TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

CAMINHE COM CRISTO SEM COMETER 5 ERROS

Quando nós decidimos caminhar com Cristo, tudo muda em nossas vidas.

No entanto, com o passar do tempo, mesmo sem percebermos, permitimos que o amor se esfrie e a fé diminua. E se não observarmos nossas atitudes, notaremos que a nossa caminhada com Cristo até a eternidade, será como a do povo de Israel que caminhou no deserto rumo à terra prometida.

Portanto, se nós não nos analisarmos prudentemente como estamos andando, como Paulo nos chama a atenção nisso, podemos ter uma surpresa desagradável.
                                                              
Os israelitas saíram do Egito, vendo os milagres poderosos de Deus, mas isso não foi suficiente para mantê-los firmes em todo tempo. Por quê?  Porque eles cometeram alguns erros que não podemos cometer. Por isso hoje, vamos analisar 5 falhas que foram cometidas, e que nós não podemos cometer na caminhada com Cristo.

Primeiro vejamos o que Paulo diz em I Co 10:1-13 (versão utilizada RA).

1 Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, 2 tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés. 3 Todos eles comeram de um só manjar espiritual 4 e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo. 5 Entretanto, Deus não se agradou da maioria deles, razão por que ficaram prostrados no deserto. 6 Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram. 7 Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; porquanto está escrito: O povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se. 8 E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram, num só dia, vinte e três mil. 9 Não ponhamos o Senhor à prova, como alguns deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes. 10 Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador. 11 Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado. 12 Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia. 13 Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.

Os israelitas que cometeram esses erros, não alcançaram a terra prometida, e ficaram prostrados no deserto, e isso nos foi deixado como modelo, a fim de que não venhamos a errar como eles erraram.

Precisamos vigiar! Porque, se insistirmos em cometer os mesmos erros, com certeza, estaremos nos desviando da caminhada com Cristo. Mas, quais erros os israelitas cometeram?

1º ERRO. Eles cobiçaram o Egito, Nm 11:5-6.

5 Lembramo-nos dos peixes que, no Egito, comíamos de graça; dos pepinos, dos melões, dos alhos silvestres, das cebolas e dos alhos. 6 Agora, porém, seca-se a nossa alma, e nenhuma coisa vemos senão este maná.

Os israelitas, mesmo sendo supridos diariamente com o maná do céu, desejaram os alimentos que comeram no Egito, quando eram escravos.

Será que você, de vez em quando, não está desejando novamente, alguma coisa da sua vida antiga, aquela vida que você levava antes de conhecer a Cristo? Talvez alguns pensamentos, como voltar para as baladas, coisas antigas etc........ Ou talvez, você queira voltar ou tenha algum pensamento que te estimule aos vícios do álcool ou do cigarro, ao copo de vinho.....? Não volte! Você já foi liberto por Cristo! Veja o que a Bíblia diz em Jo 8:36.

36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.                                                                              .

Todas as visitações do passado, ou pensamentos fora dos princípios de Deus, devem ser repreendidas em nossas vidas.

Tem pessoas que ficam pensando assim: Ah; se eu não tivesse feito isso ou aquilo, estaria assim...... Não cobice as coisas que já passaram!                                   


2º ERRO. Eles idolatraram o bezerro de ouro.  Êx 32:3-6.

3 Então, todo o povo tirou das orelhas as argolas e as trouxe a Arão. 4 Este, recebendo-as das suas mãos, trabalhou o ouro com buril e fez dele um bezerro fundido. Então, disseram: São estes, ó Israel, os teus deuses, que te tiraram da terra do Egito. 5 Arão, vendo isso, edificou um altar diante dele e, apregoando, disse: Amanhã, será festa ao Senhor. 6 No dia seguinte, madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo assentou-se para comer e beber e levantou-se para divertir-se.

Isso nos ensina que o povo de Israel doou seus pertences para a construção de um bezerro de ouro, ou seja, eles  adoraram e deixaram de crer em Deus como Único e Verdadeiro.

Precisamos cuidar para não nos contaminarmos com a idolatria, pois tudo que você tem é santificado a Deus, e o inimigo sempre vai querer burlar isso, para que você faça alianças erradas.
                     
Nós sabemos que a idolatria a imagens não é a vontade de Deus, veja em Sl 115:1-8.

1 Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade. 2 Por que diriam as nações: Onde está o Deus deles? 3 No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada. 4 Prata e ouro são os ídolos deles, obra das mãos de homens. 5 Têm boca e não falam; têm olhos e não vêem; 6 têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram. 7 Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta. 8 Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e quantos neles confiam.

Além disso, Deus não quer que você constitua outros deuses; como idolatrar o seu próprio corpo, idolatrar o dinheiro, os artistas, e até mesmo os artistas do mundo gospel, ou qualquer destas coisas que estejam na sua mente, coisas que você tem que vigiar e dedicar a sua vida a Deus, porque é Ele que deve estar sempre em primeiro lugar na vida.


3º ERRO. Eles se prostituíram com as filhas dos moabitas, Nm 25:1-2.
                                                                                  
1 Habitando Israel em Sitim, começou o povo a prostituir-se com as filhas dos moabitas. 2 Estas convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu e inclinou-se aos deuses delas.

Os israelitas tinham a ordem de Deus para não se envolverem com as filhas dos povos pagãos que encontrassem pelo caminho e na terra prometida, no entanto eles erraram e desobedeceram.

Você foi feito para ser sal e luz nessa terra, por isso que em Mt 5:13-14, entende-se que não podemos nos contaminar com os pecados que as pessoas cometem.

13 Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;

Não ande conforme os valores deste mundo, mas transforme-se pela renovação da sua mente, assumindo os princípios de Deus, como Paulo nos diz em Rm 12:2.

2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Por isso, não deixe de orientar os seus filhos, os discípulos. Oriente para que seus filhos não se envolvam antes do tempo, não permita e não os estimule a namorar, converse com eles para não errarem, porque tudo tem seu tempo e hora em Deus.

4º ERRO. Eles tentaram a Deus, Nm 21:5-6.

5 E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morramos neste deserto, onde não há pão nem água? E a nossa alma tem fastio deste pão vil. 6 Então, o Senhor mandou entre o povo serpentes abrasadoras, que mordiam o povo; e morreram muitos do povo de Israel.

Os israelitas culparam a Moisés e a Deus por telos tirado-os do Egito, mesmo que lá no Egito eles fossem escravos.

Muitas vezes, por causa da nossa ingratidão, acabamos cometendo o quarto erro dos Israelitas, e começamos a culpar o nosso líder e a Deus. Será que sua vida seria melhor mesmo, sem o seu líder e sem Deus? Essa é uma resposta que só você pode dar!
                                                                              
Cuidado, com um erro desse nivel, porque é Deus que julga, e se tem alguém que não vai contra os princípios, esse alguém é Deus!

A tentação é um ataque mortal de satanás, mesmo assim, Deus permite que seja picados.


5º ERRO. Eles murmuraram contra Deus. Nm 16:41.                                                                                                                
41 Mas, no dia seguinte, toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão, dizendo: Vós matastes o povo do Senhor.

Na rebelião de Corá, Datã e Abirão, o povo murmurou contra os líderes Moisés e Arão, que tinham sido instituídos por Deus para aquela obra. E em Rm 13:1-2 a palavra diz assim:

1 Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. 2 De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação.          

Oriente no discipulado, para que eles não reclamem de seus líderes, (Ap. Pr. Lideres de cel, de Redes). E que no lugar da murmuração, eles devem orar pelas autoridades constituídas, e procurar andar em unidade, para que o quinto erro daquele povo, não recaia sobre você.
                                       
Portanto, se duvidar de algo, você deve perguntar, conversar, pedir oração, ser um com seu líder, aceitar ser corrigido, tratado, porque exemplo: Se eu estou nessa posição, é porque foi Deus que a confiou a mim.

Você tem cometido algum desses erros? Se sim, abandone-os agora! Abasteça sua mente com as promessas de Deus e prossiga para o alvo, que lhe foi proposto, que esta em (versão NLTH) Fp 3:12-17!

12 Não estou querendo dizer que já consegui tudo o que quero ou que já fiquei perfeito, mas continuo a correr para conquistar o prêmio, pois para isso já fui conquistado por Cristo Jesus. 13 É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. 14 Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus.
15 Todos nós que somos espiritualmente maduros devemos ter essa maneira de pensar. Porém, se alguns de vocês pensam de maneira diferente, Deus vai tornar as coisas claras para vocês. 16 Portanto, vamos em frente, na mesma direção que temos seguido até agora.
17 Meus irmãos, continuem a ser meus imitadores. E olhem com atenção também os que vivem de acordo com o exemplo que temos dado a vocês.


Portanto: 1º Não cobice as coisas do seu passado.
                2º Cuidado com o que vc está idolatrando.
                3º Não se prostitua, desobedecendo as ordens de Deus.
                4º Não tente a Deus, pois no deserto, Ele pode deixar o inimigo te picar e haver morte.
                5º Não murmuraram contra Deus, troque a murmuração por oração.

Deus te chamou para romper e levar outras pessoas a romperem também.

Foque em suas células, forje líderes para Jesus, que tenham em seu coração: ALMA, CÉLULAS E FAMÍLIAS.

Precisamos forjar discípulos para Jesus! Se assim fizermos, com certeza frutificaremos!
                  
Amém!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema