TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

NA CASA DE DEUS VOCÊ PODE DECIDIR O SEU FUTURO

Eu creio que Deus está fazendo uma chamada mais forte a cada um aqui, Deus está nos dando uma oportunidade para realmente andarmos segundo os planos dEle. Que plano? No plano deste aprisco, do qual tem feito muita diferença em sua vida, desde que você entrou nele. Tem lutas? Sim!!! Mas, tem muito mais vitória do que derrotas.

Portanto, hoje veremos esse ato profético que Jacó fez aqui, porque, através desse ato profético, Jacó definiu o seu futuro, em (versão utilizada RA) Gn 28:18-21.

18 Tendo-se levantado Jacó, cedo, de madrugada, tomou a pedra que havia posto por travesseiro e a erigiu em coluna, sobre cujo topo entornou azeite. 19 E ao lugar, cidade que outrora se chamava “Luz”, deu o nome de Betel. 20 Fez também Jacó um voto, (uma aliança) dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista, 21 de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o Senhor será o meu Deus; 22 e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo.

Veja, Jacó deu o nome àquele lugar Betel, e embora a cidade fosse chamada anteriormente de Luz. Porém, vimos no texto que Jacó fez um voto com Deus, dizendo: Se Deus estiver comigo. Se Deus cuidar de mim nesta viagem que estou fazendo. Se Deus me der pão, comida e roupa. Jacó disse que o Senhor seria o seu Deus.

A Bíblia nos diz que Jacó saiu do sul de Canaã, onde ele morava, junto a seus pais e o seu irmão Esaú, e Jacó seguiu em direção a Harã, território onde viviam seus parentes. E no caminho Jacó passou uma noite próximo a uma cidade cujo nome era Luz. E foi ali que Jacó teve uma experiência maravilhosa, com o Deus de Abraão, seu avô.
                                           
A história diz que até então, Jacó conhecia Deus "de ouvir falar", mas a partir daquela madrugada ele passou a conhecê-lo de verdade. E a palavra Betel significa "casa de Deus" e este foi o nome dado por Jacó, àquele lugar onde conheceu a Deus. 

Portanto, foi em Betel, foi na "casa de Deus" que Jacó decidiu o seu futuro.
                                                     
Nós veremos que vinte anos depois daquela noite, em Gn 32:9-10, Jacó relatou que naquela ocasião, tudo o que ele tinha, era apenas um cajado. E que, graças à bondade do Senhor, o Senhor o prosperou, ao ponto dele possuir duas caravanas de bens e servos.

9 E orou Jacó: Deus de meu pai Abraão e Deus de meu pai Isaque, ó Senhor, que me disseste: Torna à tua terra e à tua parentela, e te farei bem; 10 sou indigno de todas as misericórdias e de toda a fidelidade que tens usado para com teu servo; pois com apenas o meu cajado atravessei este Jordão; já agora sou dois bandos.
 ?
Portanto, precisamos entender que na Casa de Deus é o lugar onde você decide viver sua vida em Deus. Porque, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, é um "Deus de aliança", e por isso em Gn 28:20-22, Jacó nos afirma que fez um voto (aliança) com Deus. 

20 Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta jornada que empreendo, e me der pão para comer e roupa que me vista, 21 de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o Senhor será o meu Deus; 21 de maneira que eu volte em paz para a casa de meu pai, então, o Senhor será o meu Deus; 22 e a pedra, que erigi por coluna, será a Casa de Deus; e, de tudo quanto me concederes, certamente eu te darei o dízimo.

Jacó nos ensina hoje que Deus é um Deus de Aliança, e que se por ventura, você fizer algum voto com Ele, cumpra, porque Ele cumprirá a parte dEle.Veja Ec 5:4-6.

4 Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes. 5 Melhor é que não votes do que votes e não cumpras. 6 Não consintas que a tua boca te faça culpado, nem digas diante do mensageiro de Deus que foi inadvertência; por que razão se iraria Deus por causa da tua palavra, a ponto de destruir as obras das tuas mãos?                                                                   

Cuidado, com os votos que você já vez com Deus. Porque, o voto que Jacó fez com o Senhor, nós lemos, que Deus levou a sério, ao ponto de em Gn 31:13, Deus se apresenta a Jacó, como "O Deus de Betel", lembrando Jacó, do voto, da aliança, onde ele derramou azeite sobre uma pedra, simbolizando seu compromisso com o Senhor.

13 Eu sou o Deus de Betel, onde ungiste uma coluna, onde me fizeste um voto; levanta-te agora, sai desta terra e volta para a terra de tua parentela.                                                                                 

Portanto, aqui, nós podemos ver como Deus vê um “ato profético”, para um tempo onde devemos preparar o caminho do Senhor. E nós vimos em Ec 5:6, que se você fizer um voto, cumpra, porque a orientação de Salomão é:

6 Não consintas que a tua boca te faça culpado, nem digas diante do mensageiro de Deus que foi inadvertência; por que razão se iraria Deus por causa da tua palavra, a ponto de destruir as obras das tuas mãos?
                                                                            
Guarde isso para o seu conhecimento: Deus nunca vai se esquecer de uma aliança, e jamais Ele deixará de cumprir a parte dEle na aliança.

Note então que esta Aliança de Jacó com Deus foi o ato mais importante que ele fez, onde Deus viu uma decisão em seu coração, e o prosperou sobremaneira. 

Veja, o que a história diz em Gn 30:27, onde o próprio Labão, sogro de Jacó, mesmo não sendo servo do Deus de Abraão, reconheceu que através da vida de Jacó ele era muitíssimo abençoado.

27 Labão lhe respondeu: Ache eu mercê diante de ti; fica comigo. Tenho experimentado que o Senhor me abençoou por amor de ti.                                                                               

Portanto, a bênção do Senhor em minha vida, em tua vida, fará toda a diferença, no rebanho do Senhor e para todos aqueles que estão perto de nós.                                                         

Em Gn 30:29-36, veja Jacó relatar como a bênção do “Deus de Betel”, trouxe muita prosperidade sobre seu trabalho.
E veja que foi o próprio Deus quem deu a Jacó uma estratégia impressionante, para gerar ovelhas e cabras malhadas e pretas.  
                                                       
Veja a importância de termos uma Aliança com Deus, e cumpri-la, e como independente do que aconteça definirá o futuro de quem a fez.

29 Disse-lhe Jacó: Tu sabes como te venho servindo e como cuidei do teu gado. 30 Porque o pouco que tinhas antes da minha vinda foi aumentado grandemente; e o Senhor te abençoou por meu trabalho. Agora, pois, quando hei de eu trabalhar também por minha casa? 31 Então, Labão lhe perguntou: Que te darei? Respondeu Jacó: Nada me darás; tornarei a apascentar e a guardar o teu rebanho, se me fizeres isto: 32 Passarei hoje por todo o teu rebanho, separando dele os salpicados e malhados, e todos os negros entre os cordeiros, e o que é malhado e salpicado entre as cabras; será isto o meu salário. 33 Assim, responderá por mim a minha justiça, no dia de amanhã, quando vieres ver o meu salário diante de ti; o que não for salpicado e malhado entre as cabras e negro entre as ovelhas, esse, se for achado comigo, será tido por furtado. 34 Disse Labão: Pois sim! Seja conforme a tua palavra. 35 Mas, naquele mesmo dia, separou Labão os bodes listados e malhados e todas as cabras salpicadas e malhadas, todos os que tinham alguma brancura e todos os negros entre os cordeiros; e os passou às mãos de seus filhos. 36 E pôs a distância de três dias de jornada entre si e Jacó; e Jacó apascentava o restante dos rebanhos de Labão.

Deus cuida dos seus, veja que a bênção de Deus sobre a vida de Jacó foi tão grande, foi tão poderosa, que a Bíblia diz assim no versículo 43: que "Jacó ficou extremamente rico".

43 E o homem se tornou mais e mais rico; teve muitos rebanhos, e servas, e servos, e camelos, e jumentos.

Portanto, preparae o caminho do Senhor! Porque Ele quer te fazer muito próspero, devido a sua Aliança com Deus, com a Igreja e com o apóstolo, porque o futuro pertence a Deus.

Lembre-se, a presença de Deus muda todas as coisas!
                                                                                     
Sabemos que a palavra Betel significa: Casa de Deus, Porta do Céu, ou seja, é o lugar onde Deus renova suas promessas da aliança com seu povo.

Betel, Casa de Deus é o lugar do altar onde podemos construir e preparar o caminho do Senhor através da Aliança. Por isso, na casa de Deus, na Betel de Deus, foi o lugar, onde as promessas de Deus foram renovadas e reafirmadas na vida de Jacó.
                                                                                          
Eu creio que Deus, quer que você reveja sua Aliança, que você entenda sobre as promessas, a Igreja de Cristo, porque é aqui na casa de Deus, na Betel de Deus, que você pode preparar o caminho do Senhor, reafirmado as suas promessas em sua vida.

Eu quero te dizer hoje, sem medo, Deus está fazendo uma obra em nosso meio, onde a Igreja, a Casa de Deus, está na Terra para que as pessoas possam se encontrar com Deus e possam resolver seu futuro.
                                                     
O Deus de Abraão, Isaque e Israel é um Deus de Aliança.E a prova de que Ele é um Deus de Aliança, é que através de Jesus Cristo, Ele ofereceu a oportunidade para todas as pessoas na terra fazerem uma aliança com Ele.
                                                                                   
Você não precisa ter nada, além de fé e o arrependimento!
                                                         
Portanto, decida hoje, e resolva logo o seu futuro! Cumpra a aliança que um dia você fez com o Deus de Abraão. Por isso, como apóstolo levantado nessa Igreja, eu preciso te ensinar que a sua decisão do presente, determinará o seu futuro.

Você decide o que quer da sua vida! Deus quer te abençoar extraordinariamente!
                                   
Amem.
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema