TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

RELACIONAMENTOS QUEBRADOS

Todos os relacionamentos são chaves que abrem portas boas ou ruins em nossas vidas.

A nossa história aqui na terra, como no céu, é a história de nossos relacionamentos. Ou seja, a sua vida depende das pessoas que você permite estarem ou não ao seu redor. Por isso, as pessoas ao seu redor podem determinar as experiências que você terá em Deus. Porque as pessoas ao seu redor vão alimentar você com forças ou com fraquezas espirituais e emocionais.

Portanto, os relacionamentos nunca são neutros em sua vida. Porém, o seu crescimento espiritual depende dos seus relacionamentos. E nós veremos que existem alguns tipos de relacionamentos que podem levá-lo à cova, às cavernas e às fortificações, ao invés de ajudá-lo a manter um relacionamento com Deus.

Em (versão utilizada RA) Jz 6:1-10, veremos que o povo de Deus ao deixar de se relacionar com Deus, tiveram um relacionamento de opressão com o inimigo.

1 Fizeram os filhos de Israel o que era mau perante o Senhor; por isso, o Senhor os entregou nas mãos dos midianitas por sete anos. 2 Prevalecendo o domínio dos midianitas sobre Israel, fizeram estes para si, por causa dos midianitas, as covas que estão nos montes, e as cavernas, e as fortificações. 3 Porque, cada vez que Israel semeava, os midianitas e os amalequitas, como também os povos do Oriente, subiam contra ele. 4 E contra ele se acampavam, destruindo os produtos da terra até à vizinhança de Gaza, e não deixavam em Israel sustento algum, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos. 5 Pois subiam com os seus gados e tendas e vinham como gafanhotos, em tanta multidão, que não se podiam contar, nem a eles nem aos seus camelos; e entravam na terra para a destruir. 6 Assim, Israel ficou muito debilitado com a presença dos midianitas; então, os filhos de Israel clamavam ao Senhor.
7 Tendo os filhos de Israel clamado ao Senhor, por causa dos midianitas, 8 o Senhor lhes enviou um profeta, que lhes disse: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Eu é que vos fiz subir do Egito e vos tirei da casa da servidão; 9 e vos livrei da mão dos egípcios e da mão de todos quantos vos oprimiam; e os expulsei de diante de vós e vos dei a sua terra; 10 e disse: Eu sou o Senhor, vosso Deus; não temais os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; contudo, não destes ouvidos à minha voz.


Portanto, podemos ver que Israel estava em um momento muito difícil. A Bíblia diz que eles fizeram o que era mau aos olhos do Senhor. Todas as vezes que você quebra o relacionamento com Deus, você faz mau ao olhos do Senhor. E isso, nos trás consequências. Deus, Ele mesmo, nos entrega nas mãos dos nossos inimigos. E geralmente, essa entrega é feita: - Quando se trai uma confiança. - Quando se trai a aliança. – E quando se quebra um relacionamento com pessoas ao nosso derredor, indiretamente, quebramos o relacionamento com Deus. versículo 6.

6 Assim, Israel ficou muito debilitado com a presença dos midianitas; então, os filhos de Israel clamavam ao Senhor.

Por isso veja, que a quebra do relacionamento de Israel com Deus, os levou a enfraquecer. E esse enfraquecimento foi a primeira consequência, a quebra do relacionamento com Deus. Por isso, devemos aprender com essa história, que todas as vezes que perdemos a nossa ligação, a nossa conexão, o nosso relacionamento com Deus, nós nos enfraquecemos.

Precisamos ser alguém comprometido com Deus, porque assim não temos tempo para pecar. Devemos ser comprometidos com a obra, com Deus, com a Aliança que um dia fizemos, e passamos a ter intimidade. Porque só quem busca intimidade, é que vive na intimidade, e sabe o que é ter um relacionamento.

Você não pode perder a sua intimidade com Deus porque o resultado é perder a sua força, é se enfraquecer. Temos a história de Sansão!

Quando Sansão perdeu o relacionamento com Deus, ele ficou fraco. - Ele perdeu a força do Espirito Santo, através da quebra da Aliança com Deus. Jz 16:19-20.

19 Então, Dalila fez dormir Sansão nos joelhos dela e, tendo chamado um homem, mandou rapar-lhe as sete tranças da cabeça; passou ela a subjugá-lo; e retirou-se dele a sua força. 20 E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Tendo ele despertado do seu sono, disse consigo mesmo: Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei; porque ele não sabia ainda que já o Senhor se tinha retirado dele.

Em um relacionamento quebrado, seja com Deus, seja com seu cônjuge, ou seja com pessoas, quem passará alimentar a sua alma? Será Deus ou o diabo? Claro que a grande maioria vai dizer: Deus é quem me alimenta!!! . Porém, se você não forçar a sua alma a comer de Deus, ela vai comer da carne.

Um Exemplo: A grande maioria das pessoas não pode passar sem tomar o café da manhã. A maioria passa mal, tem dor de cabeça, etc… A sua alma também não pode ficar sem alimento, porque se você não der o café da manhã para sua Alma que é a palavra de Deus, o que ela sentir e ver primeiro, ela vai querer comer.

A palavra de Deus representa o alimento de vida para nós. Mt 4:4.

 Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.

Por isso, precisamos alimentar a nossa alma com vida, porque tudo o que você gerar, nascerá debaixo de uma sentença de morte.

Há uma condição e um princípio para caminharmos na presença de Deus, e por isso, precisamos nos proteger e nos guardar. Todas as vezes que nos desviamos da rota do Senhor, entramos debaixo de um decreto de morte e solidão.

A quebra do relacionamento com Deus nos enfraquece.

A palavra diz que Israel se afastou de Deus fazendo o que era mau, e o pior é que era um pecado consciente, porque o povo sabia exatamente o que estava fazendo, que era quebrar os princípios.

Conosco não é diferente; Relacionamento quebrado, mesmo nós sabendo que não devíamos quebrar, nos enfraquece, porque quebramos princípios. É marido brigando com mulher, mulher com marido, casal com os filhos, filhos com os pais. Tudo quebra de princípios, que vai nos enfraquecendo. Mas a raiz vem com a quebra do relacionamento com Deus.

Portanto, por causa do relacionamento quebrado, o povo passa a se enfraquecer, deixando de crer no Deus Todo Poderoso. Por isso, Israel teve 3 níveis de reação diante da dificuldade. Ou seja, um relacionamento quebrado, os leva a 3 lugares, como veremos no texto e pode nos levar também:

1º Nos leva para as Covas.
2º Nos leva para as Cavernas.
3° Nos leva para as fortificações ou fortalezas.

1º As Covas versículo 2.

 Prevalecendo o domínio dos midianitas sobre Israel, fizeram estes para si, por causa dos midianitas, as covas que estão nos montes, e as cavernas, e as fortificações.

Quero abrir um parênteses aqui: covas = morte. Portanto, a primeira coisa que um homem de Deus pensa quando fracassa ou quando perde uma conquista é na morte. Por isso, satanás sempre vai tentar lançar você numa cova.

Todas as vezes que você tiver um sentimento de morte dentro de você, lembre-se de que é o diabo tentando lançar você numa cova!

Você pode ter fracassado, mas vc não morreu!

Portanto, cova é para mortos, e Deus diante dessa palavra está te dizendo: Levante-se e saia da rota da morte.

2º As Cavernas.

Caverna é o lugar de isolamento, esconderijo. Este é o segundo nível, também para onde um relacionamento quebrado, leva as pessoas.

Quando alguém vai para a caverna, é porque quer se esconder, é porque não quer se relacionar com ninguém. Por isso, a caverna é o lugar de você se esconder de todos e de você mesmo. Porque quando quebramos a Aliança, com o cônjuge, com líderes, com discípulos, com vizinhos, com chefes, nossa tendência e se esconder: Não quero nem ver…

Davi se escondeu na caverna, mas não foi por nenhum desses motivos, ele se escondeu porque não queria pecar contra Deus. Ele não queria ferir Saul e se escondeu; e lá ele levantou um exército de 400 homens. Portanto, Caverna com uma motivação correta é abençoada e abençoa a outros.

Caverna também pode ser o lugar do tempo de Deus para conosco. Por isso, precisamos ter discernimento.

Elias se escondeu na caverna porque não estava bem, porque estava com medo.

O que você vai fazer em casa se você não está bem? O Lugar de doente é no hospital. E Jesus veio para os enfermos.  Portanto, o seu hospital é a igreja, seu hospital é a célula.

Aqui hoje é o lugar da sua cura, porque se você estiver com algum relacionamento quebrado, você está doente, e deve procurar o médico Jesus. Porque, muitas vezes, quando alguém está na caverna, essa pessoas perde a sua esperança, perde a sua fé.

Portanto, vigie, não se isole, não se distancie. Deus quer tratar você! Deus vai manifestar a sua glória em você, Deus vai restaurando seus relacionamentos interpessoais.

3º As fortificações ou fortalezas.

Fortalezas são muralhas que levantamos para nos proteger.

Quando Israel clamou ao Senhor, Deus disse: Eu vou levantar um homem: Gideão, para livrar o povo das fortalezas.

O que Deus fez? Usou a palavra, dizendo: “homem forte e corajoso”. Ou seja, Deus quando olha para nós, Ele não vê os nossos defeitos, mas Ele vê um conquistador(a).

Nessa hora as fortalezas se manifestam: Veja, que Gideão olha para Deus e diz: Ah! Senhor fazem muitos anos que eu não vejo os teus milagres. Por que Israel não via? Porque tinham se afastado de Deus. Porque não tinham mais um relacionamento. Porque deixaram de andar com Deus. Por isso, não viram mais a mão forte do Senhor se mover a seu favor.

Porém, mesmo assim, o Senhor o anima dizendo assim no versículo 14.

14 Então, se virou o Senhor para ele e disse: Vai nessa tua força e livra Israel da mão dos midianitas; porventura, não te enviei eu?

Mas, Gideão diz: Que força Senhor? Muitos de nós temos atitudes dessa maneira: Não tenho forças para sair do lugar. Não conseguimos fazer célula. Não temos tempo para levar a palavra. Não temos forças, nem para sair de casa.  Não conseguimos mais, nem vir ao Shabath. Não temos nem forças mais para o trabalho do Reino.

As mulheres e homens passam a não terem forças mais, nem para arrumar a casa, seja física ou espiritual.

Tudo passa a interromper um relacionamento com Deus. E muito mais coisas que nos trarão consequências. Porém, veja que Deus insiste com Gideão e diz: Vai na tua força Gideão. E Gideão diz = Mas, que força, se estou dizendo que não tenho. E Deus diz = Eu vou te dar. E Deus diz, chega Gideão para perto de mim, que vou recarregar a sua esperança, eu vou te recarregar da minha essência, em outras palavras: Gideão, restaure o relacionamento de vocês comigo. Porque, vai ter que ser com a força de um homem, que você destruirá o exército inimigo.E Gideão acreditou, Gideão ouviu a voz do Senhor e foi. E com 300 homens destruiu o maior exército de Midiã. Mas eu tenho uma novidade para você: Deus quer fazer isso com você hoje.

Você é servo dEle? Você é filho dEle? Você é discípulo dEle? Então, você faz parte do exército Real.Porém, você precisa saber de 7 coisas:

Deus quer e vai te usar.

Ele escolheu você e acredita em você.

É possível ser um líder santo e conquistador.

A nossa força é a força da fé.

A fé só vem se nos aproximarmos dele para ouvir a sua palavra.

Levante-se agora como um guerreiro dEle.

E decida sair dessa sua cova, dessa caverna, dessa fortaleza, e vai na força da fé que o Senhor te deu hoje diante dessa palavra.

Amem!

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema