TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

O SONO ESPIRITUAL PODE SER LETAL

A Bíblia relata a história de um jovem de nome Êutico, cujo nome significa “afortunado”, que por sua vez significa: indivíduo abençoado ou cheio de boa sorte.

A Bíblia diz que Êutico estava sentado numa janela, quando adormeceu profundamente durante o prolongado discurso do Apóstolo Paulo. E esse jovem foi vencido pelo sono, e caiu do terceiro andar do cenáculo, onde o Apóstolo Paulo pregava na cidade de Trôade.  At 20:7-10.

7 No sábado à noite nós nos reunimos com os irmãos para partir o pão. Paulo falou nessa reunião e continuou falando até a meia-noite, pois ia viajar no dia seguinte. 8 Havia muitas lamparinas acesas na sala onde nós estávamos reunidos, a qual ficava no terceiro andar da casa. 9 Um moço chamado Êutico estava sentado numa janela. E, como Paulo continuasse falando durante muito tempo, o sono do moço foi aumentando. De repente, “ele dormiu” e caiu da janela. Quando o levantaram, estava morto 10 Então Paulo desceu, abaixou-se, abraçou o moço e disse: Não se assustem, pois ele está vivo.

Portanto, essa história, ilustra muito bem, alegoricamente, a vida de muitos que dormem na sua vida espiritual dentro das igrejas em nossos dias.

Eutico era uma pessoa, era um jovem que estava no lugar certo, na hora certa, mas, tinha adotado uma postura errada, porque foi por este motivo que ele caiu no sono da indiferença.

Eu quero deixar uma observação aqui; O sono físico é reparador, é necessário, é uma benção, mas dormir espiritualmente é algo absolutamente perigoso, pode ser uma negligência em relação ao mundo espiritual.

Vemos uma exortação encontrada na carta do Apóstolo Paulo em Ef 5:14.

14 Porque o que é claramente revelado se torna luz. E é por isso que se diz: “Você que está dormindo, acorde! Levante-se da morte, e Cristo o iluminará.”

Na versão RA: 14 Pelo que diz: “Desperta, ó tu que dormes”, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.

Veja que o Apóstolo Paulo, na Palavra de Deus, compara o que dorme espiritualmente com quem está morto.

Temos também outros casos dos que dormem na Bíblia, como o do profeta Jonas. Nesse caso é bem claro isso. Deus  deu uma missão específica para o profeta, para que ele fosse para Nínive pregar o evangelho, só que Jonas seguiu para o lado oposto, indo para Tarsis. Desobedecendo o que Deus tinha mandado fazer que era levar a sua mensagem. E nessa fuga, Jonas preferiu esconder-se no porão de um navio, que estava sendo castigado, fustigado por uma tempestade. E a Palavra diz que Jonas foi encontrado “dormindo profundamente”, pondo em risco sua vida e a dos demais. 

Portanto, um sono espiritual pode colocar em risco muitas vidas. Jn 1:5.

5 Os marinheiros ficaram com muito medo e gritavam por socorro, cada um ao seu deus. E, para que o navio ficasse mais leve, jogaram a carga no mar. Porém Jonas tinha descido ao porão e ali havia se deitado e “caído num sono profundo”.

Todo sono espiritual pode nos levar à morte. Se Jonas não confessasse que toda aquela tempestade, que estava acontecendo, era porque ele tinha desobedecido a Deus, eles corriam perigo de vida. Jn 1:12.

12 Jonas respondeu: Vocês me peguem e joguem no mar, que ele ficará calmo. Pois eu sei que foi por minha culpa que esta terrível tempestade caiu sobre vocês.

O texto que lemos diz que o jovem Eutico, ao cair de uma janela do terceiro andar, também “dormia profundamente”, e com a queda ele morreu instantaneamente. E foi quando o Apóstolo Paulo entrou em ação e se inclinou sobre o jovem, e o abraçando, restituiu-lhe a vida imediatamente, veja em At 20:9.

9 Um moço chamado Êutico estava sentado numa janela. E, como Paulo continuasse falando durante muito tempo, o sono do moço foi aumentando. De repente, ele dormiu e caiu da janela. Quando o levantaram, estava morto.

Essa história nos dá a entender que precisamos agir para reavivar os mortos espirituais.

Todos nós precisamos vigiar, cuidar e rever nossas atitudes, porque esse sono traz morte. Por isso, a Palavra diz: Desperta, tu que dormes! E esse despertar é do sono espiritual, o sono da indiferença. O sono espiritual é devastador, destruidor e não um sono reparador.

Infelizmente, temos visto que muitas pessoas tem caído nesse sono, porque estão tomadas por um profundo sono maligno. Quem quer que você não faça nada, e fique como alguém que dorme? Satanas!!! Por isso, esse sono é letal, porque se refere ao sono espiritual, e ele pode sim ser letal.

Que sono é esse? É o sono gerado pelo comodismo....
É o sono gerado pela mesmice.....
É o sono gerado pela esterilidade....
É o sono gerado pela precipitação em um relacionamento.....
É o sono do mau testemunho, que é o sono gerado pela empolgação pessoal ou profissional, deixando o reino de Deus em segundo plano.

Amados, nós já recebemos a vida plena de Deus, que é a vida de Cristo que está em nós.

Nós somos a morada do Espírito Santo de Deus, e temos a exortação da Palavra de Deus em nossas vidas.

Precisamos vigiar nossas atitudes e ações!

Observe o que nos diz a Bíblia no livro de Romanos! Rm 13:11.

11 Vocês precisam fazer todas essas coisas porque sabem em que tempo nós estamos vivendo; chegou a hora de vocês acordarem, (despertardes do sono) pois o momento de sermos salvos está mais perto agora do que quando começamos a crer.

Nós não devemos nos deixar ser levado pela frieza espiritual, porque estamos vendo tempos que não são bons, e estão passando muito rápido, e a nós foi dada uma incumbência de ganhar vidas. Por isso, lute, e nunca permita que o desânimo e a falta de esperança contaminem sua vida.

Entenda que sempre o inimigo de nossas almas trabalhará para contestar nossa relação com Deus, para torná-la ilegítima, por isso, o seu esforço e as suas ações farão a diferença, e o Espírito Santo de Deus intercede por nós constantemente. Rm 8:26.

26 Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor.

Portanto, entenda e desperte para o seu chamado! Porque o nosso caminho é estreito, o nosso fundamento é a rocha,
a nossa semente é o trigo (Palavra de Deus) e nós devemos servir a Deus e não a esse mundo.

Devemos sempre lembrar das palavras de nosso Senhor Jesus, que nos convocou, nos ordenou assim em Mt 28:19-20.  

19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os (CUIDADO COM O SONO ESPIRITUAL) a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

O texto do jovem Eutico, diz que lá pelas tantas horas da noite, o jovem Eutico entra no cenáculo e escolhe um lugar inadequado para se assentar. Onde? Uma janela no terceiro andar. E aqui nesse texto, podemos fazer algumas ligações com o dia de hoje também.

Às vezes, nós desprezamos as pessoas que foram levantadas por Deus para nos instruir. Gl 6:6.

6 Mas aquele que está sendo “instruído na palavra” faça participante “de todas as coisas boas” aquele que “o instrui”.

Às vezes, nós a ignoramos essas pessoas porque não falam aquilo que nós queremos ouvir. Todos nós precisamos vigiar, porque Deus muitas vezes nos coloca sob o cuidado desses que nós desprezamos, porque são esses que falam a verdade da Palavra. São esses que Jesus por sua missericordia usa. São esses que aplicam o seu coração a ouvir o que o Espirito Santo diz a Igreja.

Muitos de nós, já desprezamos a Jesus, mas na hora de nossas quedas, na hora da dor, na hora das nossas aflições,  é só Jesus para nos restaurar! É só Ele que desce até onde estamos, e através dos que falam a Sua Palavra, faz a obra! Através desses que tem se disposto a levar a mensagem de Cristo, para trazer a você a vida de volta! Como o Apóstolo Paulo fez.

Só Jesus pode trazer um entendimento de honra e gratidão! Porque ao entendermos isso, um novo ânimo vem, uma nova restauração vem, e o sono letal, que pode levar à morte, tem que sair.

A Palavra diz assim em Jo 8:32.

32 e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 

Note que a janela nesse texto representa muito mais do que uma simples janela!

A janela é como os nossos olhos, que muitas vezes, nós colocamos em contato com o mundo, e caímos colocando nossos olhos onde não deveríamos ter colocado ou caído.

A janela era o lugar onde aquele jovem poderia olhar para fora, para os prazeres da carne.Gl 5:18-21.

18 Porém, se é o Espírito de Deus que guia vocês, então vocês não estão debaixo da lei.
19 As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, 20 a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, 21 as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus.


O jovem Eutico olhava para o Reino de Deus, e olhava para o mundo.

Portanto, a janela representa o lugar onde muitas pessoas escolhem estar, quando não querem viver uma vida de compromissos com Jesus e sua Palavra.
Aquele jovem, certamente não seguia um modelo. Aquele jovem provavelmente, certamente não tinha um modelo para seguir, discipulador. E a Palavra fala desse modelo em I Tm 4:12.

12 Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que creem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza.

Como é feio, um líder falar palavrões, parece que nunca saiu do mundo, porque na realidade não vigia. É por essas e outras razões, que podemos afirmar com certeza, que pessoas desse tipo, não tem um compromisso com Deus, ou seja, elas mesmas escolheram ficar na janela! Muitas vezes, são pessoas que passam a viver um conflito em suas vidas por causa desse sono, e a Biblia fala muito mais sobre isso.                                                                                   

Como aquele jovem preferiu a janela, ele não sabia se ouvia o sermão do Apóstolo Paulo, que trazia a mensagem do evangelho, ou se escutava as vozes da rua. Ele não sabia se ouvia a Palavra de Deus e se comprometia com Cristo, ou se olhava através da janela e recebia a oferta do mundo... do pecado...

Eu quero que você guarde isso para a sua vida: Não despreze quem pode te ajudar. O jovem desprezou o Apóstolo Paulo, mas na hora que ele caiu da janela, o Apóstolo Paulo interrompeu o culto que estava fazendo, para ajudá-lo. O Apóstolo Paulo abraçou aquele jovem e com um abraço de compaixão, trouxe-o de volta à vida.

Portanto, guarde isso: Como estamos guerreando no mundo espiritual, cuidado com o sono nos sentimentos, porque é ai que o inimigo trabalha, e você sabe disso. O abraço do Apóstolo Paulo não era apenas um abraço do Apóstolo Paulo, era um abraço de Jesus. Por que? Porque Paulo era o instrumento usado naquela mensagem, naquela hora, naquele momento, santo e agradável a Deus.                                                         

Existem muitas pessoas nas igrejas, flechadas por esse sono! São pessoas que não saem da janela, porque não querem ouvir a Palavra. Geralmente, essas pessoas estão oscilando entre o céu e o inferno, entre a vida e a morte!

Deus traz essa Palavra novamente hoje, para despertarmos do que pode estar acontecendo.

Seja o Modelo! Se algo falou com você, saia dessa janela, porque ela é de satanás! Essa janela gera morte! Se você insistir em ficar na janela, você ainda pode levar um tombo, e pode levá-lo à morte!

Ouça a Palavra de Deus! Entregue sua vida a Jesus, por completo!                                                                    

Assuma o seu compromisso com Deus de ser modelo na Igreja, e onde você for o Senhor estará com você! Seja um cristão de verdade, seja modelo! 

Não despreze a sua mocidade, o tempo de sua chamada, porque a Palavra diz que foi Ele quem nos chamou. A Palavra nos diz que devemos nos tornar o modelo para os fiéis na Palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza. 

Que você saia da janela do sono letal! Peça ao Espírito Santo agora: - Pai eu quero ser Santo!                                                                  
Na época que estamos vivendo, precisamos ser modelo! Peça a Deus! Afirme a Ele: - Eu quero ser esse modelo! - Eu desejo, eu não quero esperar mais!

Tudo está no pedir a Deus! Então peça: - Eu quero sair da janela de todas as áreas da minha vida que tem me deixado em dúvida! - Eu quero ser cheio do teu Espírito! - Eu quero ser cheio do teu poder! - Eu quero ser cheio da tua graça! - Eu quero fazer a tua vontade! - Eu quero ser um ganhador de vidas! - Eu quero levar pessoas nesse Encontro e servir! - Me tira da Janela!!!

Diga: - Eu quero estar sempre com os meus olhos espirituais abertos!

Eu amo sua preciosa vida!!!

Amem.
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema