TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO

Eu quero falar para vocês hoje que vocês são especiais para Deus, que vocês são luz para o mundo e sal para terra!

Esta é a identidade que Jesus deu aos seus discípulos e quer dar a você hoje!

Mt 5:13-16.

13 Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, ser lançado fora, e ser pisado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; 15 nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. 16 Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.

Vimos que Deus usa, e com perfeição na Bíblia Sagrada, várias analogias e simbologias quando ele quer explicar algo.

Na época eles sabiam como era retirado o sal da terra, e depois de tirado o sal sabia o seu destino. Então Jesus usou esta analogia para explicar como eles deveriam ser.

Jesus usava uma maneira prática, simples e didática de ensino.

Prática e simples, porque eram usados elementos do uso cotidiano, coisas ou objetos de conhecimento pleno.

Didático, porque era fácil de memorizar pelo método que ele usava e associava as coisas. Por exemplo, o caso de comparar os discípulos ao sal e à luz, nós podemos constatar que os ensinamentos de Jesus eram transmitidos através dessas analogias.

Por exemplo: a luz, o que podemos destacar sobre a Luz?

1 - A luz é o oposto das trevas. Ou seja, Jesus estava afirmando que discípulo não tem parte com trevas, pois é o oposto das trevas. Os discípulos de Jesus devem ser luz.

2 - A luz prevalece sempre contra as trevas. É importante destacar isso, porque alguns cristãos, por acharem que estão com “pouca luz” temem as trevas. Eu já ouvi afirmações do tipo: “Ah, eu ainda sou tão fraquinho”! como se a nossa força viesse de nós mesmos. No versículo 14 Jesus nos afirma que somos luz.

14 Vós sois a luz do mundo.

Vejamos por exemplo, o quanto a luz prevalece contra as trevas.

Se você escolher um ambiente grande e escuro e riscar um palito de fósforo, a luz prevalecerá contra a escuridão. É importante frisar que se trata no exemplo apenas de uma pequenina chama de luz. Então não deixe satanás intimidá-lo. Porque Jesus nos afirmou no versículo 14 que somos luz do mundo.

Existe muita gente que se apega à negligência.

Negligência significa desleixo, descuido, falta de zelo, falta de aplicação ao realizar determinada obra. Negligência é agir com irresponsabilidade ao assumir um compromisso. Resumindo, negligência é a desatenção, é o menosprezo, o desdém.

É lógico que não devemos entregar uma liderança a uma pessoa que não tem honra, compromisso, que não tem aliança, que age com desleixo no chamado. Essa pessoa, com o tempo, Deus tira pelo mau testemunho que ela dá, e pelo desprezo e desonra ao que Deus fez na vida dela.

Amados, pregar significa falar do que Jesus fez, e do que ainda fará.

Ensinar já é diferente. Ensinar é o aprofundamento da Palavra, é transmitir conhecimento. Por isso, veja que a Palavra diz que Jesus ensinava e pregava. Mt 4:23.

23 Percorria Jesus toda a Galiléia, “ensinando nas sinagogas”, “pregando o evangelho” do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo.

Nos somos chamados para fazer as duas coisas, pregar e ensinar. Esse é o modelo que Jesus deixou para nós, que é o modelo dos 12. Veja que em Mt 9:35 diz:

35 E percorria Jesus todas as cidades e povoados, “ensinando nas sinagogas”, “pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades.

O maior problema que temos visto, é que quem faz uma coisa não quer fazer a outra, e por isso o Rino não cresce. Ou seja, existem pessoas que querem ensinar e não querem pregar e vice-versa. Querem pregar na célula, mas não querem levar as pessoas a congregarem, a aprenderem mais. Essas pessoas estão indo contra a ordenança de Jesus, que está em Hebreus. Hb 10:25.

25 Não deixemos de “congregar-nos”, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.

Vamos trazer essa palavra, para a visão celular no governo dos 12: 
- Ganhar é pregar o evangelho do reino.
- Consolidar e discipular é você ensinar, é aprofundar um pouco mais.
- E Enviar é você enviar estas pessoas curando, pregando e ensinando, o evangelho do reino, como Jesus fazia.

A nossa vida como crente é isso: ganhar, consolidar, discipular e enviar, curar, pregar e ensinar.

Acredite, estamos vivendo em um novo tempo, tempo de nos estabelecermos nesse nosso templo. Para isso, precisamos pregar e ensinar em tempo e fora de tempo, como dizia Paulo.

Portanto, que você seja essa luz, e se esforce para não deixar as trevas tentarem apagar esta chama que já está em você. Procure os sentimentos como estes que nós vimos! Tenha a convicção, porque Deus te chamou para ser Luz, e a obra que Ele começa Ele termina!

3 - Outra coisa, que embora pouco destacada nas palavras ministradas, a luz varia a sua intensidade.

Eu quero ressaltar que mesmo sendo luz de mais baixa intensidade, não devemos nunca deixar de sermos luz.

Como vimos na Palavra, Deus nos quer sendo luz de alta intensidade! Lembre-se do palito de fósforo no lugar escuro. Deus quer que você seja como um farol marítimo, que ilumina não só aquele ambiente em que se encontra, mas atinge grandes distâncias.

Eu creio que você poderá ser uma luz de grande  “intensidade”, que poderá ser vista de longe! Como? Ajudando os outros a serem guiados! A sua luz iluminará outros para sua direção! Assim, você poderá pregar e ensinar as pessoas.

Há um hino lindo que diz: - como farol que brilha ao longe como ponte sobre as águas, como abrigo no deserto, como flecha que acerta o alvo, eu...

E em relação ao sal? Vamos destacar algumas coisas:

1 -  Sabemos que o sal dá sabor as coisas.

Também sabemos que onde o sal chega, ele “muda o ambiente”. Como? Ou ficará com muito sal. Ou ficará com pouco sal. Por isso, precisamos achar o ponto certo. Porque se não acharmos o ponto certo, tudo irá ficar ruim.

Agora, se não fizer efeito nenhum e nem outro, será insípido e não irá prestar nem para uma coisa, nem outra. Precisamos ser o tempero certo, equilibrar a nossa vida, e sermos o sal da terra como está escrito.

2 - Sabemos também que o sal tem a característica de dar sede.

Assim como o “sal comum” dá sede de “água”, o “sal espiritual” que é você como discípulo e servo de Deus, deve dar sede da “água espiritual” que é Jesus, a água da vida!

De uma forma ou de outra, é o sabor. Ou seja, como discípulo comum, tem seu sabor. Ou como um discípulo de Jesus, que é transformado a dar sabor e fazer a diferença onde pisa.

A sua função é fazer com que outros tenham sabor à vida espiritual. Tenham desejo pelo sabor das promessas divinas.

O texto começou assim: “vós sois o sal da terra”. Você é o sal! Não tema! Ele é com você!

Portanto, precisamos ser o sal, não ser outra coisa. Por exemplo: veja que através do seu testemunho, você provocará sede ou não nas pessoas. De Deus não se zomba, por isso, não negligêncie mais, e deixe Deus usar os talentos que Ele deu a você, para que você seja o sal.

3 -  Sabemos também, que o sal tem capacidade de manter saudável o alimento.

O sal ao entrar em contato com o alimento, evita que o mesmo deteriore ou estrague.
 
Essa também é uma experiência simples, que qualquer um pode fazer em casa. Pegue dois pedaços de carne, separe-os em dois recipientes, e coloque sal apenas em um. Acompanhe nos dias seguintes a diferença entre eles, e o quanto à ação do sal foi determinante.

Você notará com essa experiência, que a carne que está sem a proteção do sal, sem cobertura, não durará muito tempo, ela não irá agüentar muito tempo não! Por isso Jesus disse: “Seja o sal da terra”! Não demore! Isso quer nos dizer, que o mundo está podre! E se Deus disse seja sal do mundo, é que Ele quer evitar que o mundo seja totalmente putrificado.

Portanto, siga os princípios de Jesus e você será um instrumento dEle para seus discípulos, e para todos que se aproximarem de você. Por isso, como o sal deve manter o alimento saudável e próprio, mantenha a saúde espiritual de quem estava perto de você! Mt 5:13.

13 Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.

Mantenha o alimento que você tem recebido saudável, como o sal que Jesus disse que é para você ser!

4 - Outra coisa que é pouco falada sobre o sal, é que não pode ficar estático.

O que significa estático? Em repouso, imóvel, estável.

Se uma “porção” de sal fica muito tempo parada no mesmo lugar, numa terra, ela transmite salinidade ao solo e o infertiliza.

Jesus ensina-nos portanto, que não podemos ficar imóveis, ou seja, nos coloca a necessidade do IDE! Mt 28:18–20.

18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, ( se mova ) portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.


Para ter um rhema desta palavra temos que ler o sermão do monte, que diz assim: Mt 5:1–12.
O sermão do monteAs bem-aventuranças

1 Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos;
2 e ele passou a ensiná-los, dizendo:
3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
5 Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.
9 Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
11 Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós.
12 Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.


Seja o sal na terra e seja luz para o mundo com atitudes. Pv 16:17–21.

17 O caminho dos retos é desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma. 18 A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda. 19 Melhor é ser humilde de espírito com os humildes do que repartir o despojo com os soberbos. 20 O que atenta para o ensino acha o bem, e o que confia no Senhor, esse é feliz. 21 O sábio de coração é chamado prudente, e a doçura no falar aumenta o saber

Seja sal!!! O sal, ganha vidas. O sal, consolida vidas. O sal, discípula vidas. O sal, envia vidas a estabelecer o Reino de Deus!!!

Deus os abençoe! Amo vocês!
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema