TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

IGREJA, LUGAR DE REVERÊNCIA

Vejamos a visão da escada que Jacó teve em um sonho, no seu despertar Jacó disse assim em (versão utilizada RA) Gn 28:10-17b.

10 Partiu Jacó de Berseba e seguiu para Harã. 11 Tendo chegado a certo lugar, ali passou a noite, pois já era sol-posto; tomou uma das pedras do lugar, fê-la seu travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir. 12 E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. 13 Perto dele estava o Senhor e lhe disse: Eu sou o Senhor, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaque. A terra em que agora estás deitado, eu ta darei, a ti e à tua descendência. 14 A tua descendência será como o pó da terra; estender-te-ás para o Ocidente e para o Oriente, para o Norte e para o Sul. Em ti e na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra. 15 Eis que eu estou contigo, e te guardarei por onde quer que fores, e te farei voltar a esta terra, porque te não desampararei, até cumprir eu aquilo que te hei referido. 16 Despertado Jacó do seu sono, disse: Na verdade, o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia. 17 E, temendo, disse: Quão temível é este lugar! É a Casa de Deus, a porta dos céus.

Falarei hoje sobre a casa de Deus.

É sempre motivo de muita alegria ir à casa do Senhor, aprender um pouco mais de Sua palavra e também louvá-lo e agradecer a Ele, entre muitas coisas úteis e boas que temos aprendido para a nossa vida.

Nós sabemos que após Jacó tomar a primogenitura e a bênção que era destinada ao seu irmão Esaú, ele passou a fugir de Esaú, pois a raiva contra seu irmão, tomou conta de Esaú; tão logo seu pai morreu e o luto passou, Esaú queria matar Jacó. E Rebeca soube do plano e mandou que Jacó fosse para a casa de Labão, filho de Betuel, seu irmão que morava em Harã até que o ódio de seu irmão passasse. E também, Isaque pediu a Jacó que casasse com uma das filhas de Labão.

Portanto, quando Isaque abençoou a Jacó, ele abençoou desejando que muitas nações fossem suas filhas e que abençoasse a terra onde ele viveria como estrangeiro. E Jacó partiu para Mesopotâmia.

Porém, naquele problema que Jacó tinha arrumado, quando ele estava a caminho de Berseba, em um lugar sagrado, Jacó pegou uma pedra, deitou e passou a noite com aquela pedra que tinha servido de travesseiro, e ele dormiu e sonhou.

Hoje veremos algumas coisas sobre a casa de Deus e o sonho de Jacó. Mas, o que tem na casa de Deus? Na casa de Deus, veremos duas coisas:

1º - Coisa sobre a casa de Deus e o sonho, foi que Jacó pegou uma Pedra e recostou a sua cabeça.

A Pedra que Jacó pegou e encostou a sua cabeça, simbolizava "os problemas" mas mesmo assim, veja que Jacó, dorme sobre a pedra e sonha. Porque essa expressão "Dormir em meio aos problemas" reforça o sentido de tranquilidade, calma, descanso em meio às tribulações. E nós sabemos, que só conseguimos fazer isso, se nós entregarmos todos os nossos problemas nas mãos de Jesus. Versículo 11.

11 Tendo chegado a certo lugar, ali passou a noite, pois já era sol-posto; tomou uma das pedras do lugar, fê-la seu travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir.

DIGA: É NA CASA DE DEUS, O ÚNICO LUGAR, QUE EM MEIO AOS MEUS PROBLEMAS, TRIBULAÇÕES, ANGUSTIAS E MEDOS, EU POSSO DESCANSAR!

Veja que lemos, que Jacó começou a sonhar: Com uma escada que era posta na terra, versículo 12.

12 E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela.

Portanto, na casa de Deus há mistérios que só descobrimos quando realmente fazemos as nossas orações e adorações a Ele. Só na casa de Deus podemos entrar no profundo descanso.

2º - Coisa na casa de Deus. Jacó sonhou que via os Anjos mensageiros realizando duas tarefas: Subiam e desciam.

Subiam: Os anjos sobem levando as nossas orações, por isso, é de suma importância, que o Cristão quando está na casa de Deus, ore. Por que? Porque é através da oração, que as nossa vitória vem mais rápido.                                                                                 
Portanto, receba essa direção que você deve seguir, para que você não venha a andar em caminhos errados, por negligenciar na casa de Deus. Na casa de Deus, tudo o que você fizer, vai subir. Os anjos designados para esse fim, levarão as suas orações e atitudes. Veja o que o Sl 40:1, diz.

1 Esperei confiantemente pelo Senhor; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.            

Portanto uma das tarefas dos anjos, no sonho de Jacó era subir.

A outra tarefa era de descer!

Os anjos descem, quando trazendo a resposta da nossa oração, mas talvez essa resposta pode até demorar para chegar. Por que?  Porque pode acontecer a mesma coisa que aconteceu com Daniel, em Dn 10:12-13, onde Satanás não deixava passar o anjo para que as bençãos chegassem até Daniel. 

12 Então, me disse: Não temas, Daniel, porque, desde o primeiro dia em que aplicaste o coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, foram ouvidas as tuas palavras; e, por causa das tuas palavras, é que eu vim. 13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu obtive vitória sobre os reis da Pérsia.

Deus manda o Arcanjo Miguel para batalhar contra Satanás para que o anjo abençoasse a Daniel, e eu creio que Deus fará o mesmo em sua vida. Mas, eu faço mais uma pergunta: O que mais tem na casa de Deus?

No sonho de Jacó, sobre a casa de Deus tem duas coisas, que são muito importantes:

1º - Foi sobre a escada da casa de Deus:

A Bíblia relatou que esta escada era posta na terra e cujo seu topo tocava o Céu. Essa escada para nós, simboliza Jesus, o mediador entre homens e o Deus todo poderoso. Porque a palavra diz em Jo 14:6, diz que só Jesus é o caminho para chegar ao Céu.

6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

Portanto, não há outro caminho a não ser por essa escada.

Para subir no gólgota, é preciso subir por uma escada, e Jesus deixou esse caminho na escada, com snague.

E eu sou o caminho.
Eu sou a verdade.
Eu sou a vida.
Paiiii, está consumado.

2º - Coisa - Foi sobre os Anjos.

Nós sabemos que os anjos foram criados com a função de servir e ajudar os seres humanos em meio as nossas necessidades. E a palavra diz que após Jacó dormir, ele temeu a Deus e disse: Este lugar não é outro se não “a casa de Deus”; e esta é a porta do céu. Versículo 16-17. 

16 Despertado Jacó do seu sono, disse: Na verdade, o Senhor “está neste lugar”, e eu não o sabia. 17 E, temendo, disse: Quão temível é este lugar! “É a Casa de Deus, a porta dos céus”.

Por isso, na casa de Deus, deve haver reverência e respeito, pois a casa de Deus não é outro lugar, senão a porta do Céu. Por isso, devemos ter reverência, nos comportarmos na Igreja, porque é um lugar santo, a casa do Senhor, porque onde se junta dois ou três, Ele está.

A palavra diz que certo dia, indo Jesus a Jerusalém, foi diretamente até o Templo, e lá chegando, ficou muito aborrecido com o que presenciou. Então, Ele entrou e começou a expulsar os vendedores que negociavam animais para sacrifícios e os cambistas que faziam troca de dinheiro. E com muita autoridade, Jesus expulsou-os dizendo que aquele lugar era Sua casa e era chamada casa de oração. Jo 2:13-16.

13 Estando próxima a Páscoa dos judeus, subiu Jesus para Jerusalém. 14 E encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas e também os cambistas assentados; 15 tendo feito um azorrague de cordas, expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derramou pelo chão o dinheiro dos cambistas, virou as mesas 16 e disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio.

Portanto, a casa do Senhor é lugar que exige reverência e respeito.

 A casa do Senhor não é um lugar onde se vai simplesmente para encontrar os amigos, matar a saudade, brincar e contar as novidades. Claro que essas coisas são válidas, mas para momentos antes e depois do culto. Porque é bom que tenhamos amigos para manter bons relacionamentos, mas há um momento para cada coisa.

Na igreja, nós precisamos ocupar o tempo com adoração, louvor, respeito e reverência.

Isso não é somente para os adultos, também é recomendado e ensinado para as crianças. Você precisa ensinar o seu filho, de que aqui é a casa de Deus.

O Apóstolo Paulo, escrevendo uma carta para os irmãos da igreja que ficava na cidade de Corinto, ensinou que deve haver ordem no culto, e isso, inclui:

Louvor.
Adoração.
Clamor.
Ações de graças.
Falar línguas estranhas…                 
                                                          
Isso ele deixou, para mostrar que devemos entender que a igreja não é um lugar qualquer, pois é um local santo, onde sentimos a presença do Espírito Santo. Precisamos entender que devemos ir vestidos decentemente à igreja, “sempre”, pois, precisamos ter entendimento, do que realmente vamos fazer lá (que é falar com Deus e não com os outros).

Precisamos como líderes, primeiro compreender e depois ensinar, que Igreja não é lugar de correr de um lado para o outro, mas sim, de se aquietar para ouvir a voz de Deus.
                                                                                           
Existem alguns hábitos que não devem ser praticados na casa do Senhor, que são:

– Conversar durante o culto.
– Conversar no celular WhatsApp.
– Brincadeiras como piadas, risadas, isso é um espirito que se apossa da pessoas, que é o espirito jocoso.                     (deixe para depois do culto)
– Comer durante o culto (ninguém consegue louvar com a boca cheia de biscoitos, sujando a casa do Senhor ou mascando chicletes)
– Não devemos permitir, que pequenas atitudes atrapalhem a nossa comunhão com Deus.

A Bíblia diz que Deus está à procura de verdadeiros adoradores. 

Portanto, demonstre com as suas atitudes que você quer ser um verdadeiro adorador, comportando-se não somente dentro da igreja, mas em todos os lugares por onde você passar porque você é a extenção da Igreja. E, com certeza, Deus irá te recompensar, e milagres virão para a sua vida.

Em Rm 9:20-21, Paulo diz assim:

20 Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim? 21 Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?
 
Todos os cristãos foram chamados por Deus, e neles é demonstrado o poder de Deus e as riquezas de sua graça. 

Todos os que são chamados e crêem, são os vasos de misericórdia, e, portanto, vasos para a honra.

Você foi feito e criado para honra; Portanto, não desonre. 

Nós como filhos do Rei devemos nos apresentar sempre como príncipes. Porque, quando no nosso interior é tratado, o nosso exterior expressa o interior. E isso significa entendimento do mundo espiritual, com maturidade, sabedoria, inteligência, discernimento.

Deus te chama a ter entendimento da casa dEle.

Amém.

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema