TEMA 2024: A IGREJA SE MOVENDO NO PODER DO ESPÍRITO.
image

POR QUE DEUS NEGA COISAS QUE QUEREMOS?

Certa vez o Apóstolo Paulo desejava de todo o coração algo muito bom, que era ir pregar a palavra de Deus na Ásia, numa província romana chamada Bitínia. E levar a palavra de Deus aos perdidos, era algo muito bom! Você concorda? Mas, veja que interessante, o relato sobre o que aconteceu: At 16:6-7.

6 E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu. 

Ou seja, Deus não permitiu que eles pregassem o Evangelho naquele lugar!  Portanto, note, que quem os impediu, foi o próprio Deus! E aí vem a pergunta: Pregar a Palavra de Deus não é algo bom, algo muito positivo? Por que então, Deus não permitiu que eles pregassem ali? Por que Deus frustrou o desejo do coração deles?

Com base nessa história, vamos aprender algumas lições sobre o porque Deus muitas vezes impede que coisas boas que pedimos ou buscamos aconteçam em nossas vidas.

Portanto, essa lição, vai nos ensinar a lidar melhor com a forma de como Deus age em nossas vidas.

Nós podemos nos fazer uma pergunta: Por que Deus muitas vezes nos nega coisas boas que queremos? Vejamos quatro coisas.

1º Porque os planos de Deus não são os nossos planos.

Apesar de achar que nossos planos são os melhores para nós, devemos observar que nós olhamos com olhos limitados, e Deus vê como um todo. Portanto, o propósito completo da vontade DEle para nós é diferente dos nossos. Sobre isso, Deus nos esclarece em Is 55:9.
9 porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.

Veja, que o Apóstolo Paulo e seus companheiros tinham algo bom em mente, porém, a visão de Deus era mais ampla.

Naquele momento não era para eles irem para a Ásia, por isso, Deus os impediu de realizar esse empreendimento, e pronto!!

2º Por que Deus quer nos ensinar sobre a vontade DEle.

Ao perceberem que não era da vontade de Deus que eles fossem até a Ásia, o Apóstolo Paulo, em uma visão, percebe que havia urgência em levar a Palavra do Senhor até outra região, a região dos macedônios.

At 16:9-10
9 À noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos. Assim que teve a visão, imediatamente, procuramos partir para aquele destino, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciar o evangelho. 

Portanto, observe que agora, o Apóstolo Paulo e seus companheiros entenderam a vontade de Deus!

Não era para eles irem para a Ásia naquele momento, mas para a Macedônia. Esse era o plano de Deus. Isso era o que Deus queria ensiná-los.

Portanto, é inteligente ficar vigilante, pois precisamos ficar atentos aos ensinos de Deus em meio às muitas coisas que Ele nos nega no nosso dia a dia. Se algo bom que pedimos não está acontecendo, devemos buscar “a visão” sobre o que Deus realmente quer para a nossa vida. Esse entendimento nos dará a direção a seguir.

3º Porque as coisas devem acontecer no tempo de Deus e não no nosso.

Apesar do excelente propósito de levar a Palavra do Senhor à Ásia, não era naquele momento, que isso deveria ocorrer.

Os propósitos de Deus devem sempre prevalecer sobre os nossos.

O Apóstolo Paulo conseguiu ir mais tarde e pregar a Palavra de Deus em várias cidades da Ásia At 19:1.
1 Aconteceu que, estando Apolo em Corinto, Paulo, tendo passado pelas regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos,

Mas isso só ocorreu mais tarde, no tempo determinado por Deus.

Se o Apóstolo Paulo e seus companheiros insistissem em algo, que não era a vontade de Deus, eles sofreriam. Mas eles, em tempo, pararam de tentar navegar para a Ásia e, sensibilizados pela visão que Deus os deu, foram direto para a região da Macedônia, que era onde Deus queria que eles estivessem naquele momento.

Portanto, saber esperar e identificar o tempo de Deus nas coisas de nossa vida, é algo que nos traz muitas bênçãos.

4º Por que Deus nos quer dependentes DEle.

Como o Apóstolo Paulo, todos os dias, somos tentados a decidir sozinhos os nossos destinos, e o que queremos.

Nem sempre fazemos isso com má intensão. Mas nossa natureza pecaminosa, muitas vezes quer nos levar a achar que somos nós que damos a direção para a nossa vida.

Muitas vezes caímos no erro de achar que o barco da nossa vida quem pilota somos nós. Dessa forma, achamos que podemos ir para onde quisermos e ter tudo aquilo que deseja o nosso coração, na hora que planejamos. Mas, vimos que Deus ensina a Paulo e seus companheiros, e todos nós hoje aqui nessa célula, que Ele é o nosso comandante.
                                                                 
Portanto, somente Deus, só Ele é quem sabe a melhor rota, o melhor lugar para estarmos e a melhor hora para as coisas acontecerem. Lembrem-se da história de Bartimeu, que ministrei no domingo!!

Portanto, aprenda hoje algo, sobre esse precioso ensino, porque eu creio, que essa palavra, nos ajudará a parar de querer navegar para longe da vontade de Deus.

Hoje, peça a sensibilidade do Espírito Santo, para que  você começe a identificar Deus no comando da sua vida.

Deus abençoe e beijo coração.

Alameda Contorno, Nº 1842, Qd. 52, Lt. 13 e 14 - Jardim Santo Antonio - Goiânia-GO CEP: 74.853-120 Telefone: (62) 3922-3812
Segunda a sexta - 8 hs às 12 hs e 14 hs às 17 hs
Net Suprema