TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

A OVELHA PERDIDA

Graça e paz, amados!

No discipulado passado, vimos que Jesus conta sobre 3 parábolas, em sequência uma após a outra, que falam de coisas perdidas. E comecei falando a respeito do filho pródigo. E que antes de desonrarmos fisicamente, desonramos espiritualmente. E que o filho pródigo reconheceu essa atitude, como podemos verificar em Lc 15:24.

21 E o filho lhe disse: “Pai, pequei contra o céu” e diante de “ti”; já não sou digno de ser chamado teu filho.

A Palavra nos diz que haverá júbilo no céu pelo arrependimento de um pecador. E na sequência está a parábola da “Ovelha Perdida”, a respeito da qual veremos hoje. Na semana que vem, veremos sobre a dracma perdida.

O prazer de um pastor é conhecer a mente de suas ovelhas, que pertencem ao rebanho sobre o qual Deus lhe colocou para cuidar, por isso, devemos aproximar-nos mais dEle.

Entenda que estamos em um rebanho, no aprisco de Jesus; Precisamos então, ter a mente do nosso pastor, Jesus Cristo. Ele é o nosso pastor, e nada nos faltará. Ou seja, precisamos ter a mente nos principios deixados desde o início. E em Ez 34:31, a Biblia nos diz:

31 Vocês, minhas ovelhas, ovelhas que eu alimento, vocês são seres humanos, e eu sou o seu Deus! diz o Senhor Deus.

A nossa mente deve ser uma mente de membro, uma mente de ovelha do Senhor. Porque, muitas vezes somos visitados por uma mente de competitividade. E ao entrar na ovelha, essa mente de competitividade faz com que ela perca a natureza de ovelha, ela passa a governar essa ovelha, fazendo com que ela tome rotas diferentes das que Jesus propôs.

Somos um rebanho com mente de ovelha, que ouve a voz do pastor, e passamos a ter uma mente de obediência aos principios dados estão na Palavra, e aí sim, passamos a ter o melhor dessa terra.

Veja que em Lc 15:3-7, na parábola, Jesus conta assim:

3 Então Jesus contou esta parábola: 4 Se algum de vocês tem cem ovelhas e perde uma, por acaso não vai procurá-la? Assim, deixa no campo as outras noventa e nove e vai procurar a ovelha perdida até achá-la. 5 Quando a encontra, fica muito contente e volta com ela nos ombros. 6 Chegando à sua casa, chama os amigos e vizinhos e diz: “Alegrem-se comigo porque achei a minha ovelha perdida.”7 Pois eu lhes digo que assim também vai haver mais alegria no céu por um pecador que se arrepende dos seus pecados do que por noventa e nove pessoas boas que não precisam se arrepender.

Note que a ovelha que se perdeu estava junto ao rebanho, mas ela sumiu de tal maneira que aquele pastor não viu quando ela se perdeu. Ou seja, aquele pastor notou a falta dessa ovelha, quando foi contar as ovelhas, ou seja, ele não viu aquela ovelha indo embora, ele não viu a hora que aquela ovelha sumiu, ele não viu se aquela ovelha tinha voltado ou se tinha entrado em algum lugar, ou se ela tinha caido em algum buraco ou abismo. Ele só percebeu quando chegou no campo.

Nós como ovelhas de Jesus, devemos nos fazer uma pergunta: “O que aconteceu com esta ovelha”?

Nós podemos entender perfeitamente, que esta ovelha que se perdeu, foi uma ovelha que se “desgarrou”, que resolveu se desviar da rota. Ou seja, essa ovelha foi uma ovelha que “optou” ficar longe do rebanho no qual estava. E essa “opção”, quando veio na mente da ovelha, essa perversão na mente, faz com que elas não queiram mais ser cuidadas. 

Qual o significado de desgarrar? Extraviar-se, perverter-se, desviar-se.                                                                                                          
Portanto, quando essa ovelha foi tomada em sua mente pela perversão, ela deixa a “opção de estar saudável, cuidada e protegida”, (lembrando que o aprisco é de Deus) para entrar em rotas extremamente desconhecidas e talvez perigosas. E geralmente elas fazem essa “opção”, porque na verdade, estas ovelhas, não querem mais fazer o caminho que lhe foi proposto.

Essas ovelhas teminam tomando “rotas” que não eram a “rota que o bom Pastor teria para elas”; Que é de ter bom pasto, de ter boa água, de ter um cuidado contra os bichos, (carrapicho, moscas etc.). Em um aprisco bem cuidado, a Palavra nos limpa.                                                                      

Nós podemos ver no texto que lemos, o termo “até acha-la” e também “quando a encontrou” nos verículos 4 e 5.

4 Se algum de vocês tem cem ovelhas e perde uma, por acaso não vai procurá-la? Assim, deixa no campo as outras noventa e nove e vai procurar a ovelha perdida “até achá-la”.  5 “Quando a encontra”, fica muito contente e volta com ela nos ombros.                
                                                                                                              
Vemos que o pastor demorou a encontrá-la, e isso também nos indica que a mente daquela ovelha, levou-a para bem longe, porque ela mesma fez essa  "escolha", foi sua própria “opção”.

Quando nós fazemos as opções pelas "nossas rotas”, não podemos culpar os outros e nem o pastor pelas consequências que virão. A Palavra diz que aquele que colocou a mão no arado não olhe para tras!

Infelizmente quando lemos esse texto, podemos ter uma tendência a condenar o pastor ou lider, acusar o pastor, crucificar o pastor e nos esquecer da ovelha!                                                                                    

Ao sairmos da “direção do cajado”, dos “principios biblicos”, quando saimos da “direção do acompanhamento”, nós não podemos procurar “culpados” e nem apontar “culpados pelos resultados negativos” que possam vir em nossa direção. Porque a escolha não está sendo feita pelo pastor, mas sim, pela ovelha.

Todos nós somos livres para fazer as “escolhas que quisermos”, mas uma coisa é certa, essas escolhas de uma maneira ou de outra, farão com que essa ovelha fique escrava dela mesma ou do inimigo, porque são escolhas fisicas. Por isso, o Apóstolo Paulo nos orienta a ter uma vida de obediência a Deus em I Co 7:21-24.

21 Você era escravo quando Deus o chamou? Não se preocupe com isso. Mas, se você pode se tornar livre, então aproveite a “oportunidade”. 22 Pois o escravo que foi chamado pelo Senhor é agora um homem livre que “pertence ao Senhor”. Assim também o homem livre que foi chamado por Cristo é “escravo de Cristo”. 23 Deus comprou vocês por um preço; portanto, não se tornem escravos de seres humanos. 24 Irmãos, cada um “deve continuar na presença de Deus assim como era quando Deus o chamou”.                                                                     

Entenda que Jesus Cristo é o nosso “Pastor”, e nós somos as “suas ovelhas”, e é Ele quem nos coloca no aprisco que Ele entende ser melhor para nos curar. Quando pecamos (e a desobediencia é pecado) nos afastamos de Deus, e nós ficamos perdidos como a “ovelha da parábola”.

Portanto, se não tivermos maturidade para gerir “as escolhas” que nós temos feito, não o faça, porque terão consequências.

Sempre precisamos primeiro nos perguntar: Onde está esta ovelha? O que ela estaria fazendo? Com quem ela estaria se relacionando? É preciso ter um norte sobre essa ovelha, saber responder, e ter uma ideia do porque essa ovelha se perdeu, e do porque essa ovelha se perdeu de você.                                                                              

O mais triste num rebanho, não é um pastor perder uma “ovelha”, mas a “ovelha” se perder do seu Pastor. Porque em Jr 3:21, o próprio Deus disse assim ao profeta.

15 Dar-vos-ei “pastores segundo o meu coração”, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência.

Guarde isso, feliz é o pastor e feliz é a ovelha que ambos se amam. Feliz é a “ovelha que é amada” por seu pastor, mesmo que muitas vezes ele cobre perguntando: - “Porque você não veio na célula, no culto? Quando ouvem essas perguntas, infelizmente, “muitas ovelhas” por não terem discernimento dizem: - Eh, que chato isso! - O pastor está me pegando no pé!                                                                                         

Se você é amado por seu pastor e tem pastos bons, você deveria celebrar 24h por dia! Por que? Porque ele é a “referência no mundo espiritual” para te “guardar do lobo”, do “urso e do falso leão”. Porque a “intercessão do justo” pode muito em seus efeitos, e as orações que esse pastor fizer, se você tiver atitudes ruins como as que falei em sua história, as orações não repousarão em sua vida.

Os olhos do Senhor estão pela terra observando tudo. E a Palavra diz assim em Hb 13:17.

17 Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque “velam por vossa alma”, como aqueles que “hão de dar conta delas”; (e é aqui que Deus chama a atenção da ovelha) para que o “façam com alegria” e “não gemendo”, porque isso “não vos seria útil”.

Que ovelha era essa que se perdeu? Foi uma “ovelha” que fez sua própria opção e criou suas próprias rostas”. Ou seja, ela simplesmente decidiu fazer um “novo caminho”, ignorando “o novo e vivo caminho”, que diz que Jesus nos propos Hb 10:19-25.

19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, 20 pelo novo e vivo caminho que “Ele nos consagrou pelo véu”, isto é, pela sua carne, 21 e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 “aproximemo-nos”, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência (mente) e lavado o corpo com água pura. 23 Guardemos firme a confissão da esperança, “sem vacilar”, pois quem fez a “promessa é fiel”. 24 Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. 25 “Não deixemos de congregar-nos”, como é costume de alguns; antes, “façamos admoestações” e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.                                                                               

Note que pela interpretação do texto, esse pastor tinha “segurança nesta ovelha”. O texto nos diz que ela se perdeu, mas, o texto não fala como ela andava e como ela se perdeu. Porém, dá para deduzir perfeitamente que essa ovelha tinha nome, identidade, relacionamento, e que fazia parte desse rebanho e era conhecida e importante no rebanho. Essa ovelha era muito importante no rebanho, porque o pastor deixou as outras 99 e foi atrás para buscá-la.
                       
Apóstolo, e essas que ficaram no aprisco? Essas ovelhas não desejaram correr o risco da aventura! Elas não se desconectaram da voz do pastor! Elas não sentiram o desejo de se aventurar, e ir conhecer outras coisas! Elas amaram e entenderam a segurança do aprisco do pastor dado por Deus! Elas amaram a presença do pastor e lhe obedeceram e desejaram ficar no lugar seguro! Elas não desejaram querer descobrir como é a vida longe do aprisco, como seria uma vida longe da orientação do Pastor! Elas resolveram manter-se fiéis!

Mt 18:13.

13 E, se “porventura a encontra”, em verdade vos digo que maior prazer sentirá por causa desta do que pelas noventa e nove que não se extraviaram.                                                              

Vejamos duas coisas aqui: Ao “se perder” e ao “ser encontrada”. Por que o prazer do pastor ao encontrar, se poderiam ter acontecido muitas coisas nesta fuga? A ovelha poderia ter se ferido. Ela poderia ter corrido o risco de ser devorada pelos seus predadores. Ela poderia ter se alimentado mal. Passado frio, sede e solidão. Com certeza, essa ovelha por sua própria opção, trará marcas e cicatrizes que jamais teria, se ela não tivesse “açoes” em sua história que a levasse à perdição. Lembrando que foi escolha dela, e não do pastor.

Não sei sobre a sua condição ao ser ministrado por essa parábola hoje, mas caso você seja uma das 99, meu conselho é: Nunca saia do aprisco onde Deus está lhe alimentando, e preparando para produzir e ser fecundo! Permaneça sempre perto do bom Pastor, Jesus Cristo! E, caso você seja uma ovelha perdida, faça ruído para que seu pastor lhe encontre rapidamente! Ele sentirá prazer em achar-lhe! Va até ele, pois, quanto mais você se aproxima, será mais facil ele perceber e encontrar para curar as feridas, porque Jesus é o Pastor dos pastores!

A natureza da ovelha não é de andar sozinha, a natureza da ovelha é andar em rebanho e em verdes pastos. Nós não podemos ir contra a nossa natureza de ovelha de Jesus.                                                                                                         
A Palavra de Deus diz que Ele vela por Sua Palavra para que se cumpra! Guarde isso: a ovelha que ao ter problema abre o coração ao pastor, não gosta de solidão, e não gosta de ambientes suspeitos. A ovelha não gosta de aprisco inseguro, ela gosta e precisa sentir-se protegida. A ovelha gosta de ser corrigida, porque se tem vara e cajado, tem também o consolo. Sl 23:4.

4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.                                                          

A parábola da ovelha perdida faz com que reflitamos em quais tem sido as nossas atitudes com o nosso Pastor? O maior pastor do mundo, Yeshua Hamashia, Jesus Cristo o Messias, teve as suas maiores conquistas, não quando era Leão, mas quando era ovelha. Hb 13:20-21.

20 Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança, 21 vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre.

Pergunte a você mesmo: Como tenho me comportado como ovelha? Tenho sido fiel ao meu pastor e ao aprisco? Será que Deus errou em me colocar aqui? Tenho produzido o quê?

A última oração de Jesus está em Jo 17:20-21.

20 Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; 21 a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.

Que o nosso Pastor nos proteja e guarde, dentro da verdade de sua Palavra! Excelente célula!

Amém!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema