TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

NOÉ, HOMEM FIEL

 A Bíblia diz que NOÉ achou graça diante de Deus.
         
Pense um pouco; Se você tivesse sido NOÉ, você teria achado graça diante de Deus? Gn 6:8.

8 Porém NOÉ achou graça diante do SENHOR.

Nós podemos entender perfeitamente que o Senhor Deus aprovava o que NOÉ fazia. Veja que o texto está nos dizendo que Deus se agradava de NOÉ e isso é algo tremendo. Por que? Porque Deus é santo, e é difícil imaginar que um homem pudesse realmente viver de tal modo, a dar prazer a Deus, na geração em que NOÉ estava vivendo.   
Portanto, se NOÉ o fez, nós também podemos! Como? Veja em Gn 6:9-10.

9 Esta é a história de NOÉ. Ele foi pai de três filhos: Sem, Cam e Jafé. NOÉ era um homem direito e sempre obedecia a Deus. 10 Entre os homens do seu tempo, NOÉ vivia em comunhão com Deus.

Ou seja, NOÉ era homem justo e íntegro entre povo de sua época, e NOÉ em seu chamado andava com Deus.

Portanto, NOÉ era um homem fiel a Deus e vivia como Deus gostava que ele vivesse. E, a palavra nos diz que NOÉ vivia em uma época de muita maldade, e os versículos 11 e 12 dizem.

11 Para Deus todas as outras pessoas eram más, e havia violência por toda parte. 12 Deus olhou para o mundo e viu que estava cheio de pecado, pois todas as pessoas só faziam coisas más.

Portanto, podemos aprender na palavra que é possível viver fielmente diante de Deus, no meio da um povo contaminado.

Você precisa agradar a Deus, você precisa fazer isso, porque a vida de um servo fiel a Deus é tremenda.

A nossa disciplina para andarmos com Deus é muito diferente do que pensamos.

Você quer andar com Deus? Veja que a mulher dele, foi uma mulher virtuosa. E Noé foi um sacerdote tão bom, que em tudo a sua mulher o aprovava. Noé tornou-se na Bíblia, o homem que envolveu toda a sua família na obra de Deus. Gn 7:1-5.

1 Depois o Senhor Deus disse a Noé: Entre na barca, você e toda a sua família, pois eu tenho visto que você é a única pessoa que faz o que é certo. 2 Leve junto com você sete casais de cada espécie de animal puro e um casal de cada espécie de animal impuro. 3 Leve também sete casais de cada espécie de ave para que se conservem as espécies que existem na terra. 4 Pois daqui a sete dias eu vou fazer chover durante quarenta dias e quarenta noites. Assim vou acabar com todos os seres vivos que criei. 5 E Noé fez tudo conforme o que o Senhor Deus havia mandado.

Agora que você têm uma compreensão geral de quem foi Noé, depois de ler essas passagens; Que tipo de pessoa era Noé? Gn 6:18-22.

18 Mas com você eu vou fazer uma aliança. Portanto, entre na barca e leve com você a sua mulher, os seus filhos e as suas noras. 19-20Também leve para dentro da barca um macho e uma fêmea de todas as espécies de aves, de todas as espécies de animais e de todas as espécies de seres que se arrastam pelo chão, a fim de conservá-los vivos. 21 Ajunte e leve todo tipo de comida para que você e os animais tenham o que comer. 22 E Noé fez tudo conforme Deus havia mandado.

Por isso o texto original diz: “Era homem justo e perfeito em suas gerações”.

De acordo com a compreensão das pessoas modernas, que tipo de pessoa era um “homem justo” naquela época? Se ele era um homem bom, um homem justo, ele deveria ser um homem perfeito. Mas aí vem a pergunta: Você sabe se esse homem perfeito, era perfeito aos olhos do homem ou era perfeito aos olhos de Deus? Sem dúvidas, esse homem perfeito, era um homem perfeito aos olhos de Deus, e não aos olhos do homem. Por que? Porque muitos homens, até nos dias de hoje, são homens cegos e não consegue ver.                                   

Porém, Deus está observando toda a terra e cada pessoa, e só Deus sabia que Noé era um homem perfeito.

Portanto, o projeto de Deus para destruir o mundo com um dilúvio começou a partir do momento em que Ele chamou Noé. Quando decidiu destruir o mundo, Deus planejou encontrar alguém para construir uma arca. E Deus escolheu Noé para fazê-lo. Por isso, todo líder que desenvolve um projeto, tem que confiar em quem encomendou, porque Ele é perfeito.

Você tem confiado no projeto que Deus te confiou? Porque neste projeto de ganhar vidas, consolidar vidas, discipular vidas e enviar vidas, tem uma ordenança, onde Jesus descreve o caminho, o projeto perfeito dEle, para ser executado, pois há uma promessa para quem obedece.Mt 28:18-20.

18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Portanto, todo o Líder que desenvolve o projeto de Jesus, de estabelecer o seu Reino aqui na terra, tem que confiar em quem encomendou! JESUS!!! Isso é crer! Você crê? Porque se você crê, você faz!                                                                
Veja que Noé sabia de quem era o projeto grande, porém, ele não tinha recursos e nem conhecimento para desenvolvê-lo. Ou seja, Noé recebeu esse projeto grande, e com poucos recursos, mas mesmo assim creu que tinha um grande Deus como seu sócio. Com isso, nós podemos aprender hoje que a nossa fé, é o combustível essencial para andar com Deus.

Veja: Noé não sabia de onde viria a madeira. Noé não tinha nem ideia de onde conseguiria o betume. Noé, poderia até ter perguntado: Deus, como vamos arrumar esse material todo?. Noé poderia ter dito: Como eu vou fazer Deus, e a mão de obra para executar, só eu a mulher e esses meninos? Mas ele não fez!!! Ele creu na providência.

Deus quer providenciar tudo para você, basta crer.                                                                             

Portanto, note que Noé não criou obstáculos, Noé não criou problemas e nem dificuldades, Noé não encheu Deus de perguntas. E nós precisamos ser e aprender com Deus, que salvou a nossa casa e família!!!

Nós devemos aprender a olhar para Deus, como quem tem nos mandado fazer a Sua obra, e mostrar a Ele, com atos e atitudes, que cremos neste chamado e nesse projeto.
                                                                              
Se temos o dono do ouro e da prata, não podemos nos preocupar com o financiador do projeto. Note que Noé, não teve dúvida, e logo conseguiu colocar a sua família no projeto de Deus, e hoje, esse é nosso grande desafio.

Portanto, se não confiarmos em Deus, abortamos o chamado. Mas se confiarmos no chamado, milagres já estão vindo em nossa direção.

Portanto, comos líder, você precisa confiar em seu chamado, e principalmente, em quem tem te encomendado algo divino, para que você execute aqui na terra. Veja que a parte b do versículo 20, irá se cumprir em sua vida, se você obedecer.

20b E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

Portanto, Jesus já deu a arca para nós, a sua Igreja e um altar para Ele nos orientar e também podermos adorá-lo.

Note que a família de Noé ao descer da Arca, a primeira coisa levantada por Noé  foi um altar Gn 8:20-22.

20 Levantou Noé um altar ao Senhor e, tomando de animais limpos e de aves limpas, ofereceu holocaustos sobre o altar. 21 E o Senhor aspirou o suave cheiro e disse consigo mesmo: Não tornarei a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque é mau o desígnio íntimo do homem desde a sua mocidade; nem tornarei a ferir todo vivente, como fiz. 22 Enquanto durar a terra, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite.

Portanto, podemos ver que os planos de Deus nunca foram de amaldiçoar ou destruir o homem, porém, nós somos frutos de nossas escolhas, das nossas descisões. Veja que a Bíblia nos mostra o desejo do coração de Deus, em Gn 9:7.

7 Mas sede fecundos e multiplicai-vos; povoai a terra e multiplicai-vos nela.

Portanto, entenda que a ordem é: sede fecundos; Multiplicai-vos; Povoai a terra; E multiplicai-vos nela.
                            
O líder que entende o projeto de Deus é fecundo e multiplica, e povoa a terra.

Para que isso aconteça:
1º Envolva a sua família no chamodo e no projeto de Deus.
2º Confie em quem encomendou o projeto.
3º Conclua o projeto levantando os seus 12, ou ganhando vidas para Jesus pois esse é o modelo que Deus quer usar para esse tempo em sua Arca e Altar.
4º Tenha a sua visão ampliada, e tome posse da terra.                                                                                 

Amem.
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema