TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

A ORAÇÃO GERA PODER DE DEUS EM NOSSAS VIDAS

Oração em nossas vidas GERA Poder de Deus.
 
Quem quer ver a mão de Deus se mover em sua direção?
 
A palavra de Deus nos mostra as diferentes passagens e o poder da oração em nossas vidas. E todos nós sabemos que, além da sua importância como instrumento de contato entre nós e Deus, a oração é também uma arma do cristão na guerra espiritual.
 
Veremos que Salomão havia pedido a Deus em  (versão utilizada RA) II Cr 6:20-21, que viesse ao templo que ele construíra trazendo sua glória. Ou seja, Salomão fez uma oração assim a Deus:

19 Atenta, pois, para a oração de teu servo e para a sua súplica, ó Senhor, meu Deus, para ouvires o clamor e a oração que faz o teu servo diante de ti. 20 Para que os teus olhos estejam abertos dia e noite sobre esta casa, sobre este lugar, do qual disseste que o teu nome estaria ali; para ouvires a oração que o teu servo fizer neste lugar.

E em II Cr 7:1-22 veremos a resposta dessa oração, a qual Salomão tinha feito.
 
1 Tendo Salomão acabado de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu a casa. 2 Os sacerdotes não podiam entrar na Casa do Senhor, porque a glória do Senhor tinha enchido a Casa do Senhor. 3 Todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do Senhor sobre a casa, se encurvaram com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o Senhor, porque é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.
 
A conclusão da solenidade
 
4 Então, o rei e todo o povo ofereceram sacrifícios diante do Senhor. 5 Ofereceu o rei Salomão em sacrifício vinte e dois mil bois e cento e vinte mil ovelhas. 6 Assim, o rei e todo o povo consagraram a Casa de Deus. Os sacerdotes estavam nos seus devidos lugares, como também os levitas com os instrumentos músicos do Senhor, que o rei Davi tinha feito para deles se utilizar nas ações de graças ao Senhor, porque a sua misericórdia dura para sempre. Os sacerdotes que tocavam as trombetas estavam defronte deles, e todo o Israel se mantinha em pé. 7 Salomão consagrou também o meio do átrio que estava diante da Casa do Senhor, porquanto ali prepararam os holocaustos e a gordura dos sacrifícios pacíficos; porque, no altar de bronze, que Salomão fizera, não podiam caber os holocaustos, as ofertas de manjares e a gordura dos sacrifícios pacíficos.
8 Assim, celebrou Salomão a festa por sete dias, e todo o Israel, com ele, uma grande congregação, desde a entrada de Hamate até ao rio do Egito. 9 Ao oitavo dia, começaram a celebrar a Festa dos Tabernáculos, porque, por sete dias, já haviam celebrado a consagração do altar; a festa durava sete dias. 10 No vigésimo terceiro dia do sétimo mês, o rei despediu o povo para as suas tendas; e todos se foram alegres e de coração contente por causa do bem que o Senhor fizera a Davi, a Salomão e a Israel, seu povo.
 
A aliança do Senhor com Salomão
 
11 Assim, Salomão acabou a Casa do Senhor e a casa do rei; tudo quanto Salomão intentou fazer na Casa do Senhor e na sua casa, prosperamente o efetuou. 12 De noite, apareceu o Senhor a Salomão e lhe disse: Ouvi a tua oração e escolhi para mim este lugar para casa do sacrifício. 13 Se eu cerrar os céus de modo que não haja chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; 14 se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. 15 Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar. 16Porque escolhi e santifiquei esta casa, para que nela esteja o meu nome perpetuamente; nela, estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias. 17 Quanto a ti, se andares diante de mim, como andou Davi, teu pai, e fizeres segundo tudo o que te ordenei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos, 18 também confirmarei o trono do teu reino, segundo a aliança que fiz com Davi, teu pai, dizendo: Não te faltará sucessor que domine em Israel.
19 Porém, se vós vos desviardes, e deixardes os meus estatutos e os meus mandamentos, que vos prescrevi, e fordes, e servirdes a outros deuses, e os adorardes, 20 então, vos arrancarei da minha terra que vos dei, e esta casa, que santifiquei ao meu nome, lançarei longe da minha presença, e a tornarei em provérbio e motejo entre todos os povos. 21 Desta casa, agora tão exaltada, todo aquele que por ela passar pasmará e dirá: Por que procedeu o Senhor assim para com esta terra e esta casa? 22 Responder-se-lhe-á: Porque deixaram o Senhor, o Deus de seus pais, que os tirou da terra do Egito, e se apegaram a outros deuses, e os adoraram, e os serviram. Por isso, trouxe sobre eles todo este mal.

 
 
Portanto, nós vimos a resposta da oração que Salomão tinha feito. Mas, note que a resposta a essa oração de Salomão, que está em II Cr 7:1, que diz assim:

1 Tendo Salomão acabado de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu a casa.  
 
Ou seja, a palavra diz; "Tendo Salomão acabado de orar... a glória do Senhor encheu a casa".

E essa oração teve um resultado tremendo, onde todos os filhos de Israel começaram a adorar a Deus, como podemos ver no versículo 3.     

3 Todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do Senhor sobre a casa, se encurvaram com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o Senhor, porque é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.                             
                           
Portanto amados, a manifestação da glória de Deus, gera adoração e louvor. E Salomão sabia que não havia espaço físico que pudesse conter a glória de Deus.

E hoje, essa glória se manifesta em nossas vidas, devemos gerar adoração e louvor.
 
Deus deseja que a nossa vida seja um lugar de adoração, um lugar onde Sua glória se manifeste.

A glória do Senhor se manifesta apenas onde há oração.

Sua vida tem sido uma vida de oração?

A oração é uma arma espiritual. Mesmo quando pecamos, quando estamos debaixo de maldição, por pior que a situação possa parecer, sempre podemos orar.

As situações podem ser revertidas por meio da oração.
 
A oração é tão importante que o Ap. Tiago nos diz que a oração do justo pode muito em seus efeitos, (versão utilizada RC) TG 5:16.
 
16 Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. 

Mas a Bíblia diz que não há um justo se quer! É verdade, todos pecaram, mais Paulo diz assim, em At 13:35-39.

35 Por isso, também diz em outro Salmo: Não permitirás que o teu Santo veja corrupção. 36 Porque, na verdade, tendo Davi servido à sua própria geração, conforme o desígnio de Deus, adormeceu, foi para junto de seus pais e viu corrupção. 37 Porém aquele a quem Deus ressuscitou não viu corrupção. 38 Tomai, pois, irmãos, conhecimento de que se vos anuncia remissão de pecados por intermédio deste; 39 e, por meio dele, todo o que crê é justificado de todas as coisas das quais vós não pudestes ser justificados pela lei de Moisés.
 
Portanto, a nossa oração move o coração de Deus.

Nós lemos no versículo 14, que o Senhor fala que se orarmos e nos convertermos de nossos maus caminhos ele ouvirá as nossas preces.

14 se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.
 
A palavra disse: Se o meu povo que se chama pelo meu nome se humilhar.

Quando você estuda a história de Israel, vc ira perceber que aquele povo não se humilhou, era um povo obstinado, orgulhoso, soberbo e presunçoso.  

Precisamos nos humilhar diante do Senhor se quisermos as suas bênçãos, pois, a Palavra de Deus nos diz: Humilhai-vos diante da onipotente mão de Deus e no devido tempo, Ele vos exaltará”.   
       
Infelizmente temos muitos cristãos soberbos e orgulhosos.                    

Jesus disse também assim: “Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração..”
 
Precisamos buscar a face do Senhor através da oração, porque sem oração somos semelhantes aos espias, que foram olhar a terra, eram príncipes, representantes do povo de Deus, mas, ao invés de olhar para as promessas do Senhor, eles olharam para os gigantes da terra e então veio a derrota.

Sem oração somos semelhantes aos filhos do sacerdote Eli, eles tinham a arca da aliança, que era o símbolo da presença de Deus, mas eles não tinham a presença do Senhor porque não buscavam a face de Deus.
 
 
Veja o versículo 14  que diz assim:

14 se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.

Precisamos de conversão, e não estou falando da conversão ao Senhor Jesus, essa é única e exclusiva. Essa conversão deve ser o dia mais feliz das nossas vidas, porque foi um encontro pessoal com Cristo, que é  quando ele nos resgatou das trevas para sua maravilhosa luz. Deus está falando que precisamos converter os pensamentos, precisamos converter a língua. Precisamos converter o temperamento e os sentimentos. Existem muitas coisas em nossas vidas que precisam mudanças.
 
Que o Espírito Santo hoje te converta de todo o nosso coração e que possamos clamar como o profeta Jeremias disse em Lm 5:19-21.

19 Tu, Senhor, permaneces eternamente, e o teu trono, de geração em geração. 20 Por que te esquecerias de nós para sempre? Por que nos desampararias por tanto tempo? 21 Converte-nos, Senhor, a ti, e nós nos converteremos; renova os nossos dias como dantes. 
 
Amados, o Diabo é um acusador! Muitas vezes Deus não pode liberar as bênçãos sobre nossa vida, porque Satanás está diante dEle nos acusando! Mas, eu quero te orientar hoje; Nós falhamos, mas nós temos o sangue de Cristo que nos purifica de todo o pecado.

Portanto, sempre entre na presença do Senhor tomando posse da sua misericórdia que se renova a cada dia.

Entre na presença do Senhor com a consciência de que você leva o nome Dele. Somos cristãos, imitadores de Cristo.
 
Deus quer nos dar muita coisa.
 
Note, que uma criança quando quer algo, insiste e continua pedindo.

Devemos ser como uma criança.

Será que temos insistido em oração diante de Deus, o milagre que necessitamos?

Você tem buscado o Senhor, pedindo para ser uma bênção nas mãos dEle?
 
Quando um filho não tem barreiras com o pai, ele pede e sabe que na medida do possível, o pai vai atendê-lo.

Deus quer que você seja uma bênção; e a forma de conseguir isso é pedindo, orando, porque toda a ação tem uma reação.

Quando a Igreja ora junto, as portas do inferno não prevalecem, porque a oração, jejum e a consagração, nos trazem poder de Deus.                                                            
 
Em At 12:1-11, nós podemos encontrar um exemplo da força e poder da oração da Igreja.
 
1 Por aquele mesmo tempo, o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja para os maltratar; 2 e matou à espada Tiago, irmão de João. 3 E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. E eram os dias dos asmos. 4 E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da Páscoa. 5 Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus. 6 E, quando Herodes estava para o fazer comparecer, nessa mesma noite, estava Pedro dormindo entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta guardavam a prisão. 7 E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro no lado, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! E caíram-lhe das mãos as cadeias. 8 E disse-lhe o anjo: Cinge-te e ata as tuas sandálias. E ele o fez assim. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa e segue-me. 9 E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão. 10 E, quando passaram a primeira e a segunda guarda, chegaram à porta de ferro que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele. 11 E Pedro, tornando a si, disse: Agora, sei, verdadeiramente, que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de tudo o que o povo dos judeus esperava.

Portanto, veja no versículo 5 onde lemos que a Igreja orava por Pedro que estava preso por Herodes.

5 Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.
 
Qual foi o resultado? Deus enviou um anjo que libertou a Pedro de forma milagrosa.

Deus prometeu que ouviria nossa oração.

Nós somos o templo do Senhor, e eu creio que Ele vai ouvir a nossa oração. Ele enviará seu anjo para nos guardar e ajudar.
 
Comece agora, a usar essa arma poderosa que Deus colocou em nossas mãos!

Faça da sua vida uma vida de oração e adoração a Deus!

Fique de pé, porque Deus não rejeita a oração!

Portanto, comece a abrir o seu coração agora a Ele. Por Sua palavra Ele está aqui, e nós cremos.

Deus falou com você? Então comece a falar com Ele! Peça perdão a Ele, abençoe a sua família!
 
Amém.

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema