TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

A VISÃO DE DEUS

(versão utilizada RA) Mc 10:46-52.

46 E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho 47 e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! 48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!
49 Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama. 50 Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. 51 Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver. 52 Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.

 
O que é visão? No dicionário é: “uma imagem que se julga ver em sonhos”. E o que é TER uma visão? TER uma visão é ver com os olhos de Deus. É acreditar que se pode ir mais longe do que naturalmente se espera ir. É acreditar mesmo contra todas as circunstâncias, e ver o que se sonha como se já existisse. 

Neste texto encontramos a narrativa da cura do cego Bartimeu. E este cego, também era mendigo e estava a beira do caminho, esmolando para sobreviver.

Bartimeu não podia sustentar-se porque era refém de sua própria situação. E aí nós podemos fazer uma pergunta:
o que é necessário fazer para se obter a visão de Deus?

Hoje, veremos sete atitudes importantissimas para obter a visão de Deus.

1ª Atitude -  Ouvir a Jesus, versículo 47.

47 e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
 
O primeiro passo para se obter ou recuperar a visão é ouvir de Jesus.

Lembrando que TER visão é ver com os olhos de Deus! É você acreditar que pode ir mais longe do que naturalmente se espera ir. É acreditar mesmo contra todas as circunstâncias, e ver o que se sonha, como se já existisse. 

Jesus é a fonte de toda a inspiração, e o único capaz de trazer de volta a sua visão. Porque, toda visão que não vem de uma fonte pura e cristalina como é Jesus, não passa de uma miragem, e o seu desfecho: a desunião, o isolamento, a frustração, o desespero e a desorientação.

Só Jesus sabe como retirar as escamas de seus “olhos espirituais”. Assim como Ele fez com Saulo de Tarso, onde ele foi transformando em uma nova criatura. Eu creio que se Ele já fez isso com você Ele vai fazer mais ainda.
 
2ª atitude que precisamos para obter a visão de Deus é Orar e suplicar, versículo 47.

47 e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
 
Portanto, o cego não possuía outra maneira de se fazer ouvir, senão apenas pelo grito. E Bartimeu não sabia exatamente onde Jesus estava passando, mas sabia que se gritasse o Senhor o ouviria.

Hoje o cristão possui um mecanismo para se fazer ouvir, que se chama oração, mas são poucos que a utilizam. Como está a sua visao espiritual nesse quesito? Oração.

Porque o (versão utilizada RC) Sl 40:1-2 diz:

1 ESPEREI com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. 2 Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos.

Portanto, a oração e a súplica, são chaves para se obter a visão de Deus.
 
3ª atitude para se obter a visão de Deus é resistir aos opositores, versículos 48.

48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!
 
Portanto, é muito importante salientarmos que a visão, e a vontade de Deus, sempre terá os seus opositores.

Os opositores de Bartimeu achavam que a situação daquele cego era impossível de ser atendida. Quantos de nós, temos pensamentos dessa maneira, e logo desistimos? Nas primeiras oposições já desistimos.
 
Nós podemos entender que aquele cego para obter a sua visão de volta, quanto mais os opositores se opunham à ele, mais o cego gritava: " Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim".

Aquelas ameaças se transformaram em combustível, e lhe deram mais forças para clamar.
 
Portanto, quanto mais oposição você tiver no seu crescimento espiritual, ou para estabelecer o Reino de Deus, ou para fechar os seus 12, mais você precisa orar e clamar para repousar a visão de Deus em sua vida.

A tua vitória, a tua cura, é a visão de Deus se estabelecendo em sua vida!

Se você tem vida com Deus, as tuas orações serão atendidas. Portanto, resista aos opositores.
 
4ª Atitude para se obter a visão de Deus, é dar ouvidos às pessoas certas, versículo 49.

49 Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.
 
Deus sempre tem as pessoas certas, para estarem ao teu lado, para falarem ao teu coração!

Tenha a certeza de uma coisa: Jesus não erra de Igreja, Ele não erra no seu Apóstolo, Ele não erra no seu Pastor, Ele não erra em célula, Ele não erra de discipulador, (versãro utilizada NVI) o Sl 136:16, diz assim:

16 Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.
 
Portanto nessa vigilância é necessária, para se obter a visão de Deus. Em (versão utilizada RC) Mt 26:41.

41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.
 
Portanto, é o próprio Jesus que está nos orientando ao dizer: Vigiai e orai na verdade o espírito está pronto,( já foi tudo escrito) mas a carne é fraca.

Não siga a carne, cuidado com os desejos das suas emoções, porque você está lidando no reino do espírito, por isso, é preciso dar ouvidos às pessoas certas.
 
É impressionante o número de líderes, até de ponta, que dão ouvidos a pessoas erradas. E acabam se tornando: murmuradores, fofoqueiros, dissimulados. Tornam-se pessoas ruins, totalmente sem a visão de Deus.

Veja, que aqueles homens que levaram o cego disseram a vontade do Mestre. " Ele te chama."

Nós podemos ser como aqueles homens e levar as pessoas cegas até Jesus! Amigos, parentes, familiares e dizer: Ele te chama!!!

Fim de semana temos o nosso Encontro. Já fazem dois meses e meio que está marcado, 75 dias. Você estará ajudando Jesus a fazer a obra dEle, ou vai deixar para os outros teus irmão fazerem?

Precisamos vigiar a quem estamos dando ouvido!!
 
Por isso, eu preciso dar ouvido: ao Apóstolo. Porque ele é o pastor, e queem vai prestar conta por você a Deus. Aquele que foi levantado por Deus, para levar a mensagem e profetizar sobre a sua vida em Jesus.
 
aH! mas, Apóstolo, por que eu tenho que houvir só vocês? Porque se Deus te colocou aqui na MMA, eu sou o que sonha o mesmo sonho, que Deus sonhou para a Igreja e para você aqui.

Se eu tenho compromisso com a Igreja, de ter um caráter santo, se o que eu profetizo acontece, eu sou a autoridade constituída por Deus na sua vida. (versão utilizada NLTH) Rm 13:1-2, diz:

1 Obedeçam às autoridades, todos vocês. Pois nenhuma autoridade existe sem a permissão de Deus, e as que existem foram colocadas nos seus lugares por ele. 2 Assim quem se revolta contra as autoridades está se revoltando contra o que Deus ordenou, e os que agem desse modo serão condenados.

A Biblia diz que o Pastor prestará conta, veja em (versão utilizada RC) Hb 13:17.

Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

A quem eu não devo dar ouvidos? A todos aqueles que se opõem à Igreja, ao apóstolo ou ao pastor, aos princípios de Deus. A todos aqueles que não tem sonhos. E todos aqueles que não dão frutos dignos de serem imitados. Àquele que sua vida com Deus é questionável, pelos maus testemunhos que dão.

Precisamos ser cristãos com testemunhos dignos de serem imitados, pois foi para isso que Deus nos chamou, e nos disse Paulo: sejais santos como eu sou santo.

Precisamos dar ouvido à pessoa certa. Porque o Diabo anda ao nosso derredor, bramando como Leão.
 
5ª atitude que é necessária para se obter a visão de Deus, é começar do zero se preciso, versículo 50.

50 Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus.
 
A capa de Bartimeu era tudo o que ele tinha.

Como já sabemos, ele era cego e pobre, mas ao se aproximar de Jesus Bartimeu deixou tudo para traz, tudo o que tinha.

Portanto, quando nos aproximamos de Jesus, nós devemos ter atitude como a de Bartomeu, e deixar para trás tudo o que nós sabemos que precisamos melhorar. Porque Deus não está interessado se você está certo ou errado, Deus quer que você de testemunho dEle.

Veja, Deus já disse: Do teu passado eu não me lembro mais, porque você inciste em trazer o passado para o presente? Se precisar, comece do zero, mas não negligencie as coisas de Deus, porque tem colheita.

Deus te ama muito, a espectatica dEle é que você vença!
 
6ª atitude que é necessária para se obter a visão de Deus - É mostrar mesmo, o que realmente você quer, versículo 51.

51 Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver.
 
Você sabe o que você quer na sua vida mesmo? Bartimeu sabia exatamente o que queria: ele queria “ver de novo”.

Com certeza ele não tirava de sua cabeça a ideia de ser curado.

Portanto, o seu pedido foi claro: “eu quero ver de novo”.
 
Isso nos mostra uma atitude de quem crê e que vai conseguir, porque ele depressa levantou-se, deu um salto. Ou seja, Bartimeu saiu do seu estado de prisão e correu para o encontro de Jesus.
 
Por isso, podemos aprender que Bartimeu não ficou esperando que acontecesse, não!!! Ele teve fé,  agiu clamando, orando e foi ao encontro de Jesus. E correndo em sua direção, devia estar fixo em sua mente: Eu quero ver. Eu quero a tua visão. Eu quero ser curado. 

Como você tem mostrado que quer a visão de Jesus; Que te salva. Que cura. Que te liberta. E vai te levar para a Eternidade. 

7ª Atitude para se obter a visão de Deus é estar disposto a encarar mudanças versículo 52.

52 Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.
 
Sabemos que Bartimeu tinha sua fonte de renda: Esmola. Por isso, podemos aprender que quando não somos mais cegos, nós encontramos a fonte de nossa renda. E isso nos ensina que receber a visão de Deus, significa uma mudança radical na nossa vida, como servo do Senhor.

Para eu continuar, você quer mesmo obter a visão de Deus? Então, mude!!! Faça tudo para agradar a Deus, como quem realmente recebeu a visão de Deus. Porque as suas atitudes motram se realmente você está preparado para receber a visão de Deus.

Deus te diz hoje: Largue tudo para trás, e siga as ordens de Jesus nos principios da palavra! Diga: Deus diante dessa palavra, eu quero obter a tua visão! Me perdoa!! E Bartimeu, seguia a Jesus estrada fora. As pessoas verão  e dirão: Lá vai um homem que era cego e agora encherga..... La vai um homem........
 
 Amém.     

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema