TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

O ESPÍRITO SANTO E A SALVAÇÃO

(Versão utilizada RA) Jo 1:1

 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Portanto, nada foi formado sem a Palavra.

Você é o que a Bíblia diz que você é, e não o que Satanás diz que você é. E está escrito que o Poder de Deus ultrapassa todos os poderes. E lembre-se tambem; que é do nada Deus faz tudo começar.
    
A palavra nos diz que o Espírito Santo exerce um papel fundamental na salvação do homem. Ele é a pessoa que leva o incrédulo a reconhecer seus pecados, Ele foi a pessoa que te levou a voltar para Deus. Porém, veremos duas coisas que mostram como isso aconteceu no mundo e aconteceu na tua vida.

1º Coisa fundamental para a salvação do homem.

Nós devemos saber que o Arrependimento é uma das chaves para o dom do Espírito Santo mover-se em nossas vidas  At 2:38.

38 Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.
 
Portanto, o arrependimento é um sinal de que a pessoa está passando pelo processo de conversão, é o resultado do trabalho do Espírito Santo no coração do homem. É bom ter esse entendimento, de que o arrependimento é fundamental, porque nós estávamos mortos em nossos delitos e pecados.

Em Ef 2:1-3, nós vemos sobre o pecado e a salvação pela graça

1 Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, 2 nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; 3 entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.

É necessário conhecer a Deus, porque a nossa mente foi educada a termos mais do natural do que do sobrenatural. A nossa mente foi educada a viver de forma religiosa.

Portanto, o homem não tinha condições nenhumas, o homem não tinha condições próprias de voltar para Deus. Por quê? Porque a natureza do homem foi corrompida pelo pecado, e o pecado impede o homem de aproximar do Senhor.
 
O arrependimento é caracterizado por mudança de pensamento, mudança de atitudes, Rm 12:1-2.

1 Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
                                       
Portanto, quando o homem abandona o pecado, o antigo “eu" e a sua rebeldia, encontra Deus. É preciso então:
Uma mudança de opinião. Uma revisão de conceitos. Uma tomada de nova posição na vida espiritual. Para que? Para que surja a convicção do pecado, e se estabeleça assim o arrependimento.

2º Coisa fundamental para a salvação do homem. O homem precisa do novo nascimento!                                           . 
E nós veremos em Jo 3:3-5, quando Nicodemos visita a Jesus, e Jesus lhe diz:

3 A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? 5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.

Portanto, o arrependimento e o novo nascimento estão intimamente ligados, e ambos precisam ocorrer mediante a disposição do homem, e de aceitar uma ação divina.

Por exemplo: Jesus ensinou que a missão do Espírito Santo, o nosso consolador, é convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo em Jo 16:8-11.

8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: 9 do pecado, porque não crêem em mim; 10 da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; 11 do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.

Ou seja, é esse o processo, que resulta na conversão do homem.

Em (versão utilizada NLTH) Tt 3:5, Paulo afirma:

5 ele nos salvou porque teve compaixão de nós, e não porque nós tivéssemos feito alguma coisa boa. Ele nos salvou por meio do Espírito Santo, que nos lavou, fazendo com que nascêssemos de novo e dando-nos uma nova vida.

Por isso, após esse processo, a pessoa de Jesus Cristo deve ocupar o lugar central na vida de um convertido.

Você foi salvo por meio do Espírito Santo, Ele te deu uma nova vida, por isso, deixe Ele te guiar, te encher, te usar, para que tudo que você fizer seja excelente.
                                         
Precisamos entender que na Cruz do Calvário, Jesus derrotou Satanás e a Sua vitória foi irrevogável.

O diabo só tem a força que você dá a ele! A Bíblia diz que o povo de Deus perece por falta de conhecimento.

Portanto, guerreie contra o diabo e dê ordem para que ele largue a sua vida, sua família, o seu casamento, seu trabalho e tudo mais que Deus te deu, mas que podem estar nas mãos de Satanás.

Devemos sempre ter em mente que o diabo já foi derrotado na Cruz! Como pode um derrotado mandar na sua vida, na sua casa, na sua familia, no seu trabalho, se ele já foi derrotado?

Lembre-se de que Jesus venceu o diabo na Cruz do Calvário!

Portanto, o nosso Deus é Grande e você não precisa temer nada. Nenhum mal pode contra a nossa vida!

A oração de Jesus para nós está em Mt 6:9-15.

9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10 venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; 11 o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; 12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; 13 e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]! 14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; 15 se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.

O diabo só tem força se você der a ele essa força. Por isso a palavra diz: O reino de Deus é tomado por força.

A Bíblia diz que o povo de Deus perece por falta de conhecimento. Você pode começar a guerrear agora contra o diabo.

Dê ordem para que o inimigo largue a sua vida. Sua família. Seu casamento. Seu ministério. Sua chamada. Seus discípulos. A célula. Seu trabalho. Seu manto.

Enfim, tudo o que Deus te deu, mas que pode estar nas mãos satanás.

Diga: Misericórdia e comece a guerrear! Amém!!

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema