TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

MINHA VIDA ESPIRITUAL ESTÁ BEM OU MAL?

Vejamos a história do rei Uzias, está em               (versão utilizada RA ) II Cr 26:1-23.                                                            
1 Todo o povo de Judá tomou a Uzias, que era de dezesseis anos, e o constituiu rei em lugar de Amazias, seu pai. 2 Ele edificou a Elate e a restituiu a Judá, depois que o rei descansou com seus pais. 3 Uzias tinha dezesseis anos quando começou a reinar e cinqüenta e dois anos reinou em Jerusalém. Era o nome de sua mãe Jecolias, de Jerusalém. 4 Ele fez o que era reto perante o Senhor, segundo tudo o que fizera Amazias, seu pai. 5 Propôs-se buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era sábio nas visões de Deus; nos dias em que buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar.
6 Saiu e guerreou contra os filisteus e quebrou o muro de Gate, o de Jabné e o de Asdode; e edificou cidades no território de Asdode e entre os filisteus. 7 Deus o ajudou contra os filisteus, e contra os arábios que habitavam em Gur-Baal, e contra os meunitas. 8 Os amonitas deram presentes a Uzias, cujo renome se espalhara até à entrada do Egito, porque se tinha tornado em extremo forte. 9 Também edificou Uzias torres em Jerusalém, à Porta da Esquina, à Porta do Vale e à Porta do Ângulo e as fortificou. 10 Também edificou torres no deserto e cavou muitas cisternas, porque tinha muito gado, tanto nos vales como nas campinas; tinha lavradores e vinhateiros, nos montes e nos campos férteis, porque era amigo da agricultura. 11 Tinha também Uzias um exército de homens destros nas armas, que saíam à guerra em tropas, segundo o rol feito pelo escrivão Jeiel e Maaséias, oficial, sob a direção de Hananias, um dos príncipes do rei. 12 O número total dos cabeças das famílias, homens valentes, era de dois mil e seiscentos. 13 Debaixo das suas ordens, havia um exército guerreiro de trezentos e sete mil e quinhentos homens, que faziam a guerra com grande poder, para ajudar o rei contra os inimigos. 14 Preparou-lhes Uzias, para todo o exército, escudos, lanças, capacetes, couraças e arcos e até fundas para atirar pedras. 15 Fabricou em Jerusalém máquinas, de invenção de homens peritos, destinadas para as torres e cantos das muralhas, para atirarem flechas e grandes pedras; divulgou-se a sua fama até muito longe, porque foi maravilhosamente ajudado, até que se tornou forte.
Vamos ver agora, onde Uzias foi atacado por lepra.
16 Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o Senhor, seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso. 17 Porém o sacerdote Azarias entrou após ele, com oitenta sacerdotes do Senhor, homens da maior firmeza; 18 e resistiram ao rei Uzias e lhe disseram: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o Senhor, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para este mister; sai do santuário, porque transgrediste; nem será isso para honra tua da parte do Senhor Deus. 19 Então, Uzias se indignou; tinha o incensário na mão para queimar incenso; indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu na testa perante os sacerdotes, na Casa do Senhor, junto ao altar do incenso. 20 Então, o sumo sacerdote Azarias e todos os sacerdotes voltaram-se para ele, e eis que estava leproso na testa, e apressadamente o lançaram fora; até ele mesmo se deu pressa em sair, visto que o Senhor o ferira. 21 Assim, ficou leproso o rei Uzias até ao dia da sua morte; e morou, por ser leproso, numa casa separada, porque foi excluído da Casa do Senhor; e Jotão, seu filho, tinha a seu cargo a casa do rei, julgando o povo da terra.
22 Quanto aos mais atos de Uzias, tanto os primeiros como os últimos, o profeta Isaías, filho de Amoz, os escreveu. 23 Descansou Uzias com seus pais, e, com seus pais, o sepultaram no campo do sepulcro que era dos reis; porque disseram: Ele é leproso. E Jotão, seu filho, reinou em seu lugar.


Você conhece alguém que começou bem, mas terminou mal sua vida? Porque o ideal é começar bem e terminar bem. O terrível é começar mal e terminar mal. É melhor começar mal e terminar bem do que começar bem e terminar mal!

Portanto, veremos hoje o exemplo de Uzias que começou bem, mas terminou mal.

Veja como ele começou bem: Uzias começou a reinar bem jovem, com dezesseis anos e tinha a aprovação popular para o seu reinado.  versículo 1.

1 Todo o povo de Judá tomou a Uzias, que era de dezesseis anos, e o constituiu rei em lugar de Amazias, seu pai.

Uzias no seu reinado fortaleceu todo controle de Judá ao erguer construções no importante golfo de Elate, versículo 2.

2 Ele edificou a Elate e a restituiu a Judá, depois que o rei descansou com seus pais.

Uzias fez o que era reto perante o Senhor.  versículo 4.

4 Ele fez o que era reto perante o Senhor, segundo tudo o que fizera Amazias, seu pai.

Ele tinha um ótimo mentor espiritual, Zacarias. E na busca de Uzias ao Senhor, Deus o fez prosperar, como lemos no versículo 5.

5 Propôs-se buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era sábio nas visões de Deus; nos dias em que buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar.

Veja que Uzias foi vitorioso nas guerras também, e ele edificou cidades e guarnições em territórios inimigos versículos 6-7.

6 Saiu e guerreou contra os filisteus e quebrou o muro de Gate, o de Jabné e o de Asdode; e edificou cidades no território de Asdode e entre os filisteus. 7 Deus o ajudou contra os filisteus, e contra os arábios que habitavam em Gur-Baal, e contra os meunitas.

Uzias recebia tributos estrangeiros e obteve muita fama, versículo 8.

8 Os amonitas deram presentes a Uzias, cujo renome se espalhara até à entrada do Egito, porque se tinha tornado em extremo forte.

Uzias também teve vários projetos de construção, versículo 9, e muita abundância, versículo 10.

9 Também edificou Uzias torres em Jerusalém, à Porta da Esquina, à Porta do Vale e à Porta do Ângulo e as fortificou. 10 Também edificou torres no deserto e cavou muitas cisternas, porque tinha muito gado, tanto nos vales como nas campinas; tinha lavradores e vinhateiros, nos montes e nos campos férteis, porque era amigo da agricultura.

Uzias estava tão bem, que ele chegou a ter um grande exército de 307.500 homens altamente treinados e equipados, inclusive com armamento exclusivo inventado pelos homens deles, versículos 11-15.

11 Tinha também Uzias um exército de homens destros nas armas, que saíam à guerra em tropas, segundo o rol feito pelo escrivão Jeiel e Maaséias, oficial, sob a direção de Hananias, um dos príncipes do rei. 12 O número total dos cabeças das famílias, homens valentes, era de dois mil e seiscentos. 13 Debaixo das suas ordens, havia um exército guerreiro de trezentos e sete mil e quinhentos homens, que faziam a guerra com grande poder, para ajudar o rei contra os inimigos. 14 Preparou-lhes Uzias, para todo o exército, escudos, lanças, capacetes, couraças e arcos e até fundas para atirar pedras. 15 Fabricou em Jerusalém máquinas, de invenção de homens peritos, destinadas para as torres e cantos das muralhas, para atirarem flechas e grandes pedras; divulgou-se a sua fama até muito longe, porque foi maravilhosamente ajudado, até que se tornou forte.

Porém, Uzias terminou seus dias muito mal.
                                               
Uzias terminou seus dias leproso. Morando sozinho. Separado da família. Dos amigos. E excluído da Casa do Senhor.

Portanto, a palavra nos mostra que existe sim a possibilidade real de começarmos bem e terminarmos muito mal em nossa caminhada de vida.

Note, que o texto nos mostra algumas razões (que são todas intimamente interligadas) pelas quais alguém pode começar bem e terminar mal. Por isso, veremos quatro delas, pelas quais precisamos vigiar muito:
1º Orgulho.
2º Pecado.
3º Se colocar acima da Palavra de Deus.
4º Não se deixar confrontar.

1º Orgulho – versículo 16.

16 Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o Senhor, seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso.

A prosperidade é um grande perigo; não estou dizendo que é um grande pecado, mas que é um grande perigo!

Dificilmente alguém se afasta de Deus por escassez, mas a prosperidade pode causar orgulho, soberba, espírito de superioridade, auto-suficiência e autoconfiança. O sucesso é um grande perigo.

Davi caiu em pecado de adultério no momento de maior prosperidade e sucesso de seu reinado!

Uzias se esqueceu de que tudo o que conquistou foi lhe dado pelo Senhor quando humildemente o buscou. Jamais podemos nos esquecer de que tudo o que somos, temos e podemos provém do Senhor nosso Deus.

O orgulho pode se manifestar sutilmente, e sorrateiramente vir destruindo a nossas vidas.

Algumas atitudes ruins que cometemos perante Deus, porque precisamos lembrar de que onde estivem dois ou três, Ele está: a nossa frequência aos cultos, a nossa atitude nos cultos, a nossa obediência à Palavra de Deus, o nosso empenho em trabalhar para o reino crescer.

O que você tem feito com a palavra que recebe? Como está a sua célula? A sua célula está crescendo ou não? Você tem orado para novas vidas virem? Porque, por essas atitudes, nós mostramos se somos ou não dependentes de Deus. Com essas atitudes nós podemos demonstrar se realmente dependemos do Senhor ou se só dizemos isso de boca para fora.                                       
                           
Portando, não sei como você está, mas a palavra diz: Vigie!

O texto do versículo 16 diz: “… exaltou-se o seu coração para sua própria ruína …”.  Por isso amados, quando você ver alguém se exaltando, fique atento, a ruína é uma questão de tempo!

Deus abomina os orgulhosos, mas dá graça aos humildes. (versão utilizada RC) Sl 138:6.

6 Ainda que o Senhor é excelso, atenta para o humilde; mas ao soberbo, conhece-o de longe.

(versão utilizada RA) I Pe 5:5.

5 Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça.


Temos dado lugar ao orgulho e nos afastado do Senhor, ou temos sido humildes, quebrantados e nos aproximado cada vez mais do Senhor? Como estamos em nossos sentimentos com o Senhor?

2º Pecado – versículo 16.

16 Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o Senhor, seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso.

Veja que o texto continua dizendo assim no versículo 16 . “… cometeu transgressões contra o Senhor …”

Quando uma pessoa permite que o pecado entre em sua vida, certamente terminará mal, mesmo que tenha começado bem!

O pecado nos embaraça, nos impede de correr, de avançar, nos limita, nos paralisa, Hb 12:1-2.

1 Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, 2 olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.

Temos buscado nos santificar diante do Senhor ou temos dado lugar ao pecado em nossas vidas? Como estamos perante o Senhor, temos sido líderes para dar testemunho daquele que Reina?

3º Se colocar acima da Palavra de Deus – versículo 16.

16 Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o Senhor, seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso.

Uzias chegou ao ponto de querer se colocar acima da Palavra de Deus, acima da Lei de Deus ao querer queimar incenso no templo, tarefa essa, que só competia somente aos sacerdotes.

Ninguém pode se colocar acima da Palavra de Deus, acima dos princípios estabelecidos por Deus em sua Palavra, pois todos os que assim agiram sofreram consequências. Não é porque Uzias (ou Davi) eram reis que poderiam se orgulhar ao ponto de se colocarem acima da Palavra de Deus. Existem limites a serem observados, existem limites a serem respeitados.

Se nós nos colocarmos acima da Palavra, acima dos princípios de Deus estabelecidos em sua Palavra, sofreremos as consequências, não importa quão importantes sejamos!

4º Não se deixar confrontar – versículos 17-19.

17 Porém o sacerdote Azarias entrou após ele, com oitenta sacerdotes do Senhor, homens da maior firmeza; 18 e resistiram ao rei Uzias e lhe disseram: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o Senhor, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para este mister; sai do santuário, porque transgrediste; nem será isso para honra tua da parte do Senhor Deus. 19 Então, Uzias se indignou; tinha o incensário na mão para queimar incenso; indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu na testa perante os sacerdotes, na Casa do Senhor, junto ao altar do incenso.

Enquanto Uzias se acercou de uma pessoa sábia e se deixou aconselhar, confrontar, Deus o fez prosperar, versículo 5.

5 Propôs-se buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era sábio nas visões de Deus; nos dias em que buscou ao Senhor, Deus o fez prosperar.

Com o passar do tempo, provavelmente Zacarias morreu e Uzias se deixou levar pelo ativismo (afinal tinha grandes construções a realizar, obras para tocar, cidades a construir, guerras para guerrear, um grande exército para liderar) e por isso já não tinha mais tempo para buscar ao Senhor!

Com o passar do tempo, Uzias foi se isolando cada vez mais e não procurou um novo mentor uma cobertura a altura, para se conselhar, para o confrontar quando necessário fosse.

Temos que tomar muito cuidado com o isolamento, (versão utilizada NLTH) Pv 18:1.

1 Quem não gosta de estar na companhia dos outros só está interessado em si mesmo e rejeita todos os bons conselhos.

Porém, Uzias chegou a um ponto em que não se deixava mais confrontar. Ele estava cercado de homens dignos, que seriam ótimos conselheiros, “A Bíblia diz… homens da maior firmeza …” versículo 17, mas Uzias não deu atenção a eles (esquecendo, que esses representavam o próprio Deus)!

17 Porém o sacerdote Azarias entrou após ele, com oitenta sacerdotes do Senhor, homens da maior firmeza;

Você tem certeza de que permitiria Deus te confrontar através de Sua Palavra, através de uma pessoa séria e que seja espiritual, através de uma pregação?

Portanto, note, que as consequências dos erros de Uzias, foi que ele terminou sua vida solitário por causa da lepra.

Solitário: longe da família, longe de amigos, e pior, longe do templo do Senhor, o que significava estar longe da presença do Senhor, da comunhão com o Senhor!

Ele ficou Leproso: para nós hoje, pode representar as lepras espirituais.

Se nós não queremos acabar mal, solitários e espiritualmente leprosos, precisamos aprender com o exemplo do rei Uzias e devemos evitar os erros que ele cometeu!

Amém.
 
Deus abençoe sua vida e a célula que o Eterno te confiou!

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema