhe o que a sua terra produz de melhor. (esta falando de ofeta) 10 Faça isso, e os seus depósitos ficarão cheios de cereais, e você terá tanto vinho, que não será capaz de armazenar.

Portanto, nunca podemos perder a nossa adoração de ofertar, pois ativamos as promessas em nossa direção.

4º Ato -  Todos nós podemos ser adoradores.

Como? Servindo na casa de Deus.

Nós vimos que Deus está em busca de adoradores que o adorem em espírito e em verdade. Então, podemos adorar servindo na casa de Deus.

Hoje, temos várias maneiras de servir. Temos várias Redes, onde podemos servir a Deus. Rede de Jovens. Rede de Crianças. Rede de Intercessão. Rede da Familia. Rede de louvor. Rede de Teatro. Rede de Dança.

Precisamos ter muito cuidado, para que não ocorram "panelinhas", grupinhos nessas redes, fugindo da verdadeira adoração, e acabar caindo em Mt 7:22-23.

22 Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? 23 Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.  

A iniqüidade é um erro. Ela é contrária à vontade de Deus, fere aquilo que Deus determinou como sendo o melhor. Ou seja, é eu deixar de fazer aquilo que devo fazer.

Devo sempre adorar com a mente de Cristo, com inteligência espiritual.
                                         
Veja que podemos adorar a Deus tendo um coração voluntário, disposto a servir a Deus em todo o tempo.Em Ef 6:5, a Palavra diz:

5 Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso “senhor” segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo.                                             

Como é isso? A Cristo? Isto é, a seus líderes espirituais, que é o seu Apóstolo, seu Pastor seu discipulador seu líder.

Devemos ter atos de adoração. Veja que podemos sim, adorar a Deus, servindo a Ele em espírito e em verdade.

Devemos buscar e servir, com todas as nossas forças. Mt 7:7-8.

7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. 8 Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.                                                    

Deus já falava ao profeta em Jr 29:13 assim.

13 Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.

Em Cl 3:22-25, está escrito que somos servos uns dos outros.

22 Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão-somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor. 23 Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, 24 cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; 25 pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas.

Há pessoas que esperam o líder se ausentar para deixar de cumprir suas obrigações, ou seja, por não vigiar, deixam de adorar. Isso é desonra e toda desonra colhe maldição. Por isso, uma das melhores adorações é servir a Deus, com honra.                                         

Portanto, vimos nessas duas células sobre os atos de ADORAÇÃO;

1º ATO - Adorar de todo o coração.
2º ATO - Expressar a maneira física de adorar.
3º ATO - Foram os 6 elementos fundamentais para adorar. 1ª Oração. 2ª Confissão dos pecados. 3ª Confissão da fé.  4ª Leitura da palavra. 5ª Participar da ceia sempre, porque é uma declaração de amor e de Fé sobre a morte e ressurreição de Cristo.  6º Ofertório; Dar o fruto, com entendimento.
4º ATO - Servir na casa de Deus.

Portanto, para chegarmos ao trono de Deus, precisamos nos apresentar irrepreensíveis, mortificando a nossa carne todos os dias, vencendo as ciladas do maligno que tenta nos acusar, nos fazendo tropeçar.

Precisamos vigiar em todo o tempo, buscando a santidade, o amor, a mansidão, o domínio próprio, buscando a Deus de todo o nosso coração, confessando nossas culpas uns aos outros em amor.
                                          
Como foi Deus quem nos chamou, devemos servir a Deus de todo o nosso coração, nos humilhando perante Ele, lendo a sua Palavra, buscando a sua vontade para nossa vida, abrindo o nosso coração para que Ele possa entrar, crendo que Ele ressuscitou dos mortos e hoje vive e reina para sempre.

Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores! Ele é mestre dos mestres! O todo poderoso! O El-Shadai! O Messias! O Salvador! O primeiro e o último! O alfa e o Omega! O Criador de tudo e de todas as coisas! O Deus de Israel! O Leão da tribo de Judá! O cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo! Ele é Jesus Cristo, o nosso Senhor. E em Jo 15:16-17 Ele disse assim para você:

16 Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. 17 Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.

Deus abençoe! Tenham uma excelente célula!! Beijo a todos!!!

Amém.

 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema