TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

RESISTA À MURMURAÇÃO E BUSQUE A SANTIDADE

Nm 13:26.
26 caminharam e vieram a Moisés, e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, a Cades; deram-lhes conta, a eles e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra.

Nm 14:1-11.
1 Levantou-se, pois, toda a congregação e gritou em voz alta; e o povo chorou aquela noite. 2 Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto! 3 E por que nos traz o Senhor a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito? 4 E diziam uns aos outros: Levantemos um capitão e voltemos para o Egito. 5 Então, Moisés e Arão caíram sobre o seu rosto perante a congregação dos filhos de Israel. 6E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes 7 e falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa. 8 Se o Senhor se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel. 9 Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o Senhor é conosco; não os temais. 10 Apesar disso, toda a congregação disse que os apedrejassem; porém a glória do Senhor apareceu na tenda da congregação a todos os filhos de Israel. 11 Disse o Senhor a Moisés: Até quando me provocará este povo e até quando não crerá em mim, a despeito de todos os sinais que fiz no meio dele?

A nossa Santidade precisa ser acompanhada de palavras santas. Palavras de Vida, palavras que refletem gratidão ao Senhor todo poderoso.

Nada é tão desastroso para uma pessoa quanto ter uma boca que destila palavras de murmuração. E nós veremos que no caso de Israel, a murmuração trouxe prejuízos terríveis, que produziu na vida deles quarenta anos de deserto, trouxe um peso sobre a família e a perda da promessa.

Portanto, decidir por viver em santidade nas palavras, vai lhe garantir acesso a toda herança que Deus tem para você.
                                                                              
Eu acredito que uma nova realidade se estabelecerá sobre a sua vida, se você vigiar.

Portanto, o primeiro passo é você retirar a murmuração de sua história, porque quando retiramos a murmuração, três coisas acontecem:
 
1º Só retiramos a murmuração quando confiamos nas promessas do Senhor.
2º Se retirarmos a murmuração passaremos a ver e a andar com pessoas certas. 
3º Se retirarmos a murmuração da nossa vida, teremos a sensibilidade do Espírito Santo, em ver os sinais a nosso redor.                                                                                                                   
 
1º Só retiramos a murmuração, quando confiamos nas promessas do Senhor. 

Vimos, que Moisés, debaixo de uma direção de Deus, enviou doze espias para ver a terra. Na realidade, Deus queria que eles olhassem a beleza do lugar, das suas riquezas, dos minerais existentes na terra, que eles enxergassem uma novas possibilidades de vida, que o Senhor lhes tinha preparado. Eles viram todas as belezas da terra, mas focaram seus olhos nas dificuldades.

Amados, como existem pessoas dentro da Igreja, povo escolhido por Deus, que tem olhos para coisas ruins, não conseguem ver as coisas que Deus está fazendo e passam a ser uns destiladores de murmuração.
                                                                                
E se não vigiarmos, muitas vezes agimos da mesma forma, como aquele povo, esquecemos das promessas do Pai e colocamos nossa visão nos desafios da vida. E observe que é nessa hora, que você pode vencer a murmuração.

Se continuarmos com a visão do mundo, olharemos somente para os problemas, mas se olharmos para o problema com olhos novos, olhos divinos, passaremos a ver as bênçãos que o Pai tem nos preparado, mais que é preciso serem conquistadas.
                                                            
Precisamos nos treinar diariamente a ver a benção e não a dificuldade! Por exemplo: Não reclame do trabalho, agradeça a Deus por estar trabalhando, não reclame do salário, procure administrar bem as suas finanças, não pragueje contra seu filho, construa a personalidade dele com palavras de benção, não fale mal da sua Igreja, procure ver como lugar de adoração, de receber e dar ao Pai um caráter ajustado, não fale mal do seu Apóstolo ou Apóstola, mas procure ver como a autoridade instituída por Deus que te desatará em todas as áreas, etc., portanto devemos treinar diariamente e com orações, sendo sempre gratos a Deus, por tudo que Deus tem feito.

2º Se retirarmos a murmuração passaremos a ver e a andar com pessoas certas.

Você será o resultado das suas amizades, do seu convívio. Essa é uma lei muito antiga, nós seremos como aqueles com quem nós nos associamos. Veja: os anjos que se associaram com satanás tornaram-se iguais a ele.
                                                                                 
A atitude de Judas, ao associar-se aos Judeus (vendendo Jesus por 30 moedas) tornou-o como eles.

O caso do povo de Israel foi muito triste também, pois eles decidiram não se associar, não se unir ao líder Moisés, líder levantado por Deus, mas se voltaram para os dez espias que infamavam a terra, e começaram também a amaldiçoar o que Deus mandou espiar. Ou seja, esses erros, foram terríveis para o povo, pois trouxeram conseqüências sobre as suas vidas e sobre a vida de seus filhos.

Veja o que diz o texto de Nm 14:32-33, onde murmurar, falar mal das coisas de Deus, tem sido a realidade de muitas famílias que decidiram pelas rotas de murmuração. Veja o que Deus disse a eles.
32 Porém, quanto a vós outros, o vosso cadáver cairá neste deserto. 33 Vossos filhos serão pastores neste deserto
quarenta anos e levarão sobre si as vossas infidelidades, até que o vosso cadáver se consuma neste deserto.

Portanto amados, depois desse entendimento da palavra, tome a decisão de nunca andar com murmuradores, seja quem for, e seja sábio em discernir as pessoas, e se possível até exortá-las para que parem de murmurar. Se elas se arrependerem estarão guardando a sua santidade e a sua conquista, mas se não, já há um decreto também estabelecido aos murmuradores.

3º Se retirarmos a murmuração da nossa vida, teremos a sensibilidade do Espírito Santo, de ver os sinais a nosso redor.

É certo que muitas vezes somos açoitados pelas lutas, como se estivéssemos dentro de um barco em alto mar, em dia de tempestade, mas é justamente nessas horas que devemos nos disciplinar e tentar ver as bênçãos que já foram e continuam sendo liberadas sobre as nossas vidas.
                                  
Precisamos focar sempre a nossa visão nas bênçãos que virão, pois somos aqueles que creem nas promessas e Ele é fiel e justo para cumpri-las. (Aos que não murmuram).

Os nossos olhares devem estar sempre em Deus, e no que Ele tem feito em nossas histórias. Em Nm 14:11 Deus pergunta a Moisés, algo e diz:

11 Disse o Senhor a Moisés: Até quando me provocará este povo e até quando não crerá em mim, a despeito de todos os sinais que fiz no meio dele?

Ou seja, até quando não crerá em mim, apesar de todos os sinais que fiz no meio dele? Note que Deus gosta de ser celebrado por aquilo que Ele tem feito em nossas vidas, e é por causa disso que temos tantas festas estabelecidas na Bíblia.
                                                                     
Deus gosta tanto de ter um relacionamento com o seu povo, de ver em nós a alegria, que Ele deixou para nós algumas festas, para mostrarmos isso a Ele e lhe agradecer por tudo o que tem feito.

Nos deixou, o Shabat (sábado), também, a festa de páscoa (essa é a semana dEle, onde Ele libera os seus anjos em sua direção), temos Pentecostes, Tabernáculos e Hanuká, que são as festas anuais.
                                                                                       
Portanto, em cada uma delas, devemos agradecer ao Senhor por tudo que temos alcançado! Se fizermos assim, não teremos tempo em nossa vida para reclamar ou murmurar. Assim manteremos uma constante vida de vitórias!

Portanto, resista à murmuração e busque a santidade!

Que Deus te abençoe e te guarde, de todos os murmuradores!

Deus abençoe, beijo no coração!

Amém.
 

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema