TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

DOIS CAMINHOS - ESTREITO E LARGO - LUZ E TREVAS

Falaremos hoje sobre dois caminhos, porque todos nós temos duas opções, dois caminhos, e é simples assim. Ou caminhamos na luz, ou caminhamos nas trevas. E nós podemos observar o que Jesus fala sobre isso: Lc 11:23.

23 Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha.

Desde o início da criação, em Gn 1:1-5, a palavra nos diz:

1 No princípio, criou Deus os céus e a terra. 2 A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. 3 Disse Deus: Haja luz; e houve luz. 4 E viu Deus que a luz era boa; e fez “separação” entre a luz e as trevas. 5 Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia.

Porém, note que a primeira coisa que Deus criou foi a luz, versículo 3.

3 Disse Deus: Haja luz; e houve luz.

E todos nós sabemos, que não se cria nada na escuridão. Que não se vê nada na escuridão. E Deus começa a história da Terra, onde Ele colocaria o homem, em uma direção, em um caminho.

Porém, quando Deus afastou o homem da escuridão, das trevas, isso nos mostra claramente o cuidado de Deus em nos ministrar o Seu desejo.

Portanto, na criação do mundo, podemos ver a graça se apresentar de uma forma maravilhosa, nos mostrando uma provisão que foi preparada por Deus para sua criação. Por isso, na criação do homem, a graça de Deus se manifesta no fato de que ao homem foi concedido até mesmo ser semelhança de Deus. Gn 1:26.

26 Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.

Hoje, nós podemos dizer que essas trevas, essas escuridões, são a falta de conhecimento, é a ausência completa da luz, que por sua vez é a ausência de Deus. Ou seja, a maioria da humanidade caminha assim, em trevas, e a luz não consegue penetrar na mente poluída, que infelizmente, está envolvida pelo domínio do pecado.
                                                            
Veja que o homem foi criado à semelhança de Deus e ele era perfeito em seus caminhos. Porém, nós sabemos que uma grande desordem caiu sobre o mundo, e todos nós sabemos também, que a natureza dessa desordem foi a desobediência a esse CAMINHO dado. Por isso, o CAMINHO da desobediência e da desonra são CAMINHOS de pecado terrivel! E para nós hoje, só existe uma esperança: Jesusc a LUZ do mundo.

Só o Espírito Santo ainda pode continuar iluminando o coração dos homens, e Ele continua agindo, salvando, libertando, curando; Ele ainda é o mesmo. E quando nós olhamos os dias de hoje, nós podemos ver que esses CAMINHOS do inimigo, só servem para: instalar o caos na terra. Instalar o caos em uma cidade. Instalar o caos nas famílias onde os valores morais e espirituais são banalizados.

O CAMINHO do pecado faz as pessoas desprezarem as coisas divinas.

Portanto, nós como cristãos, como líderes de Jesus, como filhos, como discípulos, temos que lembrar das nossas responsabilidades. Temos que lembrar que também somos LUZ e que o nosso Deus é o mesmo.

Se Deus foi capaz de criar o mundo no caos, Ele tembem é capaz de criar o novo dEle, em nossas vidas, em nossas histórias! De criar o novo dEle, em nossas famílias!

Veja que Deus ao enviar Jesus, veio com uma palavra para nos dar uma direção, que ao entendermos essa ordem do filho de Deus, mudaria o nosso destino. Mt 7:13-14

13 Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o CAMINHO que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), 14 porque estreita é a porta, e apertado, o CAMINHO que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.

A nossa vida é feita de decisões! Por isso, nós precisamos estar conscientes, e aprender que existe uma lei natural que rege as nossas decisões, e ela tem um nome, é chamada “lei da semeadura”, isto é, aquilo que plantamos, colhemos.

Quando tomamos decisões acertadas, nos damos muito bem. Mas se tomarmos decisões erradas, sofreremos as consequências. E há determinadas decisões que não podem ser mais mudadas, e você já deve ter experimentado disso. Porque, na vida, Deus nos mostra, e nós lemos no texto, que existem dois caminhos para o ser humano. E um dos caminhos, é o caminho largo, e sabemos que esse caminho nada nos exige. É um caminho que todos podem andar por ele, sem qualquer constrangimento ou exigência, porque são trevas. Ou seja, é um caminho, que cada um anda do jeito que quer. E esse caminho, não há proibições nem restrições. Nesse caminho tudo é permitido; nada é proibido. Esse caminho oferece diversões e prazeres etc. E você pode observar, que ao longo desse caminho, as pessoas celebram as trevas, celebram os seus prazeres, as pessoas curtem a vida sem a LUZ, e acabam negando a si mesmos a imagem de Deus.

É muito importante refletir antes de tomar uma decisão, se esses caminhos são caminhos de LUZ ou de TREVAS, porque nós já temos o entendimento sobre isso. E estou falando aqui, porque todo ser humano que ouve a Palavra, que se converte ao Senhor, precisa andar nesse caminho de luz, nesse caminho estreito, que Jesus ordenou que entrássemos por ele. Ou seja, não existem decisões nenhumas na vida, que não tenham consequências; Ou a decisão será boa. Ou será ruim.

Veja que Deus criou o mundo, e fez separação entre a LUZ e as TREVAS e nos disse, que seríamos a imagem e semelhança dEle, e nos mostra um CAMINHO de LUZ em Jo 8:12.

12 De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue  não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.
                                                                                     
Já em Mt 5:14-15, Jesus já afirma assim:

14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; 15 nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.

Um pouco mais a frente, nos dá essa ordem que já lemos, para entrar nesse CAMINHO em Mt 7:13.

13 Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o CAMINHO que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela),
                                                                                                               
Nós sabemos também, que ao longo desse caminho, existem muitas vozes que tentam nos desviar do propósito já estabelecido por Deus, e Jesus diz assim em Mt 24:13.

13 Aquele, porém, que “perseverar até o fim”, esse será salvo.

Porém, esse caminho apertado ou a porta estreita, Jesus já conquistou para que nós pudéssemos passar por ela, e Ele andou nela. E se Jesus passou, iremos juntamente com Ele passar, pois devemos perseverar até o fim e sermos fiéis discípulos.

Portanto, somos “desafiados por Jesus” a andar pelo caminho apertado e a passar pela porta estreita que nos conduz à “vida eterna”. Por isso, precisamos ter muito discernimento espiritual, porque a Palavra nos adeverte assim, em Pv 14:12.

12 Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminho de morte.
                                                                                         
Portanto, decida hoje a andar pelo CAMINHO da vida que é Jesus!

Entenda, como cristão, que “há CAMINHO” que ao homem: às vezes, achamos que é o CAMINHO certo. Às vezes achamos que é o CAMINHO correto. Às vezes achamos que o CAMINHO é bom. Muitos até usam desses caminhos para dar desculpas esfarrapadas, desculpas que só enganam eles mesmos. Por isso, a Palavra nos adverte que existem decisões em nosso CAMINHO que conduzem à morte.                        
   
Portanto, é muito inteligente agora, depois de você ter sido ministrado, fazer a sua decisão de andar com Jesus! Por que? O CAMINHO LARGO é Morte Eterna. E o CAMINHO ESTREITO: Vida Eterna.

Veja que Deus usou a vida de Moisés para mostrar um CAMINHO para o seu povo em Dt 5:32-33.

32 Por isso, tenham o cuidado de fazer tudo como o Senhor, o seu Deus, ordenou a vocês; não se desviem, nem para a direita, nem para a esquerda. 33 Andem sempre pelo CAMINHO que o Senhor, o seu Deus, ordenou a vocês, para que tenham vida, tudo vá bem com vocês e os seus dias se prolonguem na terra da qual tomarão posse.

Portanto esse CAMINHO estreito que Jesus preparou, por intermédio de seu Sangue e através da sua morte, que está em Hb 10:19-23, e para você e eu tomarmos uma decisão.

19 Tendo, pois, irmãos, “intrepidez” para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, 20 pelo novo e vivo CAMINHO que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, 21 e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de “má consciência” e lavado o corpo com água pura. 23 Guardemos firme a confissão da esperança, “sem vacilar”, pois quem fez a promessa “é fiel”.

Jesus com seu amor, deixou tudo isso escrito, para que nós vigiássemos.

Veja como é fácil definir: O CAMINHO largo, para a morte. Não fazer a obra dEle, praa a qual Ele nos chamou! O CAMINHO estreito, para vida, ganhar, consolidar, discipular e enviar vidas, ou evangelizar vidas.
        
Que o Espírito Santo, venha nos guiar pelo caminho da luz, pelo caminho estreito, e que Ele possa nos mostrar sempre, que esse é o caminho que nos leva à salvação.

Para encerrar, note que no início de tudo, quando a Palavra de Deus foi “liberada”, lá em Gênesis, tudo começou a ser “criado e transformado”.

Que a voz de Deus te alcance hoje! Porque eu estou diante de vencedores. Eu estou diante de filhos de Deus. Eu creio que você será muito próspero!

Note que ao liberar a Palavra de Deus, tudo começou a ser “criado e transformado”.

Eu como boca de Deus agora, eu creio, que os caminhos dEle serão uma realidade em sua vida, casa e familia.

Amém!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema